3 Amigos Foram Pescar na Chapada Diamantina e Sumiram — Barraca Achada 15 Km com Bilhete Sinistro

O que deveria ter sido um fim de semana tranquilo de pesca na exuberante Chapada Diamantina tornou-se num dos mistérios mais surpreendentes da Bahia. Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima, três amigos inseparáveis de Feira de Santana, partiram na sexta-feira, 14 de maio de 2010, rumo às águas cristalinas do rio Mucugê para pescar e acampar.

Nunca regressaram a casa.

Rafael Alves Pereira, o líder natural do trio, tinha 28 anos, 1,78 m de altura, com cabelos castanhos encaracolados e um sorriso contagiante que conquistava toda a gente. Trabalhava como técnico de eletrónica numa empresa de telecomunicações em Feira de Santana. Nascido e criado na cidade, filho de João Alves Pereira, camionista, e de Rosa Maria Santos Pereira, dona de casa, Rafael tinha desenvolvido uma paixão pela natureza e pela pesca desde muito jovem.

“O Rafa era viciado na pesca,” recorda o pai, João.

“Desde pequeno, sempre que passávamos perto de um rio ou ribeiro, perguntava-me quando podíamos voltar com a cana e o anzol.”

Conhecia todos os locais de pesca num raio de 100 km de Feira de Santana. Rafael tinha-se tornado num pescador experiente ao longo dos anos, a aprender várias técnicas e os melhores locais para os diferentes tipos de peixe.

Era sempre ele quem organizava as expedições do grupo, planeava rotas, comprava equipamento e coordenava a logística das viagens. Os amigos brincavam que ele tinha um mapa mental de todos os rios, lagos e quedas de água da Bahia.

Bruno Santos Costa, de 26 anos, era o mais calmo e sensato do trio. Com 1,82 m de altura, cabelos negros bem penteados e olhos castanhos sérios por detrás dos óculos, trabalhava como contabilista num escritório no centro de Feira de Santana. Era filho de Luís Carlos Santos Costa, funcionário público reformado, e de Ana Paula Silva Costa, professora de matemática. Bruno era conhecido pela sua organização meticulosa.

E pela atenção aos detalhes. Bruno era o mais cauteloso dos três. A sua mãe, Ana Paula, conta a história.

“Ele verificava sempre tudo duas vezes antes de sair de viagem. Equipamento, mantimentos, rotas alternativas, previsão do tempo. Não deixava nada ao acaso. Se algo corresse mal nessa viagem, não seria por falta de planeamento.”

Bruno era responsável por todos os aspetos logísticos das expedições de pesca. Pesquisava as melhores épocas para pescar em cada região, verificava as condições meteorológicas, calculava as quantidades necessárias de comida e água e insistia sempre em levarem equipamento de segurança extra. Era considerado o ‘cérebro’ do grupo devido à sua capacidade de antecipar problemas e de se preparar para imprevistos.

Diego Ferreira Lima completava o trio como o mais novo e aventureiro. Aos 24 anos, com 1,75 m de altura, cabelos loiros descoloridos e tatuagens nos braços que contavam histórias das suas aventuras, trabalhava como instrutor de natação num ginásio da cidade. Filho de Carlos Ferreira Lima, mecânico, e de Patrícia Soares Lima, enfermeira.

Diego era conhecido pela sua energia inesgotável e vontade de explorar novos locais.

“O Diego era pura adrenalina,” riu-se o pai, Carlos.

“Não conseguia estar parado. Queria sempre descobrir novas quedas de água, trilhos diferentes, lugares que ainda ninguém tinha explorado. Às vezes preocupava-me a sua sede de aventura, mas o Rafael e o Bruno tomavam sempre bem conta dele.”

Diego tinha-se juntado ao grupo dois anos antes, quando conheceu Rafael no ginásio onde trabalhava. Tornou-se rapidamente o terceiro membro inseparável do trio, trazendo a sua juventude e entusiasmo para equilibrar a experiência de Rafael e a prudência de Bruno. Era ele quem sempre descobria novos lugares através de pesquisas na internet, conversas com outros aventureiros ou dicas de clientes do ginásio.

Os três conheciam-se há quatro anos e já tinham feito dezenas de viagens juntos. Começaram com simples idas à pesca em albufeiras perto de Feira de Santana, mas aventuraram-se gradualmente em expedições mais elaboradas. Já tinham acampado no rio São Francisco, pescado trutas nas montanhas de Minas Gerais e explorado rios remotos no interior da Bahia.

Voltavam sempre com histórias incríveis e peixes para partilhar com as famílias. Eram como irmãos. Lembra-se de Rosa Maria, mãe do Rafael?

“Eles passavam todos os fins de semana juntos, fosse a pescar, a planear a próxima viagem ou a arranjar equipamento. A minha casa estava sempre cheia com os três, a comer, a rir, a contar histórias sobre peixes que quase apanharam.”

A Chapada Diamantina era um sonho antigo do trio. Conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, quedas de água cristalinas e rios repletos de peixe, a região era o destino de eleição para qualquer pescador da Bahia. Rafael andava a pesquisar a área há mais de um ano, a estudar mapas, a falar com guias locais e a planear meticulosamente a expedição.

O local escolhido foi a região do rio Mucugê, perto da Cascata do Buracão, no município de Ibicoara. Rafael tinha falado com um guia local chamado Antônio Silva Santos, que lhe garantiu que a área tinha os melhores locais de pesca da chapada e que seria seguro para acampar, desde que se seguissem as diretrizes básicas de segurança na natureza.

Na quinta-feira, 13 de maio de 2010, os três encontraram-se na casa de Rafael para os preparativos finais. Bruno tinha feito uma lista detalhada de tudo o que iam precisar: uma tenda para três pessoas, sacos-cama, um fogão portátil, panelas e tachos, comida para quatro dias, vários equipamentos de pesca, lanternas, pilhas extra, um estojo de primeiros socorros, cordas, catanas, repelente de insetos, protetor solar e uma quantidade generosa de água potável.

“Eles estavam entusiasmados, lembra-se o João, pai do Rafael?”

“Passaram a noite toda a verificar o equipamento, a testar a tenda no quintal e a organizar as canas de pesca. Era como a viagem de sonho deles.”

Diego tinha conseguido quatro dias de folga no ginásio especificamente para esta expedição. Bruno tinha organizado os seus compromissos profissionais de forma a poder ausentar-se do escritório.

Rafael tinha usado parte das suas férias acumuladas. Era uma viagem que os três andavam a planear e a antecipar há meses.

Na manhã de sexta-feira, 14 de maio de 2010, os três deixaram Feira de Santana às 6 da manhã no Chevrolet Corsa branco de Rafael, com matrículas de Feira de Santana. O carro estava carregado com todo o equipamento, provisões e expectativas para um fim de semana perfeito na natureza.

O plano era chegarem à região da Chapada Diamantina por volta do meio-dia, encontrarem-se com o guia Antônio no centro de Lençóis, prosseguirem até ao ponto de acesso ao rio Mucugê e montarem o acampamento antes do anoitecer. A última comunicação do trio com as famílias foi uma chamada que Rafael fez para a mãe às 14h30 daquela sexta-feira. Disse que tinham chegado bem, que estavam em Lençóis a comprar umas coisas que se tinham esquecido e que se iriam encontrar com o guia em 15 minutos.

Lembra-se de Rosa Maria?

“Ele disse que estava tudo perfeito, o tempo estava lindo e que ligaria no domingo quando voltassem para casa.”

Esta foi a última vez que alguém da família ouviu as vozes dos três amigos. O guia Antônio Silva Santos confirma que se encontrou com os três rapazes à hora combinada em Lençóis.

“Eles pareciam bem preparados e entusiasmados,” recorda ele.

“Tinham bom equipamento, conheciam o básico sobre segurança na região da Chapada e fizeram as perguntas certas sobre a zona onde iam acampar.”

Antônio acompanhou-os ao longo de cerca de 8 km por trilhos na Chapada, até chegarem ao ponto de acesso ao rio Mucugê, que ele recomendara.

Era uma zona conhecida pelos pescadores locais, com várias poças naturais profundas, onde abundavam o pintado, o dourado e o pacu. O local tinha uma pequena clareira ideal para acampar, perto da água, mas mais abrigada do vento e da chuva.

“Deixei-os a montar o acampamento por volta das 16h,” conta Antônio.

“Expliquei-lhes os perigos da região, onde não deviam nadar por causa das correntes, que trilhos evitar, como se comportarem se encontrassem animais selvagens. Eles prestaram atenção a tudo e pareciam confiantes.”

O plano era Antônio voltar na segunda-feira, 17 de maio, para apanhar os três e levá-los de volta para onde tinham deixado o carro em Lençóis. Era um acordo comum na região, que permitia aos turistas desfrutarem do fim de semana sem se preocuparem com o transporte. Quando a segunda-feira chegou e Antônio voltou ao local combinado, encontrou apenas uma clareira vazia.

Não havia sinal da tenda, do equipamento, nem dos três amigos. Inicialmente, ele pensou que poderiam ter decidido mudar-se para outro ponto do rio ou regressado mais cedo pelos seus próprios meios. Mas quando chegou a Lençóis e verificou o parque de estacionamento onde o Corsa branco deveria estar, o carro continuava exatamente onde fora deixado na sexta-feira.

Foi então que Antônio começou a preocupar-se seriamente. Tentou contactar o Rafael através do número de telefone que ele lhe dera. Tinha-o apontado, mas as chamadas não eram completadas. Tentou de novo várias vezes durante a tarde, sempre com o mesmo resultado. Às 18h, decidiu contactar a Polícia Militar em Lençóis para reportar a situação.

O Sargento José Carlos Oliveira foi o primeiro polícia a ser informado do desaparecimento. Casos como este não eram incomuns na região da Chapada Diamantina, explicou ele. Às vezes, as pessoas perdiam-se, feriam-se ou simplesmente mudavam os planos sem informar os guias. Mas havia algo na preocupação do Antônio que o fez levar a situação a sério desde o início.

Entretanto, em Feira de Santana, as famílias começaram a preocupar-se quando o domingo terminou sem qualquer contacto dos três. Rosa Maria tentou ligar várias vezes para o telemóvel de Rafael, mas todas as chamadas iam diretamente para o voicemail. Ana Paula fez o mesmo com Bruno, e Patrícia com Diego, sempre com o mesmo resultado.

Na segunda-feira de manhã, quando nenhum dos três apareceu no trabalho e continuaram sem dar notícias, as famílias contactaram-se umas às outras. Foi então que descobriram que nenhum deles recebera qualquer comunicação desde o telefonema do Rafael na sexta-feira. Ao final da tarde, João Alves Pereira já não quis esperar mais. Às 10 da manhã de segunda-feira, ele e Carlos Ferreira Lima partiram para Lençóis no carro de João, uma Toyota Hilux preta.

Chegaram à cidade por volta das 15h e contactaram imediatamente a Polícia Militar. Foi então que tomaram conhecimento da visita de Antônio na noite anterior e que já tinha sido iniciada uma busca preliminar. O Sargento José Carlos tinha organizado uma pequena equipa para revistar os principais trilhos da região onde os três tinham acampado, mas até àquele momento, nada fora encontrado.

A busca oficial foi significativamente expandida com a chegada dos pais. Bombeiros de Vitória da Conquista foram chamados, trazendo consigo equipamento especializado para resgate em montanha e na floresta. Voluntários da região, incluindo outros guias e pessoas familiarizadas com a chapada, ofereceram-se para ajudar nas buscas.

Durante três dias, mais de 60 pessoas revistaram um raio de 15 km em redor do ponto onde os três tinham sido deixados. Trilhos foram percorridos. Rios foram explorados, grutas foram inspecionadas. Helicópteros dos Bombeiros sobrevoaram a região, à procura de qualquer sinal dos jovens ou do seu equipamento. A primeira pista concreta surgiu na quinta-feira, 20 de maio, dias após o seu desaparecimento.

Um grupo de buscas liderado pelo bombeiro Marcos Antônio Ribeiro encontrou pegadas humanas num trilho secundário que se afastava do rio, em direção a uma área mais densa de cerrado. As pegadas eram claramente de botas de caminhada, recorda Marcos Antônio. Havia pelo menos três conjuntos de marcas diferentes, todas na mesma direção.

Eram recentes, provavelmente de há poucos dias, e pareciam indicar que as pessoas estavam a andar a um ritmo normal, não a correr nem em pânico. As pegadas foram seguidas ao longo de aproximadamente 2 km antes de desaparecerem em terreno mais rochoso. Mas a direção que indicavam levou a equipa de busca a uma área da chapada que não tinha sido explorada anteriormente, uma região de cerrado denso intercalada por formações rochosas, a aproximadamente 8 km a nordeste do acampamento original.

Foi nesta área que, na sexta-feira, 21 de maio, uma semana após o desaparecimento deles, o Bombeiro Rogério Santos Almeida fez uma descoberta que mudaria completamente o rumo da investigação. Escondida entre afloramentos rochosos, numa pequena depressão natural que a protegia do vento e da chuva, estava a tenda dos três amigos.

Mas não estava montada para acampar. Estava claramente abandonada, com equipamento espalhado de forma desorganizada. Ainda mais perturbador era o facto de a tenda estar localizada a 15 km da queda de água onde os três pretendiam pescar, numa direção completamente oposta à rota planeada.

Não havia água por perto, nem locais de pesca, nenhuma razão lógica para eles terem escolhido aquele local para acampar. Dentro da tenda, os investigadores encontraram sacos-cama, algumas roupas, equipamento de pesca intacto e provisões por consumir. Mas o que lhes chamou imediatamente a atenção foi um pedaço de papel amarrotado no chão da tenda, com uma mensagem escrita à mão numa caligrafia claramente apressada e nervosa.

O bilhete dizia: “Têm andado a seguir-nos desde ontem. Não podemos voltar pelo caminho por onde viemos. Vamos tentar sair pelo trilho norte. Se alguém encontrar isto, por favor avise as nossas famílias que estamos a tentar resistir. Rafael, Bruno, Diego.”

A descoberta do bilhete aterrador mudou completamente a natureza da investigação. O que inicialmente parecia ser um caso de pessoas perdidas na natureza tornou-se em algo muito mais sinistro. Quem eram “eles” mencionados no bilhete? Porque é que os três amigos tinham abandonado o seu acampamento planeado para fugir para uma zona remota da chapada? Uma análise grafológica confirmou que a caligrafia era de Rafael, com base em comparações com documentos fornecidos pela família.

A caligrafia revelava sinais claros de stresse e pressa, indicando que tinha sido escrita sob extrema tensão. A Polícia Civil assumiu oficialmente o caso e o Detetive Henrique Silva Barbosa foi nomeado para liderar a investigação. A possibilidade de crime foi considerada pela primeira vez e as buscas intensificaram-se, focando-se não apenas em encontrar os três jovens, mas também em identificar quem poderiam ser os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete.

“Era óbvio que algo muito sério tinha acontecido,” diz o Detetive Henrique.

“Três campistas experientes não abandonam o seu equipamento e fogem para uma zona remota sem uma razão muito forte. O bilhete sugeria que eles estavam a ser ameaçados por alguém.”

A investigação concentrou-se em identificar quem mais poderia estar na região da Chapada durante aquele fim de semana. Estalagens, guias, outros turistas, residentes locais. Todos foram interrogados sobre pessoas suspeitas ou atividades invulgares na zona. Surgiram relatos de que um grupo de homens tinha sido visto na região durante o mesmo período, mas as descrições eram vagas e contraditórias. Alguns diziam que eram quatro homens, outros cinco.

Alguns diziam que pareciam ser da região, outros afirmavam que eram claramente forasteiros. Uma linha de investigação considerada foi a possibilidade de os três amigos se terem deparado acidentalmente com atividades ilegais na região da Chapada. A região era conhecida por abrigar pequenas operações de mineração ilegais, plantações de marijuana escondidas e até laboratórios de processamento de drogas.

Talvez tivessem visto algo que não deviam ter visto. Durante os meses seguintes, as buscas pelos três amigos continuaram de forma intermitente. Equipas de bombeiros realizaram operações mensais, explorando sempre novas áreas da vasta chapada. Voluntários na região continuaram a encontrar pegadas ocasionais, fragmentos de equipamento ou sinais de fogueiras antigas, mas nada que conduzisse diretamente aos jovens desaparecidos.

As famílias nunca perderam a esperança. João Alves Pereira organizava as suas próprias expedições quase todos os fins de semana, a percorrer trilhos e a falar com os habitantes locais. Rosa Maria contratou um detetive particular especializado em casos de pessoas desaparecidas. Carlos Ferreira Lima ofereceu uma recompensa de 20.000 reais, mais 1.000 reais, por informações que levassem ao paradeiro dos três.

“Eu não conseguia aceitar que o meu filho tinha simplesmente desaparecido.” João explica.

“Todas as noites eu sonhava que os encontrava vivos nalguma gruta, à espera de serem salvos. Todas as manhãs eu acordava pronto para procurar mais um pouco.”

Em 2011, um ano após o desaparecimento, surgiram várias pistas falsas. Alguém disse ter visto três jovens a trabalhar numa quinta no interior da Bahia.

Outro relato mencionou possíveis avistamentos em Goiás. Todas as pistas foram investigadas e provaram ser incorretas. O caso ganhou atenção nacional quando foi apresentado num programa de televisão sobre pessoas desaparecidas. Receberam-se milhares de chamadas com alegados avistamentos por todo o país, mas nenhuma conduziu a descobertas concretas.

Em 2013, três anos após o desaparecimento, Ana Paula Santos Costa desenvolveu problemas cardíacos que os médicos atribuíram ao stresse prolongado.

“A incerteza é a pior coisa de todas,” costumava dizer ela.

“Se eu soubesse que o meu filho estava morto, podia chorar e começar a aceitar a situação, mas não sabia se ele estava vivo, se estava a sofrer, se estava à espera de ajuda. Isto é uma tortura.”

A investigação oficial manteve-se aberta, mas com recursos cada vez mais limitados. Novos casos exigiam a atenção da polícia, e o desaparecimento dos três amigos desvaneceu-se gradualmente das manchetes. Apenas as famílias e alguns voluntários persistentes continuaram à procura ativamente. Em 2015, cinco anos após o desaparecimento, a Polícia Civil organizou uma última grande operação de busca.

Durante uma semana, 50 pessoas revistaram áreas da chapada que ainda não tinham sido totalmente exploradas. Foi utilizado equipamento moderno, incluindo drones para mapeamento aéreo e cães especializados na localização de restos mortais humanos. Mas nem mesmo esta operação produziu novas pistas sobre o destino de Rafael, Bruno e Diego.

Foi como se os três tivessem simplesmente se dissolvido na vastidão da Chapada Diamantina, deixando apenas um bilhete angustiante como prova de que algo terrível tinha acontecido. Nos anos seguintes, o caso tornou-se numa lenda local na região da Chapada. Os guias contavam a história aos turistas como um aviso sobre os perigos de se aventurarem sozinhos em áreas remotas.

Alguns habitantes locais desenvolveram as suas próprias teorias sobre o que tinha acontecido, que envolviam sempre grupos de criminosos ou forças sobrenaturais da floresta. João Alves Pereira morreu em 2018, aos 65 anos, sem nunca saber o que tinha acontecido ao seu filho, Rafael. Amigos da família dizem que morreu de desgosto, consumido pela busca incansável que durou oito anos.

Rosa Maria, agora viúva, continua a visitar a Chapada Diamantina duas vezes por ano, sempre na esperança de encontrar algum sinal do filho. Carlos Ferreira Lima desenvolveu uma obsessão por teorias da conspiração sobre o desaparecimento do filho e dos amigos. Acredita que os três descobriram algo que criminosos poderosos queriam manter em segredo, e que foram eliminados para garantir o seu silêncio.

Patrícia, a sua mulher, teve de procurar tratamento psicológico para lidar com as teorias cada vez mais elaboradas do marido. Ana Paula Santos Costa mudou-se para Salvador em 2017, a dizer que não conseguia viver mais em Feira de Santana, onde tudo a lembrava do Bruno. Mantém um contacto esporádico com as outras famílias, mas prefere não falar sobre o caso, a alegar que revisitar constantemente a tragédia só aumenta o seu sofrimento.

Hoje, 14 anos após aquela fatídica sexta-feira de maio, o destino de Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima permanece um mistério completo. A região da Chapada Diamantina guardou os seus segredos, e o bilhete aterrador encontrado na sua tenda abandonada continua a ser a única pista sobre o que realmente aconteceu durante aqueles dias aterrorizadores.

As teorias abundam em relação ao caso. Alguns acreditam que os três foram vítimas de criminosos a atuar na região e que os seus corpos foram escondidos numa das milhares de grutas da chapada. Outros sugerem que se podem ter perdido completamente e morrido de sede e fome numa área que ainda não tinha sido explorada.

Há até quem especule que descobriram um tesouro escondido ou provas de corrupção que lhes custaram a vida. A mais perturbadora de todas as teorias é a que sugere que pelo menos um dos três pode ter sobrevivido inicialmente e tentado escapar, tal como indicado no bilhete.

A menção ao trilho norte nunca foi totalmente investigada, pois não havia um trilho claramente definido nessa direção a partir do local onde a tenda foi encontrada. O caso dos três amigos pescadores tornou-se num símbolo dos perigos ocultos que podem existir mesmo nas zonas mais belas do Brasil. A Chapada Diamantina, com toda a sua beleza natural, também esconde riscos que vão além dos perigos naturais da floresta e das montanhas.

As autoridades locais intensificaram as medidas de segurança para os turistas na sequência do incidente, passando a exigir o registo obrigatório de grupos que pretendam acampar em áreas remotas e a estabelecer postos de controlo regulares. Mas nada disto trouxe Rafael, Bruno e Diego de volta, nem explicou o que realmente aconteceu durante aqueles dias de maio de 2010.

A memória dos três amigos é mantida viva pelas suas famílias e pela comunidade de Feira de Santana. Uma placa no clube de pesca da cidade homenageia os três jovens, a recordar a sua paixão pela natureza e a realçar a importância da segurança em aventuras ao ar livre. O mistério que se abateu sobre a Chapada Diamantina em maio de 2010 continua por resolver.

Mas as perguntas continuam a ecoar. Quem eram os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete? Porque é que três pescadores experientes abandonaram o seu acampamento planeado para fugirem para uma zona isolada? E mais importante, algum deles poderia ainda estar vivo algures? O bilhete arrepiante encontrado na tenda abandonada recorda-nos que a natureza brasileira, por mais bela que seja, pode esconder segredos sombrios e perigos que vão muito além do que podemos imaginar.

E às vezes estes segredos são guardados para sempre.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward