NINGUÉM ESPERAVA ISSO! APÓS DERROTA DO FLAMENGO PARA O CRUZEIRO, MÍDIA EXPÕE DETALHE BIZARRO — E BASTIDORES PEGAM FOGO!
O Apagão no Mineirão e a Fúria da Mídia: Como o Flamengo Transformou uma Vitória Certa em um Filme de Terror
O futebol brasileiro é mestre em construir roteiros que desafiam a lógica e testam os limites cardíacos de seus torcedores. E o que aconteceu no gramado do Mineirão nesta última rodada do Campeonato Brasileiro é a prova viva de que, no esporte mais popular do país, a arrogância futebolística costuma cobrar um preço altíssimo. O apito final não decretou apenas o encerramento de mais uma partida. Ele serviu como o estopim para uma enxurrada de críticas, debates acalorados e questionamentos profundos sobre a postura de um dos elencos mais caros e badalados do continente. A derrota do Flamengo para o Cruzeiro, de virada, nos acréscimos, com um gol sofrido aos 50 minutos da segunda etapa, é daquelas que deixam cicatrizes expostas. Não apenas pelo resultado adverso na tabela, mas pela forma bizarra como a equipe carioca deixou escapar três pontos que estavam praticamente assegurados no primeiro tempo.
Logo após o confronto, o que se viu nas mesas redondas e nas redes sociais foi uma mídia perplexa. Nomes conhecidos da crônica esportiva, como o jornalista Pilhado, além da repercussão de figuras contundentes do meio do futebol, como Felipe Melo, pautaram os debates dissecando o que muitos chamaram de um verdadeiro desastre rubro-negro. A indignação era palpável, e os alvos das críticas já estavam bem definidos.
Para entender a magnitude da revolta que tomou conta dos programas esportivos, é preciso voltar a fita para os primeiros 45 minutos de bola rolando. O torcedor rubro-negro que foi ao estádio ou ligou a televisão certamente imaginou que a noite terminaria em festa. O Flamengo, ostentando sua superioridade técnica, passeava em campo. Era um time seguro, envolvente, que criava oportunidades em profusão. A sensação de quem assistia ao embate era de que o placar seria dilatado. “O primeiro tempo era para ser três ou quatro a zero”, ecoou a indignação de um dos comentaristas nas transmissões da madrugada. E não era exagero. O domínio carioca era tão latente que o Cruzeiro parecia acuado, sem respostas para o volume de jogo, aceitando a blitz imposta pelo adversário.
No entanto, quem acompanha futebol há tempo suficiente sabe que existe uma máxima cruel e implacável: “quem não faz, toma”. O Flamengo até abriu o placar, mas pecou de forma quase imperdoável na hora de liquidar a fatura. Como bem lembrado nos debates que se seguiram, houve lances capitais que poderiam ter mudado a história da partida. A mídia destacou, por exemplo, o lance absurdo envolvendo o setor ofensivo — com críticas direcionadas a jogadores de criação, citando nominalmente “Carascal” (numa provável alusão ao ímpeto no meio-campo) —, que teve a chance cristalina de finalizar com precisão ou simplesmente servir o artilheiro Pedro, que estava livre e sem goleiro, mas a oportunidade virou fumaça. O Flamengo vencia por 1 a 0. Aquele segundo gol teria destruído o Cruzeiro animicamente. Como diz um velho jargão da bola eternizado pelo Maestro Júnior: “você tem que enfiar a faca e girar”. O time carioca não girou. Preferiu cadenciar, administrar uma vantagem magra e extremamente perigosa.
O castigo veio a galope num segundo tempo que foi classificado pela imprensa, sem meias palavras, como um “filme de terror”. O que se viu na etapa final foi um Flamengo apático, irreconhecível, que protagonizou um apagão coletivo bizarro. A equipe pareceu voltar do vestiário esquecendo completamente tudo o que fizera de bom na primeira metade do jogo. Os jogadores cansaram de forma precoce, suaram frio e cometeram o erro tático mais primário do esporte: chamaram o adversário para o seu próprio campo. Um recuo injustificável para um time que foi montado, a peso de ouro, para ter a posse de bola como sua principal ferramenta de ataque e defesa.
E é exatamente nesse cenário de pressão cruzeirense e desespero rubro-negro que surge o alvo principal da fúria midiática: o goleiro Agustín Rossi. O jornalista Pilhado não poupou o tom de voz para escancarar o que considera ser a grande âncora que puxa a equipe para baixo. Segundo a crônica, existem fatores crônicos neste Flamengo que voltaram a assombrar o torcedor, e a meta é a principal delas. A incapacidade de Rossi de realizar defesas difíceis chegou ao limite da tolerância. O gol de empate do Cruzeiro, por exemplo, foi bonito? Sem dúvidas. Mas, na visão enfática dos críticos, era uma bola perfeitamente defensável para um goleiro de time campeão.
“O Rossi não faz mais defesa difícil no Flamengo”, cravou Pilhado, verbalizando a angústia de milhões de rubro-negros espalhados pelo Brasil. A grande crítica que recai sobre o arqueiro argentino é a de que ele está amparado por um escudo feito de passado. A argumentação constante de que Rossi foi decisivo e salvou o time em campanhas anteriores da Libertadores já não serve para justificar as falhas atuais no Brasileirão. O futebol é esporte de presente, de momento, de quem garante os três pontos na noite de domingo. Até quando o goleiro vai viver dessa herança? A ironia tomou conta das análises quando a mídia tocou no ponto da habilidade de Rossi com os pés. O argumento foi letal: se ele sai tão bem jogando com os pés, então que vire volante. Afinal, debaixo das traves, a função primordial de um goleiro é impedir que a bola entre, e isso, de acordo com as críticas contundentes da noite, ele parou de fazer. Tudo o que é chute minimamente difícil no gol do Flamengo, entra.
A situação no gol ganha contornos ainda mais absurdos e revoltantes para a torcida quando se lembra dos movimentos do clube no mercado. A diretoria foi lá e investiu pesado na contratação do goleiro Andrew. O jogador chegou ao Rio de Janeiro com status de quem poderia, no mínimo, brigar seriamente pela titularidade, mas amarga o banco de reservas sem receber chances reais, independentemente da fase instável de quem veste a camisa 1. A falta de concorrência parece acomodar o titular, enquanto os cofres do clube assistem a um investimento milionário apenas compondo o elenco.
A ineficiência inexplicável do ataque no primeiro tempo somada à fragilidade defensiva na segunda etapa formaram a tempestade perfeita para o Cruzeiro. E aqui, a mídia fez questão de virar os holofotes e dar os méritos a quem os tem. Analisando a dinâmica implacável do futebol, é preciso exaltar a postura do time mineiro. O Cruzeiro mostrou uma resiliência formidável, digna de aplausos. Não é fácil enfrentar um Flamengo mordido, ainda mais carregando o peso recente de uma eliminação dolorosa justamente para o rival carioca na Libertadores. Naquele confronto do mata-mata, o Cruzeiro havia sido amassado, dominado sem piedade.
Ressignificar uma eliminação em tão poucos dias e entrar no gramado do Mineirão com o mental forte o suficiente para buscar uma virada nos acréscimos exige muito brio. O elenco celeste entendeu que, para bater um plantel tecnicamente superior como o do Flamengo, o pré-requisito básico é correr dobrado, igualar na força de vontade e, principalmente, não deixar o adversário pensar. Quando você dá espaço para os meias rubro-negros raciocinarem, o resultado costuma ser um atropelo. Dito isso, a Raposa foi letal. O time soube sofrer de cabeça erguida durante o bombardeio do primeiro tempo e, no segundo, capitalizou perfeitamente em cima do cansaço e da desorganização do adversário.
Essa vitória conquistada no último suspiro do jogo injeta um ânimo incomensurável nas veias da equipe de Belo Horizonte, especialmente às vésperas de compromissos vitais, como o clássico local pela Copa do Brasil. Ganhar de um dos times mais temidos do mundo, no apagar das luzes, eleva a moral de qualquer grupo ao teto. O torcedor cruzeirense, que outrora questionava os rumos da temporada após a queda no torneio continental, agora se enche de esperança. O esporte tem dessa magia: uma bola na rede aos 50 minutos do segundo tempo tem o poder curativo de curar feridas táticas e varrer crises para debaixo do tapete.
Do outro lado da moeda, o prejuízo do Flamengo é quase incalculável neste momento nevrálgico do Campeonato Brasileiro. A competição de pontos corridos é uma maratona implacável onde gorduras são queimadas rapidamente e pontos desperdiçados no caminho cobram um preço amargo em dezembro. A derrota estúpida no Mineirão impediu o Flamengo de igualar a pontuação do Palmeiras e assumir temporariamente a liderança através dos critérios de desempate, como o saldo de gols.
Em vez de dormir no topo da tabela e jogar toda a carga de pressão para o alviverde paulista, o rubro-negro agora se vê na humilhante obrigação de secar o rival. O Palmeiras, comandado pela frieza calculista de Abel Ferreira, tem um confronto contra o Vasco da Gama. Um jogo cascudo, sem dúvidas, pois a equipe de São Januário briga desesperadamente na parte de baixo da tabela, fugindo do rebaixamento, e precisa pontuar a qualquer custo. Mas o Palmeiras tem plenas condições técnicas e táticas de vencer, e se o fizer, a matemática assusta a Gávea: a distância pode saltar para preocupantes seis pontos.
Sim, os analistas são rápidos em lembrar que o Flamengo ainda possui uma carta na manga: um jogo atrasado. Nos debates acalorados da mídia, esse jogo pendente (mencionado no calor do momento junto a equipes menores do interior) é a única boia de salvação. Se o Flamengo vencer esse confronto atrasado, a diferença cai novamente para três pontos, mantendo vivo o peso do confronto direto que ainda vai acontecer entre as duas equipes. Como bem bradou um dos comentaristas esportivos: “O Campeonato está super aberto, só depende dele”. No papel, a matemática permite sonhar. Mas a grande interrogação que paira no ar não é sobre os números, é sobre a alma da equipe. É possível confiar cegamente em um time que tem o jogo na mão, domina o adversário impiedosamente, e subitamente sofre um “apagão feio, ridículo e horroroso” durante 45 minutos?
É inadmissível, na ótica da imprensa esportiva, que um time cascudo jogue pontos preciosos na lata do lixo de forma tão pueril. “Tomar um gol da virada aos 50 minutos, cara… O empate ainda era um bom resultado dadas as circunstâncias, mas tomar o gol aos 50 minutos significa que você vai ter que subir a montanha toda de novo”, esbravejou Pilhado. A frustração é o sentimento que impera. O torcedor vê um jogador experiente sentado no chão após a falha da defesa, o olhar perdido de quem não sabe explicar como a vitória virou pó, e se pergunta onde foi parar o espírito de campeão. A velha e boa máxima da várzea, “bola pro mato que o jogo é de campeonato”, foi solenemente ignorada por uma zaga que preferiu flertar com o perigo.
A crítica geral vai muito além do mero placar de 2 a 1. O verdadeiro cerne da indignação midiática é a apatia, a completa desconexão com a urgência de um Campeonato Brasileiro nivelado por cima. Como um elenco recheado de estrelas, que sangra milhões de reais mensais dos cofres do clube, ostentando folhas salariais astronômicas, pode apresentar uma queda de rendimento tão brutal em uma mesma partida? É bizarro como o Flamengo perde rendimento de uma hora para a outra. A preparação física não deu conta do calendário? O mental derreteu sob a pressão da torcida adversária? Ou pior: houve soberba?
Essas são as perguntas que a comissão técnica e a diretoria precisarão responder internamente, e de forma rápida. O calendário do futebol brasileiro não permite espaço para luto prolongado. É verdade que o Flamengo segue vivo na Libertadores e está nas cabeças nas competições mata-mata, o que atesta a inegável qualidade do plantel. Mas o Brasileirão exige uma regularidade estoica, uma constância que atuações bipolares como a do Mineirão colocam em sério risco. O nível de cobrança para quem veste aquela camisa pesada não permite oscilações amadoras. O torcedor não quer saber de cansaço ou de rodízio quando vê o sonho de erguer a taça mais importante do país ameaçado de ir parar no Allianz Parque mais uma vez.
No fim das contas, as falas inflamadas de Pilhado, os apontamentos da mídia sobre o brilhantismo da resiliência do Cruzeiro e a indignação geral não são apenas caça-cliques. Eles são o reflexo exato da agonia de quem espera excelência e recebe displicência. A derrota de virada para o Cruzeiro não sepultou as chances do Flamengo. Muito pelo contrário, o time segue sendo um dos francos favoritos. Mas soou um alarme ensurdecedor dentro do Ninho do Urubu. Se o time continuar precisando criar meia dúzia de chances claras para conseguir balançar a rede, se a meta continuar vazando em qualquer chute de média distância por pura insegurança do goleiro, e se a equipe insistir em não entrar em campo nos segundos tempos, a conta vai chegar. E no futebol de alto nível, o preço da arrogância costuma ser cobrado no final do ano.