HULK PERDE A CABEÇA E EXPÕE O CAOS NO FLUMINENSE — ZUBELDÍA É MASSACRADO E TORCIDA EXIGE CABEÇAS APÓS VEXAME NO MARACANÃ!
Vexame, Silêncio e Revolta: O Maracanã Assiste à Queda Livre do Fluminense na Libertadores
A noite de futebol no Maracanã deveria ser o palco de mais um capítulo glorioso na rica história do Fluminense na Copa Libertadores da América. O que se viu, no entanto, foi um espetáculo deprimente, um apagão coletivo e uma crise que agora transborda das arquibancadas para o gramado e os corredores das Laranjeiras. O empate em 0 a 0 contra o modesto Rivadavia, da Argentina, não foi apenas mais um tropeço. Foi a gota d’água em um copo que já vinha transbordando há semanas. Com a marca assombrosa de oito jogos sem sentir o sabor da vitória, o Tricolor das Laranjeiras mergulhou em uma espiral de desconfiança, fúria da torcida e discursos de vergonha de seus próprios protagonistas.
A mídia esportiva não perdoou. Os torcedores, esgotados, exigem cabeças. E no meio do furacão, figuras de peso como Hulk, Thiago Silva e o técnico Luis Zubeldia tentam, em vão, encontrar respostas para o inexplicável.

Um Maracanã Silenciado pela Indignação
O cenário era perfeito para uma noite de redenção. Trinta mil tricolores empurraram as catracas do Maracanã, carregando a esperança de ver o time espantar a má fase e encaminhar a classificação no mata-mata da Libertadores. Mas o futebol, implacável como sempre, expôs a ferida aberta do elenco atual.
O Fluminense não conseguiu se impor. Diante de um Rivadavia que, historicamente, é considerado um time pequeno no cenário sul-americano — uma equipe que acaba de conquistar seu primeiro título e teve uma campanha heroica na fase de grupos —, o gigante brasileiro apequenou-se. Foram pífios três chutes ao gol durante todos os noventa minutos. Uma estatística que resume o deserto criativo e a letargia de um time que parece ter esquecido como se joga futebol.
Nas arquibancadas, o clima de festa rapidamente se transformou em um velório angustiante. Relatos de torcedores e membros da mídia presentes no estádio pintam um quadro desolador. “Ninguém canta”, desabafou um torcedor revoltado nas redes sociais, mostrando o estádio emudecido. O silêncio no Maracanã é, talvez, o protesto mais ensurdecedor que uma torcida pode emitir. Quando não há mais forças para vaiar, quando o canto morre na garganta, é porque a esperança deu lugar à pura desilusão.
O grito que ecoou, rasgando o silêncio, foi direcionado à diretoria: “Ei, Mário, vai tomar no…”. A lua de mel acabou, e a paciência com a gestão virou fumaça.
O Desabafo de Hulk: “Eu Sinto Vergonha”
Se a torcida estava perplexa na arquibancada, dentro de campo o sentimento não era diferente. Hulk, uma das principais contratações e esperança de gols da equipe, não mediu palavras ao deixar o gramado. Com o rosto abatido, respirando fundo diante dos microfones, o atacante entregou uma das entrevistas mais honestas e dolorosas da temporada.
“Sim, passam muitas coisas pela cabeça. Não, nós não fizemos um bom jogo. Eu sinto vergonha,” disparou o camisa 7. A frase, curta e direta, ecoou pelos corredores do estádio e manchetes dos jornais na manhã seguinte.
Hulk fez questão de assumir a responsabilidade, revelando o peso emocional que a seca de vitórias está causando no elenco. “A confiança está baixa. Eu, pessoalmente, tenho me cobrado muito, me cuidado ao máximo para tentar trazer alegria a todos. Infelizmente, não estou conseguindo tomar as melhores decisões.”
O desabafo de Hulk é o retrato de um jogador que tenta, através da força de vontade, compensar um colapso tático e anímico. Ele recusou a ideia de jogar a toalha. “Isso não vai me derrubar; pelo contrário, só me motivará ainda mais a continuar dando o meu melhor. Acho que só podemos responder a isso no campo. Não há muito o que dizer, é tentar melhorar. Melhoria é a palavra que nos resta.”
Ainda assim, a frieza dos números não mente. Ter o controle da partida, como Hulk mencionou, de nada adianta se a equipe peca de forma tão grotesca na “questão da definição final”. O controle de bola do Fluminense tem sido estéril, uma posse ilusória que não assusta os adversários e apenas frustra quem assiste.
Thiago Silva e a Cobrança por Autocrítica
Se Hulk trouxe a dor do fracasso imediato, o veterano Thiago Silva trouxe a análise fria e tática de um líder que vê o barco afundando. O zagueiro apontou o dedo não apenas para o sistema, mas para a atitude individual de cada peça do elenco.
“É difícil fazer uma análise fria e objetiva logo após o jogo,” começou Thiago. “Nós tentamos competir da melhor maneira possível, mas está faltando um pouquinho de cada um de nós. Um pouco mais de autorreflexão, um pouco mais de autocobrança. Assumir um pouco mais a responsabilidade, assumir o papel que cada um tem e tentar fazer um jogo melhor.”
As palavras do Monstro evidenciam um racha silencioso — não necessariamente de relacionamento, mas de comprometimento e foco. Thiago foi além, traçando a linha do tempo da queda de rendimento do time. “Desde a pausa da Copa, acho que não tivemos um jogo verdadeiramente completo em termos de atuação e rendimento. Acho que essa é a maior frustração para os torcedores, e ainda mais para nós, principalmente porque não conseguimos extrair o nosso melhor, e sofremos coletivamente por causa disso.”
O zagueiro admitiu que o desastre poderia ter sido ainda maior. Se não fosse o espírito de luta e o esforço coletivo desesperado na defesa, o Fluminense poderia muito bem ter saído de campo derrotado por um time que, no papel, é infinitamente inferior. “Tentamos, corremos, mas infelizmente as coisas não estão saindo como esperamos,” lamentou.
O Alvo Zubeldia e o Fantasma das Demissões Tardias
No epicentro dessa crise monumental está o técnico Luis Zubeldia. O argentino, que chegou cercado de expectativas, vê seu trabalho derreter a cada rodada. Oito jogos sem vitória. Um empate vexatório em casa num mata-mata de Libertadores. Para a torcida tricolor e grande parte da crônica esportiva, o ciclo do treinador já se encerrou.
A pressão sobre Zubeldia é imensa e as críticas na mídia são ferozes. Comentaristas apontam que ele perdeu o comando, que não consegue extrair o melhor de um elenco recheado de estrelas (com salários milionários) e que suas escolhas táticas estão afundando o clube. “Se for eliminado, acabou”, decretou um analista durante a transmissão pós-jogo.
O que mais irrita a torcida, no entanto, é o histórico recente da diretoria. Os tricolores têm a memória fresca e dolorosa das gestões anteriores e da atual. Lembraram, a plenos pulmões, do ano de 2021, quando a diretoria hesitou e só demitiu Roger Machado após a eliminação da Libertadores. Lembraram do drama recente com Fernando Diniz, que quase custou um rebaixamento. O medo agonizante do torcedor é que a diretoria cometa o mesmo erro de “esperar para ver o que acontece” no jogo de volta, custando a temporada inteira.
Em sua coletiva, Zubeldia demonstrou abatimento, mas tentou blindar o elenco. Com a voz cansada, recusou-se a apontar culpados. “É saudável agora não pontuar sobre ninguém. Eu não preciso de um tenente para dar nomes”, afirmou o treinador. Ele reconheceu o óbvio: “Sem dúvida a confiança está baixa.” Mas tentou manter um fio de esperança ao dizer que existem situações que podem ser resolvidas com a convivência e o trabalho diário, afirmando que no futebol, fases ruins podem virar. Agora, a ingrata missão é “definir como visitante”, uma tarefa hercúlea para um time que não consegue se impor nem nos seus próprios domínios.
Um Elenco de Milhões, Um Futebol de Centavos
A paciência da torcida também se esgotou com peças específicas da engrenagem. A mídia esportiva e os influenciadores ligados ao clube não poupam o departamento de futebol. O adjetivo “sem-vergonha” foi o mais repetido nas arquibancadas e nas lives pós-jogo para classificar o desempenho da equipe.
O Fluminense, um gigante do Brasil, foi dominado pela ansiedade diante de um modesto time da Argentina. Soteldo, que “até tentou fazer alguma coisa”, e o lateral Guga, foram apontados como as raras e solitárias ilhas de esforço no meio de um oceano de apatia. O restante? Para muitos analistas e torcedores fervorosos, o time virou um “barco cheio de jogadores caros e ruins, jogadores que já passaram do auge ou estão lesionados”.
Esse ataque direto ao planejamento do clube coloca a diretoria, especialmente figuras como Mateus Montenegro, sob fogo cruzado. Pedidos públicos de renúncia invadiram as redes sociais. “Se você não está feliz, peça para sair. Diga que não aguenta mais e coloque outro no lugar, porque você vai arruinar o Fluminense”, esbravejou um torcedor com a câmera na mão nos corredores do Maracanã. A sensação geral é que a gestão apequenou o elenco, montando um quebra-cabeças milionário onde as peças simplesmente não se encaixam.
O Rivadavia Merece Mais?
A ironia mais cruel dessa noite desastrosa é a constatação, admitida até pelos tricolores mais fanáticos, de que o Rivadavia fez por merecer o resultado. Sem clubismo ou bairrismo, a análise fria é que os argentinos deram uma aula de aplicação tática e coragem.
Enquanto a torcida do Fluminense amargava o silêncio, o setor de visitantes do Maracanã explodia em festa. A pequena e barulhenta torcida do Rivadavia cantou a plenos pulmões, celebrando um empate com sabor de goleada. E a verdade dura que machuca o orgulho tricolor é que, se não fosse o próprio Rivadavia (através de combinações de resultados na fase anterior), o Fluminense talvez nem tivesse chegado ao mata-mata.
O time argentino levou do Brasil exatamente o que veio buscar: um empate, a vantagem psicológica e a chance de decidir o confronto diante de sua torcida, pressionando um Fluminense em frangalhos, com a confiança destruída e um treinador pendurado por um fio.
O Futuro Sombrio
Agora, o Fluminense se encontra contra a parede. Com um elenco estrelado que não entrega o esperado e um técnico cuja validade parece ter expirado, o time terá que viajar para a Argentina com a obrigação de vencer ou, no mínimo, sobreviver.
Oito jogos sem vitória não são apenas um “momento ruim”. São o sintoma de uma doença profunda que afeta a espinha dorsal do clube. As palavras de Hulk e Thiago Silva mostram que o grupo está ciente do desastre, mas a consciência do problema não tem se traduzido em soluções dentro das quatro linhas.
A torcida tricolor está certa em exigir mais? Absolutamente. Quando um time grande, dono de orçamentos milionários, joga com medo de um adversário minúsculo no próprio estádio, a cobrança não é apenas um direito do torcedor, é uma obrigação institucional. Zubeldia sobrevive no cargo, ao menos por enquanto, amparado por uma diretoria que tem histórico de letargia. Mas o relógio está correndo.
Na Argentina, o Fluminense não jogará apenas por uma vaga nas quartas de final da Libertadores. Jogará pela própria dignidade, pelo emprego de seu treinador e para tentar resgatar o mínimo de respeito de uma torcida que, neste momento, não sente nada além de vergonha. A bola vai rolar, e só ela dirá se este elenco de milhões tem o caráter necessário para reescrever essa história ou se será lembrado como protagonista de um dos maiores vexames continentais da história recente do clube.