Garimpeiro desapareceu no Pará em 1982 — 30 Anos Depois, Imagem de Satélite Revela Algo Perturbador

Em 15 de março de 1982, na região de Itaituba, no Pará, Ademir Correa Bastos limpou o suor da testa com as costas da mão, que estava suja de terra vermelha. O calor de março de 1982 tornava cada movimento uma batalha contra o vapor que subia do solo encharcado da floresta amazônica. Aos 34 anos, Miro, como era conhecido entre seus companheiros, trazia no rosto marcado pelo sol as marcas de quem havia passado a vida inteira apostando esperanças no subsolo do Pará.

A região de Itaituba estava cheia de vida desde o final dos anos 1970. A descoberta de ouro no rio Tapajós havia transformado aquela parte da Amazônia em um formigueiro humano. Homens vinham de todos os cantos do Brasil carregando picaretas, sonhos e a certeza de que uma grande fortuna estava a apenas uma bateia de distância. Miro havia chegado ali três anos antes, vindo de Goiás, onde a terra já não produzia mais nada.

Na manhã daquele 15 de março, ele acordou sentindo-se diferente. Os companheiros de barraca notaram: Ademir estava inquieto, mas não do seu jeito habitual. Era uma agitação contida, como alguém guardando um segredo grande demais para caber no peito. No café da manhã, farinha com água, charque e café preto forte. Ele mal tocou na comida.

“Miro, parece que você viu um fantasma!” — brincou Zé Pequeno, um garimpeiro baixinho e tagarela que se tornara seu parceiro mais próximo.

Ademir forçou um sorriso e balançou a cabeça.

“Não é nada, talvez seja só pensando aqui com meus botões.”

Mas isso não era verdade. Na tarde anterior, enquanto seguia uma trilha abandonada a cerca de 12 km mata adentro, Ademir havia encontrado algo que o mantivera acordado. Um veio de quartzo diferente de tudo o que ele já tinha visto, não apenas pela quantidade de ouro visível a olho nu, mas também pela estranha formação geológica que o cercava.

A rocha se estendia em linha reta por metros, como se tivesse sido cortada por mãos humanas, formando um desenho quase geométrico no meio da selva. O local ficava em uma clareira natural perfeitamente circular, onde as árvores pareciam ter crescido ao redor de um espaço vazio, deixando o céu completamente visível.

Ademir tinha experiência suficiente para saber que aquilo não era normal. Em 20 anos de garimpo por todo o Brasil, ele nunca tinha visto nada igual. Decidiu não contar nada a ninguém ainda. Os garimpos eram lugares onde amizades se quebravam por muito pouco, e segredos valiam seu peso em ouro, às vezes literalmente.

Miro planejava retornar ao local sozinho, desta vez com o equipamento adequado para conduzir uma prospecção mais detalhada. Se suas suspeitas se confirmassem, talvez ele tivesse encontrado o que procurava havia tanto tempo: uma mina rica o suficiente para lhe permitir voltar para casa com dignidade. Por volta das 7 horas da manhã, Miro terminou de arrumar sua mochila.

Ele pegou o essencial: picareta, bateia, lanterna, algumas ferramentas menores, água para dois dias e comida suficiente para não precisar caçar. Ele avisou aos companheiros que retornaria no dia seguinte antes do anoitecer.

“Se eu não aparecer até amanhã à noite, me procurem pela trilha do Sítio Velho” — disse ele, referindo-se a uma rota conhecida que levava a áreas de mineração abandonadas.

Essa foi a última vez que alguém viu Ademir Correia Bastos com vida. À medida que a noite caía e os sons da floresta se enchiam do coaxar de cigarras e sapos, Miro já caminhava pela mata havia horas, seguindo as marcações que havia feito nas árvores no dia anterior. A cada passo, a vegetação se tornava mais densa e a sensação de estar sendo observado aumentava.

Mas ele conhecia essa paranoia. Era comum entre os homens que passavam muito tempo sozinhos na selva. O que Ademir não sabia era que, naquele exato momento, seus passos o conduziam a um lugar onde a linha entre a descoberta e o desaparecimento se tornaria perigosamente tênue. A primeira pessoa a se preocupar foi Zé Pequeno.

Na manhã de 17 de março, quando o sol já estava alto e não havia sinal de Miro, ele começou a fazer perguntas nos alojamentos. Os garimpeiros tinham uma regra não escrita: um dia de atraso podia ser explicado por mil motivos. Ferimento leve, chuva forte, necessidade de acampar por segurança. Dois dias já eram motivo de preocupação.

“Alguém viu o Miro ontem?” — perguntava Zé de barraca em barraca, sempre recebendo a mesma resposta.

Não. Na região de garimpo, as notícias viajavam rápido, mas nem sempre eram confiáveis. Em poucos dias, três versões diferentes sobre o desaparecimento de Ademir começaram a circular. A primeira, e mais aceita, era de que ele havia se perdido na mata e provavelmente sido atacado por algum animal selvagem.

Onças eram raras, mas ataques de cobras ou acidentes com jacarés não eram incomuns. A segunda versão era mais sombria. Miro havia encontrado ouro de verdade e fugido durante a noite, deixando os companheiros para trás e levando sua descoberta em silêncio. Essa teoria ganhou força porque alguns garimpeiros juravam que ele vinha agindo de forma estranha nos últimos dias, como se escondesse algo.

A terceira possibilidade era a mais temida, embora raramente fosse dita em voz alta. Ademir havia sido assassinado por outros garimpeiros que descobriram seu achado. Conflitos por territórios de garimpo eram comuns, e mais de um homem já havia desaparecido na região sem deixar rastros. Zé Pequeno organizou as primeiras buscas em 18 de março.

Cinco homens se espalharam pela mata, seguindo as principais trilhas conhecidas, gritando o nome de Miro e disparando tiros para o alto, um sinal combinado para que ele respondesse caso estivesse ferido e incapaz de se mover. Eles voltaram de mãos vazias. A família de Ademir só soube do desaparecimento uma semana depois, quando um conhecido que trabalhava no correio de Itaituba trouxe a notícia.

Dona Conceição, sua mãe, uma mulher de 58 anos que morava em uma casa simples em Anápolis, Goiás, ficou transtornada.

“Meu filho não desaparecia assim do nada” — repetia ela para quem quisesse ouvir. “Ele sempre mandava cartas, sempre.”

Era verdade. Ademir escrevia para casa religiosamente uma vez por mês, falando sobre o trabalho, enviando algum dinheiro quando podia e prometendo voltar assim que as coisas melhorassem.

A última carta havia chegado em fevereiro, otimista e cheia de planos. O irmão mais novo de Miro, João Batista, decidiu viajar. João chegou a Itaituba no final de março e ficou estarrecido com o que encontrou. Uma cidade que parecia ter brotado do nada, cheia de homens sujos, bares improvisados, casas de madeira construídas em uma semana e prostitutas que cobravam em ouro.

João foi à delegacia local, mas o cenário que encontrou foi desanimador. O delegado, um homem cansado chamado Osvaldo Ferreira, trabalhava em uma sala pequena empilhada de papéis e reclamações sobre roubos, brigas e desaparecimentos.

“Olha, rapaz” — disse o delegado sem levantar os olhos da papelada. “Garimpeiro sumir na mata acontece toda semana. Ou eles aparecem ou não aparecem. Não temos recursos para ficar caçando gente na floresta.”

A resposta irritou João, mas ele sabia que discutir não levaria a lugar nenhum. Decidiu procurar por conta própria. Durante duas semanas, percorreu acampamentos de garimpo, conversou com dezenas de pessoas e até contratou alguns homens para vasculhar áreas mais distantes. Tudo em vão.

Uma das conversas mais perturbadoras foi com um garimpeiro veterano chamado Manoel Nunes, conhecido como Manoel do Machado por causa da ferramenta que sempre carregava na cintura.

“Seu irmão estava se metendo onde não devia” — disse Manoel certa tarde, enquanto bebiam cachaça em um bar de madeira. “Ouvi falar que ele andava fazendo perguntas sobre lugares que não devem ser tocados.”

João tentou arrancar mais detalhes, mas Manoel se fechou.

“É melhor você voltar para sua terra, garoto. Às vezes é melhor não saber.”

Frustrado e sem dinheiro para continuar as buscas, João Batista retornou a Goiás em maio de 1982. Levou consigo apenas algumas roupas que Ademir havia deixado no barraco e a promessa de que voltaria assim que conseguisse reunir mais recursos.

Mas a vida seguiu, e as promessas se tornaram mais difíceis de cumprir. João casou-se, teve filhos e abriu um pequeno comércio. Dona Conceição morreu em 1989, sem nunca saber o que aconteceu com seu filho. O desaparecimento de Ademir Correia Bastos tornou-se mais uma das muitas histórias tristes que a corrida do ouro do Tapajós produziu.

Nos anos 1980, nos bares de Itaituba, o nome de Miro ainda era lembrado de vez em quando, sempre acompanhado por teorias contraditórias. Alguns diziam que ele havia sido visto anos depois em Roraima. Outros juravam que ele tinha virado ermitão na floresta. Havia até quem garantisse que ele havia se mudado para o Suriname com uma fortuna em ouro, mas a verdade permaneceu sepultada na mata junto com os segredos que só a Amazônia conhece.

Trinta anos podem passar como um sopro ou como uma eternidade, dependendo de quem está contando o tempo. Em 2012, a região de Itaituba estava irreconhecível. O garimpo clandestino dos anos 1980 havia dado lugar a operações mecanizadas e legalizadas. A cidade cresceu, ganhou asfalto em algumas ruas e até um pequeno centro comercial.

Muitos dos homens que haviam dividido barracas com Ademir Correia Bastos já tinham morrido. Outros haviam migrado para diferentes partes do país, e poucos ainda se lembravam do garimpeiro que desaparecera na mata em março de 1982. Zé Pequeno era uma dessas pessoas. Aos 71 anos, aposentado e morando em uma casa simples na periferia de Itaituba, ele ainda mantinha uma memória afiada para as coisas do passado.

De vez em quando, ao encontrar alguém conhecido dos velhos tempos, a conversa invariavelmente voltava aos anos dourados, e o nome de Miro aparecia. Foi em uma manhã de setembro de 2012 que tudo mudou. O Dr. Ricardo Palmeira, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), analisava imagens de satélite da região amazônica como parte de um projeto de monitoramento de desmatamento.

Não era um trabalho glamoroso. Consistia principalmente em comparar fotografias aéreas de diferentes períodos, identificando onde a floresta havia sido derrubada e calculando taxas de destruição. Ricardo trabalhava em uma sala sem janelas no campus universitário em São José dos Campos, cercado de monitores e mapas. Naquele dia em particular, ele examinava uma área no sul do Pará quando algo chamou sua atenção.

Na tela do computador, em meio ao vasto verde da floresta, aparecia uma forma que não deveria estar ali: uma clareira. Uma clareira perfeitamente circular, com aproximadamente 150 metros de diâmetro, exibia padrões geométricos em imagens que não pareciam naturais nem compatíveis com o desmatamento comum.

“Que diabo é isso?” — murmurou Ricardo, ajustando o zoom da imagem.

O que ele viu o intrigou. No centro da clareira havia estruturas lineares dispostas de forma quase simétrica, formando desenhos que lembravam vagamente uma cruz ou uma estrela. Ao redor delas, pequenos pontos metálicos refletiam a luz solar, criando brilhos visíveis mesmo na imagem de satélite. Ricardo verificou as coordenadas.

Ficava em uma área de floresta densa, a cerca de 30 km a nordeste de Itaituba. Não havia estradas oficiais por perto, tampouco concessões de mineração ativas registradas para aquela área. Intrigado, o pesquisador decidiu investigar mais a fundo, sobrepondo imagens de diferentes períodos e descobrindo algo ainda mais estranho. A clareira não existia nas fotografias de 1975; aparecia parcialmente formada em 1985 e estava completamente definida em 1990.

Mas, depois disso, as imagens mostravam que a vegetação havia começado a crescer novamente, como se o local tivesse sido abandonado repentinamente. Ricardo levou a descoberta ao seu superior, o Dr. Carlos Mendonça, um geógrafo experiente que passara décadas estudando a ocupação humana na Amazônia. Carlos analisou as imagens com interesse crescente.

“Isso não é padrão de desmatamento legal” — disse Carlos, apontando para as formas geométricas. “E também não parece mineração típica. Olhe para essas estruturas lineares. É como se alguém tivesse construído algo ali, mas seguindo um plano.”

Os dois pesquisadores decidiram incluir a descoberta em um relatório a ser enviado aos órgãos de fiscalização ambiental. Mas, antes disso, Carlos sugeriu que tentassem identificar exatamente o que havia acontecido naquele local.

“Seria interessante conversar com pessoas da região. Alguém deve saber de alguma coisa.”

A primeira pessoa com quem entraram em contato foi o historiador local José Ribamar, um professor aposentado que guardava um pequeno arquivo sobre a história de Itaituba. José conhecia bem a era do garimpo e mantinha contato com muitos veteranos daquela época. Quando Ricardo e Carlos mostraram as coordenadas e as imagens a José Ribamar, o historiador ficou pensativo.

“Essa região aí, deixe-me ver, fica na área onde os garimpeiros costumavam entrar nos anos 80. Havia muita mineração ilegal por ali.”

José prometeu fazer algumas pesquisas e entrar em contato se descobrisse algo relevante. Três dias depois, ele ligou para os pesquisadores com uma informação surpreendente.

“Vocês não vão acreditar” — disse José ao telefone. “Conversei com alguns velhos conhecidos, e um deles se lembra de um garimpeiro que desapareceu exatamente nessa região em 1982. Um sujeito chamado Ademir, a quem os companheiros chamavam de Miro.”

A coincidência era perturbadora demais para ser ignorada. Ricardo e Carlos decidiram que uma expedição ao local era necessária. Em outubro de 2012, uma pequena equipe composta pelos dois pesquisadores, José Ribamar e dois guias locais partiu de Itaituba em direção às coordenadas identificadas na imagem de satélite.

O que encontraram lá mudaria para sempre a percepção do desaparecimento de Ademir Correia Bastos. A expedição levou dois dias para chegar ao local. Mesmo com GPS e equipamentos modernos, a floresta amazônica continuava sendo um labirinto de trilhas que se perdiam, rios que mudavam de curso e vegetação que crescia rápido o suficiente para apagar qualquer rastro em questão de meses.

Quando finalmente emergiram na clareira circular identificada nas imagens de satélite, o grupo permaneceu em silêncio por longos minutos. O lugar era ainda mais impressionante ao vivo do que nas fotografias aéreas. A clareira tinha exatamente 147 metros de diâmetro. Ricardo fez questão de medi-la com precisão. As árvores ao redor formavam uma parede verde quase perfeitamente circular, como se tivessem crescido respeitando um limite invisível.

No centro, cobertas por 30 anos de folhas mortas e vegetação rasteira, estavam as ruínas do que claramente havia sido uma construção humana. O Dr. Carlos Mendonça foi o primeiro a se abaixar e começar a remover os detritos orgânicos. Sob a camada de folhas apareceram estruturas de madeira apodrecida dispostas em padrões geométricos, vigas organizadas no formato de uma estrela de seis pontas, com cada ponta apontando para uma direção cardeal específica.

“Isso não foi feito por acaso” — murmurou Carlos. “Alguém planejou isso com muito cuidado.”

José Ribamar, que passara décadas ouvindo histórias sobre os garimpeiros, estava visivelmente perturbado.

“Em 40 anos ouvindo sobre a era do garimpo, nunca ouvi ninguém mencionar nada parecido.”

A descoberta mais intrigante ocorreu quando Ricardo, vasculhando a vegetação na extremidade sudeste da estrutura, encontrou um objeto semienterrado que fez seu coração disparar: uma bateia de metal enferrujada, mas ainda reconhecível, com as iniciais A. C. B. gravadas à mão no cabo.

“Ademir Correia Bastos” — chamou José Ribamar em voz baixa. “É ele.”

Mas a bateia era apenas o começo. Nas horas seguintes, a equipe encontrou outros objetos espalhados pela clareira: restos de ferramentas de mineração, fragmentos de tecido que poderiam ser roupas, uma lata completamente enferrujada com data de validade de 1982 e algo que os intrigou: pedaços de metal que não pareciam ferramentas, mas sim partes de algum equipamento mais sofisticado.

O achado mais perturbador foi descoberto por um dos guias locais, Raimundo Silva, um homem experiente que conhecia a floresta como poucos. Em uma área parcialmente oculta por suas próprias mãos, Raimundo encontrou o que parecia ser um abrigo. A estrutura improvisada, restos de madeira e lona, sugeria que alguém havia morado ali por um longo período.

“Olhem para isso” — disse Raimundo, apontando para marcações feitas na madeira.

Eram riscos organizados em grupos de cinco, como alguém contando os dias.

“127 marcas… 4 meses e uma semana” — calculou o Dr. Carlos. “Alguém ficou aqui por mais de 4 meses.”

A descoberta mais chocante ocorreu no final do segundo dia de investigação. José Ribamar examinava uma área próxima ao que parecia ter sido uma fogueira quando seu pé tocou em algo enterrado sob a terra fofa. Era um caderno protegido dentro de um saco plástico que milagrosamente havia resistido ao tempo e à umidade.

Com as mãos trêmulas, José abriu o saco e retirou um caderno escolar simples com capa azul desbotada. As páginas estavam úmidas, mas a tinta ainda era legível. Na primeira página, uma caligrafia familiar: Ademir Correia Bastos, março de 1982. O caderno continha anotações que mudaram completamente a compreensão do que havia acontecido com Miro.

As primeiras páginas descreviam sua descoberta. Não apenas um veio de ouro, mas uma estranha formação geológica que parecia conter outros minerais raros. Ademir havia encontrado algo que, segundo seus cálculos amadores, valia muito mais do que qualquer descoberta feita na região até então. Mas as anotações posteriores revelavam uma obsessão crescente.

Miro havia decidido não voltar para o garimpo. Em vez disso, começara a construir uma estrutura no local, planejando extrair o material sozinho em segredo. Ele temia que, se contasse a outros garimpeiros, seria assassinado ou expulso da descoberta. As páginas do meio do caderno traziam desenhos detalhados da construção que erguia, a mesma estrutura em forma de estrela que a equipe havia encontrado.

Ademir tinha conhecimentos básicos de engenharia adquiridos na juventude trabalhando na construção civil em Goiás e havia projetado um sistema primitivo, mas funcional, para extração mineral. As últimas anotações, datadas de julho de 1982, revelavam uma mudança de tom. Ademir começou a escrever sobre vigilância e pessoas à sua procura. Ele descobrira que sua ausência prolongada havia atraído atenção e suspeitava que outros garimpeiros tentavam achá-lo.

A última entrada no caderno era perturbadora: “15 de julho. Eles estão perto. Posso ouvir vozes à noite. Vou enterrar tudo e partir na próxima lua nova. Se algo me acontecer, que pelo menos isso fique para contar a história.”

A expedição retornou a Itaituba com mais perguntas do que respostas. As descobertas na clareira foram relatadas às autoridades competentes, mas, 30 anos após o desaparecimento, não havia mais investigação criminal a ser realizada. Ademir Correa Bastos foi oficialmente declarado morto, e seus restos mortais nunca foram encontrados.

Mas a história não terminou aí. José Ribamar decidiu procurar Zé Pequeno, o último companheiro vivo de Miro. Quando o velho garimpeiro soube das descobertas na clareira, seu rosto empalideceu.

“Eu sempre soube que havia algo estranho naquele desaparecimento” — disse Zé, sentado na varanda de sua casa, olhando para o horizonte. “Miro era inteligente demais para se perder na mata e corajoso demais para fugir com medo.”

Zé contou então algo que nunca havia revelado antes. Na época do desaparecimento, alguns garimpeiros haviam comentado sobre movimentações estranhas na área onde Miro costumava trabalhar. Homens armados que não eram garimpeiros nem policiais faziam perguntas sobre descobertas recentes.

“A gente nunca falava sobre isso porque, bem, naquela época você não fazia muitas perguntas se quisesse continuar vivo.”

A descoberta da clareira e do caderno de Ademir gerou um pequeno documentário feito por uma TV local, veiculado em 2013. A história atraiu atenção nacional por alguns dias, gerando especulações sobre o que realmente havia acontecido com o garimpeiro desaparecido.

Algumas teorias sugeriam que Miro havia descoberto um depósito de minerais raros e sido eliminado por interesses corporativos ou criminosos que queriam controlar a área. Outras apontavam para a possibilidade de ele ter conseguido escapar e vivido escondido na floresta por meses antes de seguir para outro lugar. Mas a imagem de satélite que revelara a clareira continuava sendo o elemento mais intrigante de toda a história.

Por que uma estrutura tão elaborada e geometricamente perfeita havia sido construída no meio da floresta e por que fora abandonada tão repentinamente? Ricardo Palmeira, o pesquisador que fizera a descoberta inicial, desenvolveu sua própria teoria: Ademir Correia Bastos descobrira algo valioso o suficiente para justificar meses de trabalho solitário na mata, mas, ao perceber que estava sendo caçado, tentou preservar sua descoberta construindo aquelas estruturas como uma espécie de marco.

Talvez ele planejasse voltar um dia, quando estivesse seguro. A clareira permanece lá até hoje, sendo lentamente recuperada pela floresta. As coordenadas tornaram-se uma espécie de lenda local. Alguns aventureiros ainda tentam alcançar o local, procurando pistas sobre o ouro que Ademir possa ter deixado para trás.

Mas talvez a verdade mais perturbadora seja que, em algum lugar da vasta Amazônia, ainda jazem segredos enterrados, esperando para ser descobertos por olhos que sabem onde olhar, e que algumas dessas descobertas podem ser perigosas demais para quem as faz. O desaparecimento de Ademir Correia Bastos deixou uma pergunta que ecoa até hoje.

Quantas outras histórias como esta ainda estão escondidas sob as copas das árvores, esperando por uma imagem de satélite ou uma reviravolta do destino para trazê-las de volta à luz? A Amazônia guarda seus segredos zelosamente, mas de vez em quando permite que um deles escape, apenas o suficiente para nos lembrar de que ainda há muito que não sabemos sobre o que acontece quando os homens desaparecem na imensidão verde, levando com si descobertas que o mundo talvez nunca devesse conhecer.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward