22 ANOS DEPOIS DO ENTERRO, DESCOBRI POR QUE AQUELE TÚMULO NUNCA TEVE PAZ

Meu nome é Arlindo Batista de Almeida. Hoje tenho 76 anos. Na época em que isso aconteceu, eu tinha 51 e trabalhava como encarregado de manutenção no cemitério municipal de São Miguel, em uma cidadezinha no interior de Minas Gerais.
Não era coveiro de abrir cova todo dia, mas trabalhava lá havia mais de 20 anos. Eu cuidava da reforma de muros, consertos de túmulos, troca de pisos quebrados, limpeza das alas antigas, pintura de portões, essas coisas. Eu conhecia aquele cemitério como a palma da minha mão, como a minha própria casa.
Sabia qual corredor acumulava água da chuva, qual árvore soltava folha demais, qual túmulo ninguém visitava e qual família aparecia todo mês, sem falta.
Com o tempo, a gente aprende uma coisa. Um cemitério não é apenas um lugar para os mortos; é um lugar de promessas, um lugar de culpa, de saudade e, acima de tudo, um lugar onde muitas questões mal resolvidas continuam pairando no ar.
Sempre fui um homem simples. Nunca fui de inventar histórias para chamar a atenção. Quem me conhece, sabe disso. Eu chegava cedo, pegava minhas ferramentas, cumprimentava o vigia, tomava um café ralo na administração e ia para o batente. O pessoal não perguntava se eu estava bem.
Tinha dia de sol forte, dia de lama, dia de enterro de criança, dia de família chorando alto, e tinha dia em que o cemitério estava tão silencioso que até o barulho da enxada parecia falta de respeito.
Mas o que aconteceu em agosto de 2001 foi diferente de tudo o que eu já tinha visto. Naquele mês, a prefeitura havia autorizado uma reforma na parte mais antiga do cemitério, a quadra Santa Luzia. Era uma área esquecida lá no fundo, perto do muro de pedra.
Tinha túmulo antigo dos anos 70, lápide rachada, número apagado, vaso quebrado e muito mato crescendo entre as pedras. A ordem era simples. Limpar tudo, refazer alguns caminhos, corrigir a numeração e restaurar os túmulos que ainda tinham famílias responsáveis. Trabalho pesado e comum, mas ainda assim, apenas trabalho.
Na primeira manhã, cheguei cedo com dois ajudantes. O céu estava nublado daquele jeito que faz o cemitério parecer mais fechado. Não chovia, mas o ar estava úmido. O portão de ferro ainda estava um pouco molhado do sereno. Entrei pela avenida principal, carregando uma prancheta com as anotações da reforma, e fui direto para a quadra Santa Luzia.
Quando cheguei lá, parei por alguns segundos. Eu conhecia aquele lugar, mas naquele dia parecia diferente. Não era medo, era outra coisa, um peso, como se aquela parte do cemitério estivesse esperando por algo há muito tempo e agora soubesse que tínhamos chegado.
Um dos ajudantes, Nivaldo, percebeu que eu tinha parado e perguntou:
“O que foi, Seu Arlindo?”
Eu olhei para os túmulos, depois para o chão, depois para o corredor estreito entre as sepulturas.
“Deixa pra lá, vamos começar.”
O primeiro túmulo que precisávamos limpar era o de um homem chamado Vicente Lourenço Duarte. A lápide estava muito suja, quase ilegível. Havia uma cruz de cimento no topo e, no canto direito, um retrato antigo protegido por um vidro trincado. A foto estava escurecida pelo tempo, mas ainda dava para ver o rosto de um homem de aparência séria, com um bigode fino, vestindo uma camisa clara.
Li o nome com dificuldade: Vicente Lourenço Duarte, nascido em 1918, falecido em 1979. Do lado esquerdo, a cerca de dois metros de distância, havia outro túmulo. Este estava em condições um pouco melhores. Tinha flores de plástico, uma vela apagada e uma pequena placa de mármore com o nome Alzira Maria Duarte.
Na hora não pensei em nada, apenas anotei os dois nomes na prancheta e comecei o serviço. Durante o dia, limpamos a área, arrancamos o mato, juntamos os pedaços de vasos quebrados e retiramos alguns azulejos soltos para recolocá-los depois. Era uma tarefa que exigia paciência.
O cemitério ficou tranquilo por quase toda a manhã. Apenas uma senhora idosa apareceu para visitar um túmulo no corredor de baixo. Depois ela foi embora e a quadra voltou ao silêncio. No final da tarde, enquanto eu trancava o quartinho de ferramentas, senti aquele peso de novo.
Não vinha de fora; veio como uma pressão no peito, leve no começo, depois mais profunda. Olhei para trás e vi que a quadra Santa Luzia já estava um pouco escura, pois o sol estava se pondo atrás do muro naquele momento, e achei ter ouvido uma voz.
Era baixa, tão baixa, que não sabia se tinha vindo de algum lugar ou se tinha nascido dentro da minha cabeça.
“Não é aqui.”
Fiquei parado com a chave do quartinho na mão. Olhei ao redor. Não havia ninguém por perto. O vigia estava lá na entrada. Os ajudantes já tinham ido embora. Esperei mais alguns segundos. Nada. Tranquei a porta e fui embora sem contar a ninguém.
Naquela noite, tive meu primeiro sonho. Eu estava no cemitério, mas não era dia. Também não era exatamente noite. Havia uma claridade cinzenta, sem sol, sem lua, sem uma sombra definida. Eu caminhava pela quadra Santa Luzia, mas os corredores pareciam mais longos do que realmente eram.
Lá no fundo, perto do muro de pedra, um homem estava de pé. Ele vestia calça escura, uma camisa clara e segurava um chapéu nas mãos. Eu não conseguia ver seu rosto direito, mas sabia que ele estava olhando para mim. Me aproximei devagar. Quanto mais eu chegava perto, mais pesado o ar ficava. Quando parei a alguns passos dele, o homem levantou a cabeça.
Era o mesmo rosto da foto trincada. O homem do túmulo, Vicente. Ele olhou para mim e disse:
“Eu estou no lugar errado.”
Acordei sentado na cama com o coração acelerado. Minha esposa, Dona Célia, acordou assustada e perguntou o que tinha acontecido.
“Foi só um sonho ruim.”
Ela virou de lado e voltou a dormir.
Mas eu fiquei acordado até clarear. No dia seguinte, cheguei ao cemitério com aquela frase martelando na minha cabeça. “Eu estou no lugar errado”. Tentei não dar atenção a isso. Um homem que trabalha em cemitério sonha com cemitério. Isso acontece.
A gente vê nome de morto o dia inteiro, vê família chorando, vê túmulo antigo, vê retrato de gente que já se foi. Uma coisa ou outra acaba grudando na cabeça. Mas quando passei pela quadra Santa Luzia, o ar ficou pesado de novo. Fui até o túmulo de Vicente.
A lápide continuava a mesma. O retrato rachado no canto, a terra firme em volta, nada fora do lugar. Mas as flores que estavam no túmulo de Alzira, do lado esquerdo, tinham caído no chão. Ou melhor, não pareciam ter caído.
Pareciam ter sido colocadas entre os dois túmulos, bem no meio do corredor. Peguei as flores, limpei a terra e as coloquei de volta no lugar. Trabalhamos o dia todo sem falar sobre o assunto, mas no final da tarde, quando Nivaldo foi guardar a enxada, ele voltou com uma expressão estranha no rosto.
“Seu Arlindo, o senhor mexeu nas ferramentas?”
“Que ferramentas?”
“As que eu deixei perto do túmulo do Vicente.”
Fui até lá com ele. As ferramentas que ele havia deixado encostadas no túmulo de Vicente estavam agora escoradas no túmulo de Alzira. Eu olhei para ele. Ele olhou para mim.
“Foi o senhor?”
“Não.”
Ele tentou rir, mas não conseguiu disfarçar muito bem.
“Deve ter sido o Toninho.”
Toninho era o outro ajudante. Mas o Toninho tinha saído fazia quase uma hora para buscar cimento lá na frente do cemitério. Eu não disse nada. Juntei as ferramentas e mandei guardarem.
Naquela noite, sonhei de novo. O mesmo corredor, a mesma luz cinza, o mesmo homem no fundo da quadra. Desta vez, ele estava mais perto.
“Eu estou no lugar errado.”
Ele repetiu. Tentei perguntar qual era o lugar certo, mas nenhum som saiu. No sonho, minha boca não obedecia. Ele olhou para a esquerda, como se visse alguém além de mim, e disse:
“Ela está sozinha.”
Acordei sentindo frio. Não era um frio físico, era um frio na alma.
Na terceira noite, o sonho voltou. Na quarta também. Na quinta, eu já estava com medo de dormir. Durante o dia, as coisas no cemitério começaram a ficar mais difíceis de ignorar. Toda vez que trabalhávamos perto do túmulo de Vicente, algo pequeno acontecia. Uma vela apagava sem ter vento nenhum. Uma pá saía do lugar sozinha.
O rádio do Nivaldo chiava e parava. Um cheiro de flores do campo aparecia do nada, mesmo sem flores frescas naquela ala. E sempre, sempre, as flores de Alzira amanheciam fora do lugar. No sexto dia, o vigia noturno, Seu Moacir, me chamou antes do turno dele. Era um homem sério, calado, trabalhava no cemitério havia uns 12 anos e não era de conversa fiada.
Quando ele me chamou, eu sabia que era algo importante.
“Arlindo, aconteceu uma coisa ontem à noite. Eu deixei minha caneca de café em cima do…”
“Em cima do balcão. O que foi?”
Ele olhou em direção à porta da administração, como se não quisesse que ninguém ouvisse.
“Tinha alguém na quadra Santa Luzia.”
Meu peito apertou.
“Alguém?”
“Ouvi passos lá por volta da meia-noite. Fui olhar, não tinha ninguém. Mas quando cheguei perto daquele túmulo que vocês estão reformando, tinha uma vela acesa.”
“No túmulo de quem?”
Ele hesitou um momento antes de responder:
“No da mulher. Da Alzira.”
Fiquei em silêncio. Ele continuou:
“E teve outra coisa. A vela estava acesa, mas não tinha marca de fósforo riscado, não tinha resto de vela velha, nada.”
“Parecia que alguém tinha acabado de colocar ali. Mas eu tinha passado por lá uma hora antes. Não tinha vela nenhuma.”
Eu não queria acreditar em tudo aquilo. Não por medo, mas porque, quando você aceita que algo assim está acontecendo, não tem mais volta. Você começa a olhar o cemitério com outros olhos, começa a perceber que o silêncio não é vazio.
Naquele dia, decidi procurar o livro de registros antigos. A administração tinha uma salinha nos fundos. Havia caixas velhas lá, documentos amarelados, mapas do cemitério, autorizações de reformas, registros de sepultamentos e uma montanha de papel que ninguém queria jogar fora, mas que também ninguém organizava direito.
Pedi ao administrador, o Sr. Valdemar, para consultar os documentos da quadra Santa Luzia. Ele reclamou no começo, dizendo que era muito papel, que a reforma não precisava de tudo aquilo, mas eu insisti.
“Tem uma numeração incorreta naquela ala.”
Essa foi a desculpa que usei, e não era uma mentira completa. Passamos quase uma hora revirando caixas.
O cheiro de papel velho tomou conta da sala. Encontramos mapas de 1985, 1982, 1977. Alguns estavam rasgados, outros com manchas de umidade. Até que achei um livro grande de capa marrom com a lombada quase solta. Registros de sepultamentos. 1979.
Quando vi o ano, meu peito apertou. Abri com cuidado. As páginas estavam amareladas, mas ainda legíveis. Procurei pelo mês da morte de Vicente.
Passei o dedo pelos nomes até encontrá-lo. Vicente Lourenço Duarte. Data do sepultamento: 14 de setembro de 1979. Quadra Santa Luzia. Sepultura 38. Anotei o número. Depois olhei para o mapa antigo da quadra. O túmulo onde estava a lápide de Vicente era o número 39. Parei.
“Sr. Valdemar.”
Falei baixo.
“Tem uma diferença aqui.”
Ele pegou o papel da minha mão, ajeitou os óculos e olhou.
“Isso é um erro antigo. Esses mapas sempre dão diferença na numeração.”
“Pode ser.”
Mas eu sabia que não era só isso. Continuei olhando para a página. Logo abaixo do nome de Vicente, havia outro registro para o mesmo dia.
Sebastião Alves Moreira. Data de sepultamento: 14 de setembro de 1979. Quadra Santa Luzia, sepultura 39. Li uma vez, depois outra. Vicente registrado na 38, Sebastião registrado na 39. Mas a lápide de Vicente estava na 39, e a sepultura 38, de acordo com o mapa, era aquela do outro lado do corredor, quase encostada no muro, onde havia uma pedra velha com… O nome de Sebastião Alves Moreira.
Senti um arrepio subir pelos meus braços. Naquele momento, a porta da sala bateu com força. Não era o vento. A janela estava fechada. O Sr. Valdemar olhou para trás.
“O que foi isso?”
Eu não respondi. Baixei os olhos de volta para a página e vi algo que não tinha notado antes. Entre os dois registros havia uma mancha de tinta e uma pequena anotação feita com uma caligrafia apertada no canto da página.
“Chuva forte. Conferir marcação.”
Era só isso. Três palavras e uma ordem que, pelo visto, ninguém havia seguido.
Naquela noite, o sonho veio pela sétima vez. Desta vez, Vicente não estava no fim do corredor. Ele estava de pé ao lado do túmulo de Alzira. A luz cinza estava mais forte. O cemitério parecia suspenso.
Não havia pássaros, nem vento, nada. Só eu, ele e aquele túmulo. Ele segurava o chapéu contra o peito.
“Eu estou no lugar errado.”
Ele disse. Desta vez, consegui falar:
“Qual é o seu lugar?”
Ele se virou devagar e apontou para o túmulo de Alzira.
“Eu prometi que ficaria perto dela.”
Acordei chorando. Não era um choro de tristeza minha, era algo estranho, como se eu tivesse acordado carregando, por alguns segundos, uma saudade que não era minha.
No dia seguinte, não fui direto para a quadra Santa Luzia; fui procurar por Dona Lúcia. Eu havia encontrado o nome dela em um registro antigo como a responsável pelo túmulo de Alzira. Lúcia Duarte de Oliveira, filha de Vicente e Alzira. O endereço ainda era no mesmo bairro, não muito longe dali. Pedi permissão ao administrador para ir até a casa dela, dizendo que precisava tratar sobre a reforma dos túmulos da família.
Dona Lúcia me atendeu no portão. Devia ter pouco mais de cinquenta anos. Cabelo preso, vestido simples, rosto cansado de quem já tinha vivido muito. Quando mencionei o cemitério, ela abriu o portão imediatamente. Sentamos na varanda. Expliquei que havia uma reforma na quadra e que tínhamos encontrado divergências nos registros antigos.
Não contei sobre o sonho logo de cara. Era melhor ir devagar. Ela me ouviu em silêncio.
“Meu pai está enterrado lá desde 79.”
Ela disse.
“Minha mãe morreu em 84. Ela pediu para ficar perto dele.”
“Ela pediu?”
Dona Lúcia assentiu com a cabeça.
“Foi um pedido dele. Minha mãe disse que meu pai a fez prometer isso. Eles eram muito unidos.”
“Era uma coisa linda de se ver. Quando ele morreu, ela nunca mais foi a mesma. Todo domingo ela ia ao cemitério, levava uma flor e conversava com ele. Quando adoeceu, pediu para ser enterrada perto dele. Dizia que pelo menos assim ele poderia descansar.”
Minha garganta ficou seca.
“A senhora se lembra se houve algum problema no enterro do seu pai?”
Ela pensou um pouco.
“Eu era mais nova na época, mas lembro que choveu muito. Foi uma chuva feia. O cemitério estava cheio de lama. Meu tio até arrumou confusão com um funcionário porque disseram que iam ter que apressar tudo.”
“Por quê?”
Respirei fundo.
“Porque o registro antigo mostra uma possível troca de túmulos.”
Ela ficou me olhando.
“A troca de dois sepultamentos no mesmo dia. O do seu pai e o de outro homem. Os números no livro não batem com as lápides.”
Dona Lúcia baixou os olhos e ficou em silêncio por tanto tempo que achei que ela não fosse falar mais. Então, ela disse algo que me gelou até os ossos.
“Eu sempre senti que tinha algo errado lá.”
“Como assim?”
Ela passou a mão no rosto.
“Minha mãe também achava. Antes de morrer, ela me disse que sonhava com meu pai chamando-a do outro lado do corredor. Achávamos que era só saudade, a doença, essas coisas. Depois que ela foi enterrada, eu mesma percebi.”
“O que, senhora?”
“Eu levava flores para os dois. As dela ficavam direitinho, mas as que eu deixava no túmulo dele sempre amanheciam caídas.”
“Teve uma época em que parei de ir porque me fazia mal. Eu tinha a sensação de que meu pai não estava ali.”
Eu não disse nada. Naquele momento, ela entrou em casa e voltou com uma caixa de sapatos. De lá de dentro, tirou uma fotografia antiga em preto e branco.
Era um casal jovem de pé em frente a uma igrejinha. O homem era Vicente, a mulher era Alzira. Atrás da foto havia uma frase escrita à mão: “Nem a morte pode separar aqueles que Deus uniu. Vicente e Alzira, 1942”.
Dona Lúcia segurou a foto com cuidado.
“Minha mãe guardava isso na Bíblia.”
Olhei para aquela frase e tive certeza de que aquilo não estava ali por acaso.
Voltei ao cemitério naquela tarde e contei tudo ao administrador. Ele não queria confusão. Ninguém quer mexer em túmulo antigo. Envolve documentos, família, prefeitura, autorização, burocracia. Mas eu também não podia ignorar um erro daqueles. O Sr. Valdemar ligou para a secretaria responsável pelos registros.
Depois, ele ligou para um funcionário antigo já aposentado, o Sr. Damasceno, que tinha trabalhado no cemitério nos anos 70. O Sr. Damasceno chegou no dia seguinte, andando devagar com uma bengala. Era idoso, mas a memória continuava boa. Quando mostramos os nomes a ele, sua expressão ficou séria.
“Eu me lembro daquela chuva.”
Ele disse. Ninguém falou nada.
“Foi uma das piores daquele ano. Choveu a tarde inteira. Tiveram dois enterros quase na mesma hora. Um era do Vicente, o outro era do Sebastião. Naquela época, a demarcação era feita com estacas de madeira. Se as estacas saíram do lugar com a enxurrada, pode ter dado confusão.”
“O senhor lembra se eles conferiram depois?”
Eu perguntei.
Ele ficou encarando o livro. Pelo visto, não. Naquela tarde, enquanto os documentos estavam sendo separados para pedir a autorização, algo aconteceu. Eu estava sozinho na quadra Santa Luzia. Os ajudantes tinham ido buscar materiais. Fiquei olhando para os dois túmulos, o de Vicente e o de Sebastião. Depois olhei para o túmulo de Alzira. Pela primeira vez, entendi a tristeza daquele lugar.
A lápide de Alzira ficava de frente para um túmulo que todos acreditavam ser de seu marido. Mas, se os registros estivessem certos, Vicente estava do outro lado do corredor, longe dela. E outro homem, Sebastião, tinha ficado todos aqueles anos onde Vicente deveria estar. Não era culpa de Sebastião, não era culpa de Alzira, talvez não fosse nem culpa de ninguém que ainda estivesse vivo.
Foi a chuva, a pressa, o descuido, o papel molhado, um número mal conferido. Mas o erro estava ali havia mais de 20 anos, e alguém queria que ele fosse corrigido. Naquele momento, uma folha seca caiu sobre a lápide de Alzira. Não havia vento. A folha caiu bem em cima da foto dela. Depois deslizou lentamente para o chão, em direção à sepultura 38.
Acompanhei com os olhos e, em seguida, ouvi a voz. Não era um sonho, não era um pensamento, era uma voz baixa perto do meu ouvido.
“Agora você sabe.”
Virei-me depressa. Não havia ninguém lá. O procedimento para consertar tudo levou quase um mês. Foi preciso localizar a família de Sebastião, explicar a situação, pedir autorização formal, checar documentos antigos, chamar um representante da prefeitura e fazer tudo com o maior respeito. Não foi algo simples.
E eu faço questão de dizer isso porque tem gente que acha que cemitério é bagunça, que é só abrir e mudar as coisas de lugar. Não é assim. Há pessoas ali; mesmo depois da morte, continuam sendo pessoas. Têm nome, têm história, têm família, têm memórias. E tudo precisa ser tratado com cuidado.
Durante aquele mês, os sonhos pararam, mas a pressão na quadra continuava. Eu caminhava pela ala e sentia. Não era o mesmo peso do começo; era uma espera, como se o lugar soubesse que a verdade já tinha aparecido, mas ainda faltava a última parte. Dona Lúcia voltou ao cemitério várias vezes nesse período.
Na primeira vez, ela parou em frente aos três túmulos e chorou em silêncio. Não era um choro de desespero, era um choro antigo, algo que estava guardado por muitos anos.
“Então, minha mãe sabia.”
Ela disse.
“Talvez ela sentisse.”
Eu respondi. Ela olhou para o túmulo de Alzira.
“Coitada. Ela morreu achando que ficaria perto dele.”
Eu não soube o que responder.
No dia marcado para a correção, cheguei antes do sol nascer. A quadra Santa Luzia estava coberta por uma neblina rasteira. O cemitério inteiro parecia prender a respiração. O vigia abriu o portão para mim sem dizer nada. Ele sabia. Todos ali já sabiam que aquele não era um serviço comum. Os representantes chegaram por volta das 8 horas.
O administrador veio, junto com dois funcionários da prefeitura, um padre chamado Frei Augusto, Dona Lúcia e um sobrinho de Sebastião. Os dois familiares assinaram a papelada. O padre fez uma oração curta, pedindo respeito por todos os envolvidos. Fiquei junto com a equipe responsável pelo procedimento. Não vou entrar em detalhes porque não há necessidade.
Só direi que tudo foi feito com cuidado, em silêncio e com dignidade. Quando veio a primeira confirmação, ninguém comemorou. Não era momento para isso. Apenas olhamos para os documentos, as marcações antigas, os números, e entendemos que o erro era real. Vicente não estava onde a lápide indicava. Nem Sebastião.
Por mais de duas décadas, dois mortos ocuparam os lugares errados. Dona Lúcia colocou a mão no peito e fechou os olhos.
“Meu Deus.”
Ela sussurrou. O sobrinho de Sebastião estava sério, mas não parecia irritado. Ele apenas disse:
“Então vamos colocar cada um no seu lugar.”
Foi o que fizemos. A correção levou horas.
O sol saiu, a neblina se dissipou e a quadra ficou clara. Mas, mesmo com a movimentação das pessoas, havia um tipo diferente de silêncio ali. Ninguém falava alto, ninguém fazia piada. Até os ajudantes mais novos pareciam entender que aquele serviço não era como os outros. Quando tudo terminou, Vicente Lourenço Duarte foi colocado no túmulo correto ao lado de Alzira, exatamente como a família sempre quis.
A lápide foi retirada, limpa e colocada de volta no lugar certo. A de Sebastião também. Frei Augusto fez mais uma oração. Dona Lúcia colocou uma flor branca no túmulo do pai e outra no túmulo da mãe. Então, ela pegou aquela velha fotografia dos dois, a da igreja, e encostou-a na lápide de Vicente por alguns segundos.
“Pronto, pai.”
Ela disse, chorando baixinho.
“Agora o senhor está com ela.”
Foi o que aconteceu naquele momento. Eu estava a poucos passos de distância, segurando minha boina nas mãos. O sol já estava quente, mas senti um calafrio leve passar pelo pátio. Não era aquele frio pesado dos outros dias, era diferente. Era como uma brisa limpa, daquelas que entram pela janela depois de muito tempo com a casa fechada.
A vela que Dona Lúcia tinha acendido no túmulo de Alzira tremeu uma vez. Depois a chama ficou reta, firme, e aquele peso que estava ali desde o primeiro dia simplesmente desapareceu. Não foi aos poucos, foi de uma vez só. Senti isso no peito, no ar, no silêncio. O cemitério ainda era um cemitério, claro, ainda tinha lápides, terra, cruzes, saudade e nomes gravados na pedra.
Mas aquela parte específica, aquele corredor, já não parecia preso a algo antigo. Foi como se alguém tivesse soltado uma corda invisível que estava amarrada ali há anos. Dona Lúcia olhou para mim. Acho que ela sentiu também, porque não perguntou nada. Apenas enxugou o rosto e continuou olhando para os túmulos de seus pais, agora lado a lado.
Naquela noite, dormi sem medo pela primeira vez em semanas e sonhei uma última vez. Eu estava de volta à quadra Santa Luzia, mas agora não havia neblina cinza, nem corredor comprido, nem peso no ar. Era fim de tarde. O céu estava limpo com aquela luz suave que aparece depois de um dia de chuva. Vicente estava de pé ao lado de Alzira.
Eu não conseguia ver o rosto dela direito, mas sabia que era ela. Eles estavam de mãos dadas. Ele segurava o chapéu na outra mão, igualzinho nos sonhos anteriores. Ele olhou para mim e deu um leve aceno com a cabeça. Não disse nada, nem precisava. Quando acordei, eu sabia que tinha acabado. Depois daquele dia, a quadra Santa Luzia mudou.
Não foi algo que só eu percebi. O vigia comentou que as noites ficaram mais tranquilas. Nivaldo disse que não sentia mais frio quando passava por lá. As ferramentas pararam de aparecer fora do lugar. As flores de Alzira nunca mais amanheceram no corredor. Dona Lúcia voltou a visitar os pais todo mês.
No começo, ela sempre me procurava quando chegava. Depois, com o passar dos anos, as visitas ficaram mais silenciosas. Ela entrava, ia até os túmulos, limpava as duas lápides, trocava as flores e ia embora. Uma vez ela me disse:
“Sabe, Seu Arlindo, agora quando venho aqui, sinto paz.”
Eu respondi:
“Isso é o que importa.”
Ela sorriu tristemente.
“Minha mãe esperou muito tempo.”
Fiquei olhando para os nomes gravados lado a lado: Vicente Lourenço Duarte, Alzira Maria Duarte.
“Às vezes, Dona Lúcia, o tempo dos mortos não é o mesmo que o nosso.”
Ela não respondeu, apenas fez o sinal da cruz e foi embora. Continuei trabalhando naquele cemitério até me aposentar.
Vi muita coisa depois disso. Vi família brigando por causa de túmulo. Vi gente que nunca visitou os pais aparecer só na hora de resolver a papelada. Uma viúva que falava com a lápide como se o marido ainda estivesse sentado na varanda. Vi uma criança trazer um desenho para o avô enterrado. Vi homem forte desabar diante de uma cruz simples.
Mas nunca me esqueci do Vicente. Não por ter sido a coisa mais assustadora que já passei. Não foi. Já ouvi barulhos que não tinham explicação. Já vi sombras onde não havia ninguém. Já senti peso em túmulo recém-fechado e vi vela apagar em dia sem vento. Mas o caso de Vicente ficou marcado em mim por outro motivo.
Ele não queria assustar ninguém, não queria punir ninguém, não queria aparecer para fazer o mal. Ele só queria cumprir uma promessa. Queria ficar perto da mulher que amou em vida e que pediu para descansar ao seu lado depois da morte. E isso, para mim, é o que tornou tudo mais forte, porque às vezes achamos que as coisas grandes são as que mais pesam: um crime, um segredo, a culpa, a maldade.
Mas naquele caso não era nada disso. Era um erro antigo, uma confusão de números, um bilhete esquecido num livro molhado pela chuva, uma falha pequena para quem olha de fora. Mas para ele não era pequena. Para ele, significava estar longe de quem ele havia prometido nunca abandonar. Hoje, aos 76 anos, ainda passo pelo cemitério de São Miguel de vez em quando.
Não trabalho mais lá. Minhas pernas já não ajudam como antes, e minha esposa vive dizendo que eu tenho que parar de voltar ao meu antigo local de trabalho. Mas às vezes eu vou, entro devagar pelo portão, cumprimento o pessoal da administração, caminho pela avenida principal e sigo até a quadra Santa Luzia. A reforma que fizemos naquela época envelheceu.
Algumas pedras racharam de novo. O mato sempre dá um jeito de crescer onde a gente acha que não vai. O tempo não respeita o trabalho de ninguém, mas os túmulos de Vicente e Alzira continuam lá, lado a lado. Sempre que passo por ali, tiro o chapéu, mesmo que ninguém esteja olhando. Fico parado por alguns segundos e me lembro daquele sonho.
Lembro da voz dele. Lembro da frase repetida em sete noites: “Eu estou no lugar errado”. E me lembro do silêncio depois que tudo foi consertado. Eu não sei explicar o que existe depois da morte. Não sou padre, não sou estudioso, não sou homem de teoria. Sou apenas um velho funcionário de cemitério que já viu mais coisas do que pode contar. Mas uma coisa eu aprendi: às vezes os mortos não pedem muito, eles só pedem que a gente… escute.
Eles pedem que a gente respeite. Pedem que a gente corrija o que deu errado. Pedem que os vivos façam a coisa certa. E quando isso acontece, até o silêncio do cemitério muda.