Nem os Guias Indígenas Entraram — O Grupo Que Sumiu na Mata Fechada.

Há uma área na Amazônia onde até mesmo os nascidos na floresta se recusam a entrar. Em 1988, um grupo de pesquisadores ignorou esse aviso. Nenhum deles voltou para contar o que encontrou lá dentro.
Agora, vamos voltar no tempo. O Alto Rio Negro, na região noroeste do Amazonas, é um dos territórios mais isolados e complexos da Amazônia brasileira. É uma terra de rios escuros como óleo, de florestas tão densas que a luz do sol mal chega ao chão, de comunidades ribeirinhas espalhadas a dias de viagem de barco.
Em 1988, essa região era ainda mais isolada do que é hoje. Não havia sinal de celular, internet ou sistema de GPS. A comunicação com Manaus dependia de rádios de longo alcance que funcionavam apenas quando as condições atmosféricas permitiam. As expedições científicas na área eram raras, caras e extremamente dependentes do conhecimento local.
Sem os mateiros, os guias indígenas que conheciam cada trilha, cada igarapé, cada comportamento da floresta, qualquer expedição estava fadada ao fracasso ou a algo pior. Foi nesse contexto que um pequeno grupo de pesquisadores chegou à região no início de julho de 1988. A expedição era modesta em comparação com os grandes projetos financiados por instituições internacionais.
Eram quatro pessoas: dois biólogos de uma universidade federal do sul do país, um técnico em cartografia que trabalhava para um órgão ambiental estadual e um fotógrafo autônomo que documentaria a viagem. Seus nomes completos constam nos registros oficiais, mas, em respeito às famílias que ainda choram a sua ausência, vamos nos referir a eles apenas como Roberto, o biólogo mais experiente, de 42 anos; Juliana, uma bióloga de 31 anos especializada em botânica; Marcos, um cartógrafo de 37 anos; e Alexandre, um fotógrafo de apenas 25 anos que via naquela expedição a oportunidade de construir um portfólio que mudaria sua carreira.
O objetivo oficial da expedição era catalogar espécies de plantas em uma área específica da floresta que ainda não havia sido devidamente mapeada do ponto de vista científico. Roberto havia conseguido uma pequena bolsa de pesquisa e convencido os outros a embarcar nessa jornada, que duraria aproximadamente três semanas. Eles se prepararam por meses, estudaram mapas antigos, conversaram com outros pesquisadores que conheciam a região, compraram equipamentos e estocaram suprimentos.
Tudo parecia estar em ordem. O que nenhum deles poderia prever é que existem coisas na Amazônia que não estão em nenhum mapa. Existem lugares que os mapas simplesmente evitam. Eles chegaram a São Gabriel da Cachoeira no dia 5 de julho, uma segunda-feira chuvosa. A cidade, que serve como porta de entrada para o Alto Rio Negro, os recebeu com a hospitalidade típica da região, mas também com um certo desconforto.
Quando Roberto apresentou as coordenadas aproximadas da área que pretendiam estudar, alguns moradores locais franziram a testa. Um comerciante que vendia equipamentos de pesca chegou a perguntar se eles tinham certeza daquelas coordenadas. Roberto confirmou. O homem simplesmente balançou a cabeça e disse que eles precisariam conversar com os mateiros antes de ir a qualquer lugar.
Sem um guia que conhecesse a mata, aquela expedição nunca teria saído do papel. Foi assim que, no dia seguinte, conheceram João Banilwa e seu sobrinho Paulo, dois mateiros experientes que já haviam guiado outras expedições científicas na região. João tinha mais de 60 anos e havia nascido e crescido às margens do Rio Negro.
Ele conhecia a floresta como poucos. Seu sobrinho Paulo, na casa dos 30 anos, havia aprendido tudo com o tio e já tinha uma reputação sólida como um guia confiável. Quando Roberto mostrou o mapa e apontou para a área que pretendiam estudar, João permaneceu em silêncio por um longo momento. Ele olhou para Paulo. Os dois trocaram algumas palavras em sua língua materna.
Em seguida, João falou novamente em português, com uma firmeza educada, mas inabalável:
“Nós podemos ir até um certo ponto, mas há uma área específica dentro dessa região onde não vamos entrar.”
Ele a chamou de área fechada. Roberto tentou entender o que isso significava. João explicou:
“Não é uma questão de perigo físico imediato como onças ou cobras, embora esses perigos também existam. É algo diferente. Essa área é conhecida pelas comunidades indígenas há gerações como um lugar que não deve ser perturbado.”
Pessoas que entraram lá relataram profunda desorientação, até mesmo mateiros experientes. As bússolas paravam de funcionar corretamente. Os sons da floresta mudavam.
Havia relatos antigos de pessoas que entraram e nunca mais voltaram, ou que retornaram dias depois, incapazes de explicar onde estiveram ou como encontraram o caminho de volta. João não estava alimentando folclore; ele estava estabelecendo um limite profissional. Eles iriam até a borda daquela área, mas não a cruzariam. Para os pesquisadores, especialmente Roberto, soava como superstição.
Ele respeitava a cultura local, mas era um homem de ciência. Bússolas não paravam de funcionar sem motivo. A desorientação na floresta era comum e tinha explicações racionais: a densidade da vegetação, a falta de referências visuais, fadiga, desidratação. Roberto acreditava que com o GPS — que na época era uma tecnologia militar recém-liberada para uso civil e que ele havia conseguido emprestada com um contato — e com os mapas topográficos que Marcos levara, eles estariam seguros.
Ele tentou negociar, ofereceu pagar mais. João recusou educadamente. Dinheiro não era a questão. A vida deles era. Juliana, a bióloga, estava dividida. Ela queria respeitar o conhecimento local, mas também sentia que eles estavam ali para fazer ciência, para documentar a biodiversidade. Alexandre, o fotógrafo, estava ansioso para capturar imagens de algo verdadeiramente intocado.
Marcos, o cartógrafo, era mais pragmático. Se os guias não entravam, talvez houvesse um bom motivo. Mas Roberto insistiu. Ele argumentou que ficaria apenas nas bordas da área fechada, que eles não iriam muito fundo, que tomariam cuidado. João finalmente concordou em levá-los a um ponto específico, um marco natural que ele descreveu como uma formação rochosa perto de um igarapé.
Dali em diante, se quisessem continuar, o fariam por conta própria. Eles partiram no dia 8 de julho, uma quinta-feira. A viagem de barco pelo Rio Negro e, em seguida, por afluentes menores, levou dois dias inteiros. Eles acamparam em uma comunidade ribeirinha na primeira noite, onde foram recebidos com generosidade, mas também com um silêncio pesado quando mencionaram o seu destino.
Uma mulher mais velha, ao ouvir que eles pretendiam ir para aquela área, fez o sinal da cruz e disse algo em sua língua, que João traduziu apenas como um aviso para tomarem cuidado. Na segunda noite, acamparam à margem de um igarapé escuro, onde os sons da floresta eram ensurdecedores. Grilos, sapos, cigarras, pássaros noturnos, o farfalhar constante de animais invisíveis.
Alexandre tirou fotografias do acampamento à luz das lanternas. Em uma dessas fotos, que mais tarde seria exaustivamente analisada, é possível ver João sentado perto do fogo, olhando para a escuridão da mata, com uma expressão que muitos descreveram como de preocupação. Na manhã de 10 de julho, um sábado, eles deixaram o barco aos cuidados de um ajudante que João havia trazido e começaram a caminhada pela mata.
A floresta ali era particularmente densa. A luz caiu drasticamente poucos metros após entrarem na trilha. O chão estava coberto por uma espessa camada de folhas em decomposição que abafava seus passos. O ar era pesado, úmido e difícil de respirar. Eles caminharam por quase seis horas, fazendo pausas regulares para Juliana coletar amostras de plantas, para Marcos fazer anotações topográficas e para Alexandre tirar fotografias.
Roberto verificava constantemente o GPS e a bússola, anotando as coordenadas em um caderno que carregava em um saco impermeável. Foi no meio da tarde que chegaram à formação rochosa que João havia mencionado. Era uma elevação abrupta no terreno, um afloramento de pedras escuras cobertas de musgo, e ao lado corria um igarapé de águas claras que contrastava com os rios negros da região. João parou ali.
Ele disse que aquele era o limite. A partir daquele ponto, começava a área fechada. Ele apontou para a mata à frente e disse que, se prestassem atenção, notariam que algo mudava. Roberto olhou, mas viu apenas mais floresta. Juliana comentou que a vegetação parecia um pouco diferente, talvez mais antiga, mas nada que justificasse o medo.
Marcos ativou o GPS e confirmou que estavam nas coordenadas planejadas. Alexandre pediu para tirar algumas fotos do grupo antes que os guias fossem embora. Nessas últimas fotografias tiradas por Alexandre, João e Paulo parecem claramente desconfortáveis. João olha para a floresta com uma seriedade quase solene.
Paulo está de costas para a câmera, já voltado para a trilha de retorno. Roberto aparece sorridente, confiante, segurando o GPS como se fosse um talismã. Juliana está verificando sua mochila. Marcos está de pé perto do igarapé, observando algo no mapa. São imagens normais de uma expedição científica normal, exceto que não eram. João fez um último apelo:
“Se vocês realmente precisam entrar, não vão muito longe. Deixem marcações muito claras. Voltem antes do anoitecer. Se sentirem algo estranho, qualquer desorientação, voltem imediatamente.”
Roberto agradeceu:
“Nós tomaremos cuidado. Voltaremos em no máximo quatro horas.”
Eles apertaram as mãos. João e Paulo pegaram suas mochilas e começaram a caminhada de volta. Os quatro pesquisadores os observaram desaparecer pela trilha. Em seguida, viraram-se para a mata à frente e entraram. As primeiras horas dentro da área foram documentadas no equipamento fotográfico de Alexandre e nos cadernos de campo de Roberto e Juliana.
Essas anotações seriam encontradas mais tarde e ofereceriam uma janela angustiante para o que aconteceu. De acordo com os registros, eles avançaram lentamente, marcando a trilha com fitas coloridas amarradas nas árvores a cada 20 metros. Um procedimento padrão. Juliana coletou várias amostras de plantas que ela descreveu como incomuns, algumas espécies que não reconheceu de imediato.
Marcos observou que a topografia era estranha, com pequenas depressões no terreno que não apareciam nos mapas. Roberto registrou que o GPS começou a apresentar leituras inconsistentes, saltando entre coordenadas com variações de até 50 metros, o que ele atribuiu à densa cobertura florestal interferindo no sinal do satélite.
Alexandre tirou dezenas de fotografias: árvores imensas, galhos grossos como cordas, bromélias gigantes, a luz filtrada pela copa criando padrões quase místicos no chão da floresta. Em uma das últimas fotos de sua câmera, datada e cronometrada automaticamente pelo equipamento como 15h42, Juliana aparece ajoelhada ao lado de uma árvore enorme, segurando uma planta nas mãos.
Ela está olhando para a câmera, mas sua expressão é difícil de decifrar. Alguns dizem que ela parece confusa, outros dizem que parece assustada. A foto é tecnicamente perfeita, bem focada, bem exposta, mas há algo nela que é perturbador. Talvez seja o fato de que no fundo da imagem, ligeiramente fora de foco, há uma área da floresta que parece mais escura do que o resto, como se a luz simplesmente não chegasse àquele ponto.
Ninguém sabe exatamente o que aconteceu depois daquela foto. O que se sabe é que João e Paulo retornaram ao ponto de encontro na formação rochosa no horário combinado, no final da tarde. Eles esperaram, e ninguém apareceu. Esperaram mais uma hora. O sol começou a se pôr. Na Amazônia, o anoitecer é rápido e definitivo. João tomou uma decisão.
Eles voltariam para o acampamento base, passariam a noite lá e retornariam ao primeiro sinal de luz do dia seguinte. Entrar na mata à noite para procurar alguém seria suicídio, especialmente naquela área. Na manhã de 11 de julho, um domingo, João, Paulo e o ajudante que havia ficado com o barco retornaram à formação rochosa.
Eles começaram a seguir as marcações de fita que os pesquisadores haviam deixado. As fitas estavam lá, nítidas, amarradas nas árvores, um caminho perfeitamente visível. Eles avançaram gritando os nomes dos pesquisadores. Não houve resposta. Continuaram seguindo as fitas. Em um determinado momento, João notou algo perturbador. As fitas começaram a aparecer em árvores cada vez mais próximas umas das outras, como se quem as estivesse marcando estivesse com pressa ou confuso.
Em seguida, as fitas começaram a aparecer em padrões estranhos, algumas muito altas nas árvores, outras muito baixas, algumas amarradas de forma descuidada, como se tivessem sido colocadas às pressas. E, de repente, as fitas simplesmente pararam. Não havia uma última fita indicando o ponto mais distante que o grupo havia alcançado. Elas simplesmente deixaram de existir, como se quem as estivesse marcando tivesse subitamente deixado de se importar em sinalizar o caminho.
João e Paulo procuraram por toda a volta. Não havia sinais de acampamento, nem sinais de luta, nem sangue, nem roupas rasgadas, nem mochilas abandonadas, absolutamente nada. Era como se quatro pessoas tivessem simplesmente evaporado no meio da floresta. João tomou a decisão mais difícil de sua vida. Eles não poderiam continuar sozinhos.
Precisavam de ajuda, de mais pessoas, de equipamentos. Eles marcaram aquele local com várias fitas e iniciaram a viagem de volta. Na segunda-feira, 12 de julho, chegaram a São Gabriel da Cachoeira e comunicaram o desaparecimento às autoridades. A notícia caiu como uma bomba. Quatro pesquisadores desaparecidos na selva. Uma busca precisava ser organizada imediatamente, mas organizar uma operação de busca no Alto Rio Negro em 1988 não era simples.
Não havia helicópteros disponíveis na região, nem equipes de resgate treinadas para a selva amazônica. O que havia eram voluntários, mateiros locais, alguns policiais militares e muita boa vontade. Uma equipe de busca foi montada às pressas. Doze homens, incluindo João e Paulo, além de policiais militares de São Gabriel e voluntários de comunidades ribeirinhas.
Eles partiram no dia 13. Na terça-feira, 14 de julho, puseram-se a caminho carregando equipamentos de comunicação, cordas, facões e suprimentos para vários dias. Chegaram ao ponto onde as fitas haviam parado naquele mesmo dia. A partir dali, dividiram-se em grupos menores e começaram a revistar a área em padrões radiais.
Gritaram os nomes dos desaparecidos, usaram apitos e deram tiros para o alto na esperança de que o som guiasse os perdidos de volta. Eles procuraram por três dias inteiros. Não encontraram absolutamente nada. Nenhuma pegada definida além das que eles mesmos estavam fazendo, nenhum pertence pessoal, nenhum sinal de que alguém tivesse passado por ali, a não ser as fitas coloridas, que simplesmente terminavam naquele ponto inexplicável.
Alguns dos voluntários locais, homens que haviam nascido na floresta e vivido lá por toda a vida, começaram a relatar experiências perturbadoras. Um deles disse que se sentia como se estivesse andando em círculos, mesmo seguindo uma linha reta. Outro relatou que sua bússola girava descontroladamente em certos pontos. Um terceiro disse que ouviu vozes na mata, vozes que soavam humanas, mas não eram. Vozes que o chamavam pelo nome.
João confirmou. Ele também sentiu. Havia algo de errado naquele lugar. Algo que ia além da simples mata fechada. Era uma sensação de estar sendo observado, de não ser bem-vindo, de que cada passo floresta adentro era um passo para longe da realidade conhecida. No terceiro dia de buscas, um dos voluntários entrou em pânico.
Ele simplesmente largou seu equipamento e começou a correr de volta para o ponto de encontro, gritando:
“Eu preciso sair daqui!”
Os outros conseguiram acalmá-lo, mas ele se recusou terminantemente a voltar para a área de busca, dizendo:
“Eu prefiro morrer a passar mais uma noite nessa mata.”
A polícia militar tentou manter o controle, mas até eles estavam visivelmente abalados. Um sargento que liderava a operação admitiu em seu relatório oficial que a área apresentava características geográficas que tornavam a orientação extremamente difícil e que o moral da equipe estava comprometido. As buscas foram suspensas no dia 17 de julho. A decisão foi tomada em conjunto pelas autoridades e pelas famílias dos desaparecidos, que haviam sido notificadas e estavam em desespero.
Não foi uma rendição oficial, mas um reconhecimento da realidade. Continuar procurando naqueles lugares, naquelas condições, com aquela equipe, seria colocar mais vidas em risco, sem garantia de resultados. A esperança era que os pesquisadores tivessem conseguido sair da floresta por outro ponto, que ainda estivessem vivos, que aparecessem em alguma comunidade ribeirinha pedindo ajuda. Essa esperança durou semanas.
Mensagens foram enviadas por rádio para todas as comunidades do Alto Rio Negro. Fotografias dos quatro desaparecidos foram distribuídas. Avisos foram colocados em igrejas, postos de saúde, escolas. Nada. Ninguém tinha visto os pesquisadores, ninguém tinha ouvido falar deles. Era como se tivessem sido engolidos pela terra.
Em agosto, uma segunda expedição foi organizada, desta vez com mais recursos. O exército enviou uma equipe de selva. Eles trouxeram equipamentos de comunicação mais sofisticados. Trouxeram cães farejadores. Trouxeram mapas atualizados. Retornaram à área. Os cães não conseguiram captar nenhum rastro. O equipamento de comunicação apresentou interferências inexplicáveis.
A equipe do exército, treinada para operar nas piores condições da floresta amazônica, passou cinco dias na região e retornou sem encontrar nenhum vestígio dos pesquisadores. No relatório militar, confidencial na época, mas liberado mais tarde, o comandante da operação escreveu uma frase que ficou famosa entre os estudiosos do caso:
“A área apresenta características atípicas que não podem ser explicadas apenas pelos fatores ambientais conhecidos.”
As famílias não se conformaram. O pai de Alexandre, o fotógrafo mais jovem, vendeu propriedades e contratou equipes de busca particulares. Houve três tentativas diferentes entre setembro e dezembro de 1988. Todas voltaram de mãos vazias.
A mãe de Juliana viajou para São Gabriel da Cachoeira e conversou pessoalmente com João Banilwa. Ele contou a ela tudo o que havia acontecido, demonstrando profundo pesar, mas também uma certeza inabalável. Aquela floresta havia pegado os pesquisadores. Ele não sabia explicar como ou por que, mas tinha certeza de que eles não sairiam de lá. A mulher voltou para o sul devastada, sem respostas, apenas com a palavra de um mateiro indígena que lhe disse que existem lugares na Amazônia que não obedecem às regras normais.
Os equipamentos dos pesquisadores nunca foram encontrados. As mochilas com mantimentos, barracas, equipamentos científicos, cadernos de campo, o GPS de Roberto, as câmeras de Alexandre com dezenas de rolos de filme, as amostras botânicas de Juliana, os mapas de Marcos. Tudo desapareceu junto com eles, exceto por um detalhe perturbador que surgiu meses depois.
Em janeiro de 1989, um pescador encontrou uma pequena mochila presa em uma raiz às margens de um igarapé, a aproximadamente 15 km da área de busca. Estava encharcada, coberta de lama, mas era reconhecível. Era uma das mochilas que Alexandre carregava com equipamento fotográfico reserva. A mochila foi entregue às autoridades e acabou chegando à família.
Dentro havia uma única câmera, um modelo compacto que Alexandre usava para fotos rápidas. O filme estava dentro da câmera e foi revelado com o máximo cuidado, mas a umidade havia estragado quase tudo. Das 36 exposições no filme, apenas seis produziram imagens reconhecíveis. Cinco delas eram fotos normais da expedição: o barco no rio, o acampamento, os mateiros, a formação rochosa. A sexta foto era diferente.
Era uma imagem completamente escura, exceto por uma pequena área no centro, onde se podia distinguir muito vagamente o que parecia ser luz entre as árvores. Especialistas em fotografia analisaram a imagem. Alguns disseram que era simplesmente uma foto tirada com a lente coberta ou à noite sem flash. Outros notaram que a pequena área de luz no centro tinha uma qualidade estranha, quase artificial, como se fosse um clarão repentino no meio da escuridão total.
Mas o mais perturbador não foi a foto em si, e sim o local onde a mochila foi encontrada. 15 km era uma distância considerável da área de busca. Para a mochila chegar até aquele ponto, teria que ser carregada por uma correnteza muito forte. Mas o igarapé onde foi encontrada era calmo, sem corredeiras significativas.
Ou alguém teria que ter caminhado até lá e deixado cair a mochila ou a abandonado. Mas se os pesquisadores conseguiram caminhar 15 km, por que não conseguiram chegar a uma comunidade? Por que não pediram ajuda? E por que apenas uma mochila foi encontrada? Essas perguntas nunca foram respondidas. O caso foi oficialmente encerrado em 1991, 3 anos após o desaparecimento.
A conclusão oficial foi morte por causas indeterminadas na selva. Os quatro pesquisadores foram declarados legalmente mortos. Não havia corpo para enterrar. Não houve um funeral adequado. Apenas placas comemorativas colocadas em universidades e uma dor que nunca teve fim para aqueles que amavam os desaparecidos. João continuou trabalhando como mateiro, mas nunca mais concordou em guiar expedições para aquela região específica.
Ele morreu em 2003, no início dos seus 70 anos. Antes de morrer, deu uma entrevista a um antropólogo que estudava o conhecimento tradicional indígena. Nessa entrevista, João falou abertamente sobre a área fechada. Ele disse que aquele lugar era conhecido pelo seu povo havia centenas de anos, que existiam histórias antigas sobre aquela floresta, histórias de pessoas que entraram e mudaram, que voltaram diferentes ou que simplesmente não voltaram.
Ele disse que não era uma maldição ou um espírito, embora essas palavras fossem usadas por falta de outras melhores. Era algo na própria terra, algo na configuração daquele espaço, algo que afetava a mente humana de maneiras que a ciência ainda não compreendia. Paulo, sobrinho de João, ainda vive na região.
Ele não gosta de falar sobre 1988, mas quando o faz, sempre repete a mesma coisa:
“Os pesquisadores foram avisados. Eles foram avisados várias vezes. Escolheram não ouvir porque acreditavam que a ciência e o conhecimento que possuíam eram superiores aos acumulados pelos povos indígenas ao longo de milênios, e a floresta cobrou o seu preço.”
Ao longo dos anos, várias teorias foram propostas para explicar o desaparecimento. A teoria mais aceita oficialmente é que o grupo se perdeu devido à densidade da floresta e à falha nos equipamentos de navegação, eventualmente sucumbindo à desidratação, à fome ou a ataques de animais selvagens.
Esta é uma explicação racional e plausível. O problema é que não explica por que nenhum corpo foi encontrado, por que nenhum equipamento apareceu além daquela única mochila, e por que as marcações da trilha simplesmente pararam sem nenhum sinal de confusão ou pânico no momento em que foram interrompidas. Outra teoria sugere que o grupo pode ter caído em uma caverna ou sumidouro escondido pela vegetação.
A região amazônica possui formações geológicas complexas e áreas de solo calcário, onde depressões repentinas não são impossíveis. Se os quatro caíram em uma abertura que mais tarde foi fechada pela vegetação, isso explicaria a falta de vestígios. Mas não explica como a mochila de Alexandre foi parar a 15 km de distância.
Uma teoria mais sinistra, embora sem nenhuma evidência concreta, sugere um encontro hostil com garimpeiros ilegais ou outros grupos operando clandestinamente na região. Em 1988, a Amazônia tinha áreas controladas por interesses ilegais que não viam com bons olhos a presença de pesquisadores ou autoridades.
Se o grupo tivesse tropeçado em uma operação ilegal, eles poderiam ter sido silenciados, mas isso exigiria que os corpos fossem escondidos com extremo cuidado e que não houvesse absolutamente nenhuma testemunha ou vazamento de informações ao longo de décadas — algo possível, mas improvável. Há também aqueles que acreditam em explicações que vão além do natural.
Eles falam de anomalias magnéticas que poderiam causar desorientação extrema. Falam sobre concentrações de gases naturais que poderiam induzir alucinações. Falam de fenômenos geológicos que criariam áreas de confusão sensorial. Alguns até mencionam a possibilidade de experiências psicológicas coletivas induzidas pelo isolamento e pela sugestão cultural das histórias locais.
Cada teoria tem seus defensores, mas nenhuma tem provas definitivas. O que é inegável é que aquela área específica da floresta continua sendo evitada. Mateiros locais ainda se recusam a entrar. As comunidades indígenas mantêm a tradição de não se aproximar. Não houve outras expedições científicas documentadas desde 1988 que tenham tentado explorar aquele ponto específico.
É como se um consenso silencioso tivesse se formado. É melhor deixar alguns lugares em paz. As famílias dos desaparecidos ainda carregam o peso da ausência deles até hoje. O pai de Alexandre nunca se recuperou totalmente. Passou os últimos anos de vida obcecado com mapas da região, marcando e remarcando possíveis rotas que o filho poderia ter tomado.
A irmã de Juliana tornou-se ativista, lutando por melhores protocolos de segurança para expedições científicas em áreas remotas. Os pais de Roberto e Marcos escolheram o silêncio, lidando com o luto de forma privada, longe dos olhos do público. Periodicamente, algum jornalista ou documentarista se interessa pelo caso.
Alguns até viajam para São Gabriel da Cachoeira, conversam com moradores antigos, entrevistam Paulo, contemplam a vasta imensidão verde da floresta e percebem que estão diante de algo que não podem resolver. A Amazônia guarda seus segredos com um zelo ancestral. Ela não entrega seus mortos facilmente. Não oferece conclusões satisfatórias.
Ela simplesmente existe, vasta e indiferente. Uma testemunha silenciosa de tragédias que nunca serão totalmente compreendidas. Em 2015, um grupo de geólogos identificou, por meio de imagens de satélite, algumas anomalias no terreno naquela região geral do Alto Rio Negro. Estruturas circulares que poderiam indicar antiga ocupação humana ou formações naturais incomuns.
Houve uma breve discussão sobre a organização de uma expedição para investigar. A ideia foi rapidamente abandonada quando consultaram os mateiros locais e ouviram as mesmas histórias que João Banilwa havia contado em 1988. A área fechada continua fechada. Existe uma fotografia que nunca foi amplamente divulgada, mas que circula entre os estudiosos do caso.
É uma das últimas fotos tiradas por Alexandre, encontrada naquele filme danificado na mochila recuperada. Ela mostra os quatro pesquisadores juntos no que parece ser a formação rochosa, pouco antes de João e Paulo partirem. Eles estão sorrindo. Não parecem pessoas prestes a desaparecer para sempre.
Parecem simplesmente quatro profissionais fazendo seu trabalho, confiantes em seu conhecimento, em seus equipamentos e em sua capacidade de dominar o ambiente ao redor. É uma foto típica de uma expedição típica, exceto pelo fato de que atrás deles, na beira da mata, há uma escuridão que parece mais profunda do que o resto da floresta.
Provavelmente é apenas um truque de luz, uma sombra mais densa criada pelo ângulo do sol. Mas quando você olha para aquela foto por muito tempo, quando realmente presta atenção, é difícil não sentir que aquela escuridão estava esperando. Trinta e sete anos se passaram desde aquele julho de 1988. A tecnologia avançou imensamente. Temos GPS de alta precisão, temos satélites que mapeiam cada centímetro da superfície da Terra, temos drones, temos equipamentos de comunicação que funcionam nos lugares mais remotos do planeta.
Teoricamente, seria possível organizar uma nova busca, muito mais sofisticada do que as de 1988. Mas ninguém faz isso. Ninguém realmente quer fazer isso. Porque, no fundo, mesmo aqueles que se apegam à racionalidade científica, mesmo aqueles que rejeitam qualquer explicação que cheire ao sobrenatural, todos carregam uma pequena voz sussurrando no fundo de suas mentes.
E se os mateiros estivessem certos? E se existirem lugares onde nossas ferramentas, nossos mapas e nossa ciência simplesmente não funcionam da maneira que deveriam? E se a floresta não tivesse escondido os pesquisadores, mas os absorvido de uma forma para a qual ainda não temos vocabulário para descrever? A área ainda está lá. Ela aparece nos mapas modernos como qualquer outra parte da Amazônia.
A partir de uma visão de satélite, não há nada de especial nela. É apenas uma floresta densa e ininterrupta. Mas nenhum mateiro local levará ninguém até lá. Nenhuma comunidade indígena estabelece aldeias nas proximidades. É um vazio humano no meio de uma floresta habitada. Um silêncio perpetuado não por decretos oficiais ou cercas, mas por conhecimentos passados de geração em geração.
Aquele lugar leva o que tem que levar, e o que leva, não devolve. Roberto tinha 42 anos e um filho de 15, que agora é um homem de 52 anos, que nunca viu o corpo do pai, que nunca pôde se despedir. Juliana tinha 31 anos e uma paixão pela botânica que a levou ao coração da maior floresta tropical do mundo, de onde nunca mais voltou.
Marcos tinha 37 anos e possuía uma precisão cartográfica que se provou inútil quando até mesmo os pontos cardeais pareciam perder o sentido. Alexandre tinha 25 anos e sonhava em documentar a beleza selvagem da Amazônia, e suas últimas fotografias se tornaram parte do mistério do qual ele mesmo passou a fazer parte.
Quatro vidas ceifadas, quatro famílias destruídas, dezenas de pessoas que participaram das buscas e voltaram transformadas, marcadas pela experiência de procurar por aquilo que não pode ser encontrado. Uma área que permanece como um ponto cego no mapa humano da Amazônia. É uma pergunta que ecoa através das décadas. O que realmente aconteceu naquela floresta em julho de 1988? Não temos respostas, apenas o silêncio.
O silêncio da floresta que não fala, o silêncio dos desaparecidos que nunca voltaram para contar a sua história, o silêncio das autoridades que encerraram o caso porque não havia mais nada a ser feito. O silêncio de teorias que não podem ser provadas nem refutadas. E, talvez no final, esse silêncio seja a única verdade que a Amazônia está disposta a compartilhar.
Ela é maior, mais antiga e mais incompreensível do que qualquer coisa que possamos mapear, medir ou explicar. Ela nos permite caminhar por suas bordas, estudar suas plantas e navegar por seus rios. Mas existem lugares, alguns lugares, onde a permissão termina. E a área fechada é um desses lugares.