Ex – Coveiro Conta: Enterrei um Homem vivo e Sua alma me Perseguiu | Histórias De Terror Real
Ex – Coveiro Conta: Enterrei um Homem vivo e Sua alma me Perseguiu | Histórias De Terror Real 
Trabalho há 23 anos como coveiro no cemitério de São José, aqui em Poços de Caldas, Minas Gerais. Sempre respeitei o silêncio dos mortos, não por medo, mas por costume, por tradição familiar, por dignidade mesmo. Cada pedra, cada cruz, cada flor murcha espalhada pelos caminhos de terra batida transporta uma história que aprendia a ler com o tempo.
Mas houve um enterro que mudou tudo, o túmulo 32. Benedito Alves, 62 anos, ferroviário, reformado, viúvo, morreu sozinho em casa. E quando baixávamos o caixão naquela tarde quente de Março, ouvi três batidas secas, ritmadas, provenientes de interior da madeira. Ignorei. Achei que era o corpo a ajeitar-se, os gases a a mexer, madeira a rachar.
Fechei a cova, bati a terra, plantei a cruz. E desde esse dia, às 18:15, horário exato em que lacrei aquele túmulo, o meu relógio deixa de funcionar e aparece de chapéu de palha gasto parado, observando-me em silêncio, porque ouvi as batidas, mas continuei enterrando. O meu nome é António Silva, Tenho 64 anos e esta é a história de como aprendi que alguns mortos não querem vingança, só querem que alguém os escute antes que seja tarde demais.
Nasci em Poços de Caldas até, em 1961, numa casa simples no bairro de Vila Cruz. O meu pai era pedreiro, a minha mãe costureira. éramos seis irmãos, eu, o mais velho. Cresci a ver o meu pai sair de madrugada com a marmita debaixo do braço, as mãos calejadas, a camisa sempre suja de cimento.
A minha mãe costurava até tarde, a máquina velha a ranger no canto da sala, a luz fraca da lâmpada amarela, iluminando os dedos cansados. Comecei a trabalhar cedo. Aos 12 anos já ajudava o meu pai em pequenas obras. Transportava tijolo, misturava massa, limpava entulho. Era trabalho pesado para criança, mas naquela altura era assim. Toda a gente ajudava em casa.
Aos 18 anos, em 1979, conseguia emprego numa fábrica de cerâmica. Ficava no turno das 6 da manhã ao meio-dia, depois das 13 às 18 horas. Salário baixo, trabalho repetitivo, calor insuportável dos fornos. Me casei aos 23 anos. A minha esposa, Maria Aparecida, era filha de um vizinho, rapariga trabalhadora, honesta, de família religiosa.
Tivemos três filhos, dois rapazes e uma menina. E foi para sustentar esta família que em 2002, com 41 anos, quando a fábrica fechou portas e fiquei desempregado sem aviso, aceitei a vaga de coveiro no cemitério de São José. Não era trabalho que alguém sonhasse fazer. Lidar com a morte todos os dias, cavar covas na terra dura, enterrar pessoas, fechar sepulturas, limpar os ários, mas o salário pagava as contas.
Tinha contrato assinado, vale transporte, cabaz alimentar. Naquela época, com três filhos ainda pequenos, não me podia escolher muito. Comecei no dia 4 de Março de 2002. Lembro-me perfeitamente. Cheguei às 6 da manhã, conforme me mandaram. O cemitério de São José é antigo, foi fundado em 1876, tem quase 150 anos de história.
Fica numa área de 12 haares com milhares de sepulturas espalhadas. Tem túmulos simples de gente pobre, covas rasas com cruzes de madeira. Tem elaborados jazigos de famílias ricas, mausoléus de mármore com anjos esculpidos. Tudo misturado, ricos e pobres a partilhar o mesmo chão. O supervisor na altura, o senhor Geraldo, homem de 60 anos, mostrou-me o serviço.
Ensinou a cavar na medida certa, 1,80 m de profundidade, 80 cm de largura, 2 m de comprimento. Ensinou a descer o caixão com cuidado, utilizando cordas grossas. ensinou a bater a terra em camadas, molhando entre uma e outra para assentar bem. Ensinou a plantar a cruz a escrever o nome com tinta branca.
Nos primeiros meses era apenas trabalho mecânico. Cava, descia caixão, fechava cova, limpava área, fazia manutenção. Rotina pesada, mas simples. Trabalhava sozinho a maior parte do tempo. O cemitério era grande e tranquilo. Pássaros cantavam nas árvores. O vento soprava suave entre os ciprestes. Silêncio era profundo, respeitoso.
Com o tempo, aprendia a conhecer cada canto. A área antiga com túmulos do século XIX, lápides partidas, nomes apagados pelo tempo. Área nova com sepulturas recentes, flores frescas, visitantes frequentes. A pequena capela ao centro, com bancos de madeira e altar simples. Oário nos fundos. com nichos empilhados, caixas de ossos guardadas.
Aprendi também a observar as pessoas, os que visitavam túmulos com frequência, sempre nas mesmas datas. Os que chegavam chorando, ajoelhavam, rezavam alto. Os que ficavam em silêncio apenas olhando para a lápide, como se conversassem mentalmente. Os que levavam flores acendiam velas, deixavam cartas dobradas.
23 anos passaram assim. Milhares de enterramentos, milhares de sepulturas, milhares de nomes escritos em cruzes. A rotina me transformou. Fiquei mais calado, mais observador, mais respeitador com o silêncio. Aprendi que o cemitério não é lugar de medo, é lugar de memória. Os mortos não assustam, são os vivos que às vezes trazem inquietação.
Mas tudo mudou naquela tarde de março de 2025, o enterro do túmulo 32. O enterro que nunca deveria ter acontecido daquele jeito. O enterro que me persegue até hoje era uma sexta-feira. Lembro-me perfeitamente porque sexta-feira é dia de maior movimento no cemitério? Muita gente visita no final da semana. O calor estava diferente naquele dia.
Não era apenas forte, era pesado, húmido, sufocante. O ar parecia parado, sem circulação. As nuvens estavam baixas, cinzentas, prometendo chuva que não vinha. As árvores depreste que cercam o muro dos fundos estavam completamente imóveis. Nenhuma folha se mexia. Cheguei às 6 da manhã, como sempre.
Abri o portão de ferro, o rangido alto ecoando pelo cemitério vazio. Pendurei as chaves no prego da guarita. Fui até ao barracão pegar nas minhas ferramentas. Pá, enchada, machete, picareta, cordas, balde, tudo guardado no local habitual. O papel da administração estava sobre a mesa. Funeral marcado para as 16 horas. Túmulo 32. Nome Benedito Alves.
Idade 62 anos. Profissão: Ferroviário reformado. Estado civil viúvo. Causa da morte paragem cardíaca súbita. Corpo encontrado em casa pelo vizinho, sem filhos, sem parentes próximos, apenas conhecidos acompanhando o enterro. Li aquilo e senti um aperto no peito. Não sei explicar porquê. Talvez pela solidão daquele homem, de 62 anos, viúvo, sem filhos, morto sozinho em casa.
Ninguém para sentir saudades, ninguém para chorar, apenas vizinhos a cumprir o protocolo. Fui até à área nova do cemitério, onde se encontrava o túmulo 32. Era na fila do fundo, perto da figueira velha. Medi o terreno conforme o protocolo. Marquei com estacas de madeira. Comecei a escavar. A terra estava húmida, mas compacta.
Cada par que levantava libertava vapor quente, como se o chão estivesse a respirar. O cheiro era forte, de raiz cortada, de terra revolvida, daquele cheiro profundo que só cova aberta tem. Cavei durante 3 horas seguidas. O sol batia forte nas costas. O suor escorria-lhe pelo rosto, pelas mãos, molhando a camisa.
Às 9 horas da manhã, parei para descansar. Sentei-me na beira da cova com a garrafa de água. Bebi devagar, olhando em redor. O cemitério estava silencioso, apenas o som longínquo dos carros na rua, o canto de um bem divina na figueira. Mas havia algo de estranho no ar. Uma sensação difícil de explicar, como se o tempo estivesse mais lento.
Como se o silêncio fosse mais denso do que o normal. Voltei ao trabalho, cavei até ao meio-dia. Quando terminei, a cova tinha 1,80 m de profundidade, perfeitamente medida. O fundo estava nivelado, as paredes direitas. Subi com dificuldade, as pernas cansadas, as mãos doridas. Almocei no barracão.
Marmita simples que Maria Aparecida tinha feito. Arroz, feijão, um pedaço de carne. Comi devagar, ouvindo o rádio velho tocar uma moda sertaneja antiga. Depois deitei-me no banco de madeira, fechei os olhos, tentei descansar, mas o sono não chegou. Fiquei ali deitado, de olhos fechados, pensando naquele homem que seria enterrado.
Benedito Alves, 62 anos, ferroviário reformado, viúvo, morto sozinho. Imaginei como deve ter sido acordar sentindo dor no peito, tentar pedir ajuda, não conseguir, cair no chão, morrer ali sozinho, sem ninguém para dar a mão. Às 15 horas me levantei-me, lavei a cara no tanque, vesti a camisa limpa que deixo sempre guardada para enterros.
Peguei nas cordas novas, fui até à cova esperar. 16 horas. O carro da agência funerária chegou. Era um carro velho, branco, com a pintura descascando. Desceram dois homens, funcionários da câmara municipal, que eu conhecia de vista. Não disseram nada. Apenas acenaram com a cabeça. Atrás vinha um segundo carro. Três pessoas desceram.
Vizinhos pelo jeito. Dois homens de meia idade e uma senhora idosa. Nenhum chorava. Apenas olhavam com aquela expressão de quem cumpre a obrigação. O caixão era simples, madeira em bruto, sem verniz, sem enfeite, pintado de cinzento claro. As pegas eram de ferro barato, já enferrujadas. Os homens da agência funerária carregaram até ao beira da cova, colocaram-no no chão com cuidado.
Passei as cordas por baixo, duas cordas grossas, novas, que queimavam as mãos quando deslizavam. Posicionei os homens, dois de cada lado. Eu na cabeceira a controlar a descida. Contei até três. Levantamos o caixão. E foi nesse momento que vi pela primeira vez três batidas secas. rápidas, vindas do interior da madeira. Toque, toque. Como murros dados com os nós dos dedos, como chamada urgente, como pedido desesperado.
Parei, gelei, olhei para os outros. Um dos homens da agência funerária riu-se. Disse que era normal. Corpo a ajeitar-se, gases se a mexer, madeira a rachar com o peso, coisa comum em caixão barato. Eu queria acreditar, queria muito acreditar, mas o som não tinha sido de madeira a estalar, tinha sido de batida intencional, de chamado, de aviso.
Mesmo assim, continuei. Os o caixão lentamente, as cordas queimando-me as mãos, o peso balançando e quando o caixão tocou no fundo da cova, ouvi de novo três batidas mais fortes, desta vez, mais insistentes. Toque, toque, toque. Como se alguém estivesse batendo com força, tentando romper a madeira. Puxei as cordas para trás.
Minha mãos tremiam. Um dos homens comentou que o coveiro estava nervoso, outro riu-se. Eu não respondi, apenas peguei na pá e comecei a deitar terra. A primeira pasada caiu pesada sobre o caixão. O somoco e coou pela cova. Deitei mais terra e mais e mais. E enquanto jogava, uma parte do mim gritava para parar, gritava para abrir o caixão, gritava para verificar.
Mas a outra parte, a parte racional, a parte que ali trabalhava há 23 anos, dizia que era impossível. O homem estava morto. Atestado médico confirmado. Corpo elaborado pela agência funerária. Não tinha como estar vivo. Então, continuei. Joguei terra até cobrir completamente o caixão, até encher a cova, até nivelar com o chão. Bati com força, compactando.
Molhei com água, voltei a bater. Plantei a cruz de madeira. Escrevi o nome com tinta branca, letra tremida. Bento Alves, 1963 a 2025. Olhei para o relógio, 18:15, horário exato em que terminei. Horário que nunca mais esquecerei. Horário que ficou gravado não só na minha memória, mas no próprio tempo.
As pessoas foram embora. Os homens da agência funerária guardaram as cordas. Os vizinhos despediram-se rapidamente. Fiquei ali sozinho, olhando para a cruz recém pintada. A tinta ainda brilhava húmida. O cheiro a terra molhado enchia o ar e uma sensação horrível me tomava. A sensação de que tinha feito algo terrivelmente errado.
A sensação de que tinha ignorado um chamamento, a sensação de que tinha enterrado algo que ainda respirava. Mas era tarde, a terra estava batida, a cruz plantada, o túmulo fechado e eu tinha de ir embora, tinha que voltar para casa, tinha de esquecer aquilo, tinha de acreditar que eram apenas gases, apenas madeira, apenas imaginação.
Colhi as ferramentas, guardei-as no barracão, tranquei o portão, olhei para uma última vez para trás. A cruz do túmulo 32 estava parada, imóvel, mas ao meu redor, o cemitério inteiro parecia-me observar. As sombras das lápides se alongavam, todas apontando na minha direção. O vento tinha voltado, mas sobrava apenas nas folhas da figueira velha. perto do túmulo.
E eu podia jurar, podia jurar pela minha alma que viu uma silhueta escura junto da cruz, alta, imóvel, com um chapéu de palha baixado sobre o rosto. Pisquei, a silhueta desapareceu. Apenas sombra da árvore convenci-me. Apenas cansaço, apenas imaginação. Fui embora. Mas a sensação não foi a sensação de que o cemitério não tinha ficado vazio quando saí, a sensação de que algo tinha ficado ali, algo que me observava, algo que esperava. E foi assim que tudo começou.
Cheguei a casa às 19 horas. Maria Aparecida estava na cozinha a preparar o jantar, o cheiro da comida caseira enchendo a casa. Os filhos já adultos viviam fora, então éramos só os dois. Cumprimentei a minha esposa, fui tomar banho. Fiquei muito tempo debaixo do chuveiro. Água quente a descer pelas costas, levando o suor, a terra, o cansaço.
Mas não levava a sensação. A sensação continuava colada a mim como segunda pele. A sensação de que tinha feito algo errado. A sensação das três batidas ecoando na memória. Toc, toc, toc. Jantei em silêncio. Maria Aparecida perguntou se estava tudo bem. Disse que sim, apenas cansado. Ela não insistiu. Conhecia o meu trabalho, sabia que tinha dias mais pesados.
Acabámos de jantar, lavámos a louça juntos, sentámo-nos na sala para assistir televisão, mas não conseguia prestar atenção. Ficava a olhar para o relógio na parede, os ponteiros girando lentamente. 19:30, 20 horas, 20h30. E cada vez que passava pelas 18:15, o meu coração acelerava. A hora exata em que fechei o túmulo.
O horário que estava gravado na minha mente. Às 22 horas, fomos dormir. Deitei na cama, fechei os olhos, tentei relaxar. Maria Aparecida adormeceu rápido, a respiração calma, regular, mas não conseguia. Ficava ali deitado, olhos fechados, mente agitada, os três batidas voltando sempre. Toque, toque, toque.
E depois, às 2as da madrugada, Acordei de repente. Não tinha dormido ainda, mas estava naquele estado entre vigília e o sono. Acordei com a certeza absoluta de que tinha ouvido algo, um som vindo do interior da casa, três batidas secas vindas da parede, ou do chão ou de dentro da própria cabeça. Sentei-me na cama. O quarto estava escuro, apenas a luz fraca do poste da rua entrando pela janela.
A Maria Aparecida dormia ao meu lado, tranquila. Olhei para o relógio digital na mesa de cabeceira. A luz vermelha marcava 18:15. Pisquei os olhos, não era possível. Eram 2as da madrugada. Peguei no relógio, abanei-o. A luz continuava a marcar 18:15. Os números piscavam como se estivessem travados. Carreguei nos botões tentando ajustar, nada mudava. Levantei-me, fui até à sala.
O relógio de parede também estava parado. 18:15. O meu relógio de pulso que tinha deixado sobre a mesa marcava a mesma hora. Todos os relógios da casa bloqueados no mesmo instante. No instante exato em que fechei o túmulo. O coração disparou, as mãos começaram a suar. Tentei me acalmar.
Tinha de ter explicação, falta de energia, talvez algum problema elétrico que fez com que todos os relógios travarem. Fui até à cozinha. A geladeira funcionava normalmente, as luzes acendiam normalmente, não era falta de energia? Voltei para o quarto, deitei-me de novo, obriguei os olhos a fecharem, mas mal consegui dormitar.
E sempre que estava quase a adormecer, ouvia três batidas secas vindas de algum lugar que não conseguia identificar. Toque, toque, toque. De manhã acordei exausto. Maria Aparecida comentou que eu estava com cara péssima. Disse que tinha dormido mal, apenas isso. Tomei café rápido, Vesti a roupa de trabalho, saí.
Sábado, 28 de março. Cheguei ao cemitério às 6 da manhã, como sempre. Mas logo na entrada senti que algo estava diferente. O ar estava mais frio do que o normal, o silêncio mais profundo, como se o cemitério inteiro estivesse a segurar a respiração. Abri o portão. O rangido ecuou mais alto que de costume. Pendurei as chaves.
Fui até ao barracão. Liguei o rádio antigo. Uma música sertaneja tocava chiada, distorcida. Desliguei, o silêncio voltou. Peguei na vassoura, comecei a varrer os caminhos de pedra, trabalho de rotina que fazia toda a manhã. Mas à medida que me aproximava da área nova, da fileira do fundo, sentia o desconforto aumentar, um frio a subir pelas costas, um peso no peito, um medo que não sabia explicar.
Quando cheguei perto do túmulo 32, parei. A cruz estava tombada, caída para o lado, a madeira a tocar na terra. A terra em redor estava mexida, fofa, como se alguém tivesse cavalcado durante a noite. Havia marcas na superfície, marcas que pareciam arranhões, como se dedos tivessem tentado escavar por cima, tentando abrir caminho.
Senti as pernas fraquejarem. Olhei em redor. Não havia ninguém. O cemitério estava vazio, silencioso, apenas o som longínquo de pássaros cantando. Aproximei-me devagar, ajoelhei ao lado da cova, toquei a terra. Estava fria, mais fria do que deveria estar para àquela hora da manhã, com o sol já nascendo. Levantei a cruz com cuidado.
A madeira estava gelada nas minhas mãos. Plantei de novo, mais fundo desta vez, batendo bem a terra em redor. Alisei a superfície da cova, cobri os riscos, Fiquei ali ajoelhado por alguns minutos, apenas olhando. E foi então que vi uma sombra a mover-se entre as lápides, uns 20 m à minha frente, uma forma escura, deslizando devagar, silenciosa.
Levantei-me rapidamente, gritei: “Quem está aí?” Nenhuma resposta. A sombra parou. Por um instante ficou imóvel. Depois continuou movendo-se, desaparecendo atrás de um mausoléu grande. Corri até lá. Quando dobrei o canto, não havia ninguém, nenhuma pessoa, nenhum animal, apenas o vazio, o silêncio e o som do meu próprio coração batendo com força no peito.
Voltei para o barracão, sentei-me na cadeira, bebi água diretamente da garrafa. As mãos tremiam. Tentei convencer-me de que era gato ou cão ou apenas sombra de árvore, mas não era. Eu sabia que não era. A forma tinha tamanho humano, movimento deliberado. Não era um animal, não era sombra. Passei o resto do dia a tentar trabalhar normalmente, mas de hora a hora que passava a sensação piorava.
E sempre que olhava para o túmulo 32, a cruz parecia diferente, inclinada, torta, mesmo tendo acabado de arrumá-la. Às 17 horas, uma hora antes de ir embora, decidi fazer a última ronda. Percorri todo o cemitério, verificando se estava tudo em ordem. Quando cheguei à área nova, deixei de repente.
Ali estava, junto do túmulo 32, uma figura parada, imóvel. Era um homem, ou pelo menos parecia ser. Usava calças escuras, camisa clara, chapéu de palha gasta, exatamente como Benedito Alves tinha sido vestido para o funeral. A figura estava de costas, a olhar para a cruz. As mãos cruzadas atrás do corpo, completamente imóvel, como uma estátua.
Meu coração quase parou. Tentei gritar, mas a voz não saiu. Apenas um ruído rouco abafado. Dei dois passos em frente. A figura não se mexeu. Mais dois passos. Nada. Quando estava a cerca de 10 m de distância, a figura simplesmente desapareceu. Não virou, não correu, não se escondeu, apenas deixou de existir, como se tivesse sido apagada do ar.
Fiquei ali parado, a tremer, olhando para o espaço vazio onde a figura tinha estado. Não era possível. Não podia ser real. Tinha de ser alucinação, cansaço, stress, alguma coisa. Corri até ao barracão, peguei nas minhas coisas sem olhar para trás. Tranquei o portão com as mãos a tremer tanto que mal conseguia colocar a chave.
E quando finalmente consegui sair, olhei para uma última vez. A cruz do túmulo 32 estava tombada de novo, caída para o lado, como se alguém tivesse derrubado logo a seguir que saí de lá. E ali, ao lado dela, podia jurar que via de novo a silhueta. Parada, a observar. Fui para casa quase correndo.
Aquela noite foi pior que a anterior. Mal consegui fechar os olhos. Cada vez que estava quase adormecendo, ouvia. As três batidas toque, toque. cada vez mais altas, mais insistentes. E sempre, sempre quando olhava para o relógio, à mesma hora, 18:15. Maria Aparecida começou a perceber que algo estava errado. Perguntou se eu estava doente.
Disse que estava só cansado. Ela insistiu para que eu fosse ao médico. Prometi que iria, mas sabia que médico não ia resolver. Não era doença física, era outra coisa. No domingo, dia 29 de março, acordei às 5 da manhã. Não tinha dormido descansado. Levantei-me, tomei café sozinho, fui trabalhar mesmo estando domingo.
Domingo tem menor movimento no cemitério, mas há sempre serviço. E eu precisava de verificar. Precisava de ter certeza de que não estava a enlouquecer. Cheguei às 6, abri o portão, fui direito para o túmulo 32. A cruz estava de pé desta vez, mas a terra continuava mexida. E havia algo novo, um bilhete, um pedaço de papel dobrado, preso entre a cruz e a terra.
Peguei nele com as mãos a tremer. Abri devagar. Quatro palavras escritas com letra tremida irregular. Três batidas. Você parou. As pernas fraquejaram. Sentei-me ali mesmo na terra húmida. Olhei o bilhete de novo, tentando perceber. A letra era semelhante à da etiqueta que tinha visto no caixão, mas não era possível.
O caixão estava enterrado, 1,80 m de profundidade, coberto com terra compactada. Guardei o bilhete no bolso. Passei o resto do dia em estado de choque. Não conseguia trabalhar direito. Derrubava ferramentas, esquecia-se do que estava a fazer e a cada hora que passava sentia uma presença, como se alguém me observasse de longe, como se olhos invisíveis seguem-me por todo o cemitério.
À tarde, quando estava a varrer perto da capela, houve passos, passos lentos, arrastados, vindos de trás de mim. Virei rápido, não estava ninguém. Apenas o som continuava cada vez mais distante, como se alguém estivesse a caminhar e a desaparecer ao mesmo tempo. E então ouvi o meu nome. Uma voz baixa, rouca, a sair de algum local que não conseguia identificar.
António. Só isso. O meu nome pronunciado devagar, com peso, com tristeza. Larguei a vassoura, corri para o barracão, tranquei a porta por dentro, fiquei ali sentado, suando frio até à hora de ir embora. Quando saí, já a escurecer, a cruz do túmulo 32 baloiçava sozinha. Um movimento suave, lento, como se o vento a empurrasse. Mas não havia vento.
O ar estava completamente parado. Apenas a cruz se movia. E ao lado dela podia jurar que vi dedos, dedos pálidos, finos, surgindo da terra, como se tentassem sair. Não esperei para ver mais. Corri até ao portão, tranquei-o e fui embora. Em casa, as manifestações pioraram. O rádio que estava no barracão apareceu misteriosamente sobre a mesa da cozinha, coberto de terra, cheirando a bolor, a humidade, a coisa velha.
Maria Aparecida perguntou de onde tinha vindo, disse que tinha trazido para arranjar. Olhou desconfiada, mas não insistiu. Tentei ligar o rádio, não funcionava. Estava sem pilhas, sem energia. Mas de de repente começou a tocar sozinho. Uma música antiga daquelas de velório antigo, a voz arranhada, distorcida.
Desliguei com uma bofetada. O som continuou por mais alguns segundos até desaparecer abruptamente. Nessa noite acordei às 3 da madrugada com um cheiro. Cheiro a terra molhada, de madeira húmida, de coisa enterrada. O cheiro enchia o quarto tenso, sufocante. Levantei-me, olhei em redor. Maria, Aparecida, dormia tranquila.
Fui até ao janela, abri a cortina e na rua, por baixo do poste que piscava, havia uma figura parada, imóvel, usando chapéu de palha, as mãos cruzadas atrás do corpo. Mesmo com a distância, mesmo com a luz fraca, reconhecia a postura. Era ele, era Benedito ou o que dele restava. Fechei a cortina num movimento brusco.
Esperei alguns minutos, respirei fundo, abri de novo. A rua estava vazia, mas na passeio, mesmo em frente ao meu portão, havia três pegadas. Pegadas profundas marcadas no cimento húmido. Pegadas de barro. Barro escuro, do tipo que só há num cemitério, do tipo que só sai de cova funda. A partir daquela madrugada, dormir tornou-se um desafio maior do que qualquer serviço pesado no cemitério.
Eu fechava os olhos e via um, mas dezenas de cenários se repetindo. O barro fresco sendo arremessado para cima. a força, os arranhões do lado de dentro do caixão que ninguém, além de mim, parecia capaz de escutar. A cruz desequilibrada que insistia em chamar a minha atenção. O cheiro enjoado da terra molhada a colar em cada peça de roupa, em cada canto da casa.
Quando o relógio piscava 18:15, dava para ouvir, nem que fosse só nas ideias, o mesmo toque repetido. Uma, duas, três vezes, sempre. Domingo amanheceu chuvoso. Levei um guarda-chuva pequeno, meio torto, só para disfarçar, porque preferia enfrentar sempre o tempo como estava. Abri o portão, prendi a corrente e Caminhei para o fundo, onde se encontrava a tal cova que parecia nunca se aquiietar.
A chuva tornou tudo mais pesado. O som dela batendo sobre as tampas dos túmulos criava uma espécie de melodia ansiosa. E eu andava mais devagar do que o habitual, desviando-se das poças, olhando para os lados a cada poucos metros, na esperança ou talvez apenas na expectativa de não ver nada em comum.
O túmulo 32 destacava-se mesmo entre tantos outros iguais. A cruz caída de novo, parte da Terra já escorrendo para a lateral, criando uma mancha mais escura, como se ali nunca secasse. Peguei na cruz e tentei cravá-la mais fundo, mas algo de estranho aconteceu. O solo parecia opor resistência. Empurrar para baixo exidiu força e, ao mesmo tempo pensei sentir uma pulsação contrária, como que por um breve instante a Terra tentasse devolver para cima aquela marca que simbolizava fim, descanso, esquecimento.
Estive mais de 10 minutos ali parado, rezando sem palavras, apenas sentindo o próprio medo crescer. Não era medo de fantasma, de assombração. Era algo mais antigo, ancestral. O receio de ter ignorado o pedido de socorro de alguém vivo. O medo de ser o responsável por aprisionar uma alma que deveria finalmente descansar.
Fui interrompido por um barulho atrás de mim. Virei rápido e nada ali. Só as flores artificiais coloridas a abanar com o vento daquela manhã húmida. Peguei o caminho de regresso, decidido a passar o resto do turno dentro do barracão. Mas ali as coisas também não davam descanso. As ferramentas caídas cruzadas em X, como se alguém estivesse a deixar recados.
O rádio a que horas tocava sozinho, horas só chiava. Mania minha, pensei. Mas cada vez que aquilo acontecia, olhava para a porta à espera alguém entrar. Em casa, os sons continuaram. Móveis a ranger, batidas vindas do forro, um ligeiro arrastar pelo corredor. Maria Aparecida perguntava se não queria consultar um médico, talvez tomar um calmante, mas eu recusava.
No fundo, apesar do medo, já começava a compreender que aquela inquietação não era apenas do corpo ou da cabeça, era o alvoroço de algo para além da matéria. À noite, tentei encontrar alívio na oração, segurei o terço da minha mãe, aquele mesmo que ela usava quando o medo de tempestade quase paralisava as mãos dela.
Falei devagar, pedindo proteção, não só para mim, mas para quem estivesse ali preso em silêncio, à espera de escuta, por compaixão. Pedi perdão a Benedito, confessando a minha cobardia por não ter parado tudo ao ouvir as batidas. Nesse preciso instante, todas as luzes da casa piscaram e apagaram-se. O rádio ligou-se sozinho, tocando a mesma canção arranhada.
E o frio atravessou-me por inteiro. Do corredor, a presença, a forma, a silhueta curvada do lado de fora da porta do quarto. Não havia rosto, apenas o chapéu, só a postura, só o barulho surdo sapato na madeira. A minha voz travou. Por alguns segundos, tudo ficou parado, a hora, o tempo, o medo, só restando a sensação de que, finalmente, Benedito estava perto o suficiente para ouvir as minhas orações ou talvez pronto a exigir resposta.
Na manhã seguinte, ao regressar ao cemitério, o portão estava encostado e as marcas de barro recomeçavam exatamente no mesmo local. do túmulo 32 até à entrada. O relógio da parede do barracão, velho de tantos anos, também marcava 18 horas e 15 minutos com o ponteiro dos segundos a tremer, feito coração ansioso. A partir desse dia, toda a rotina mudou para pior.
Quando os moradores do bairro traziam os seus mortos para sepultar, eu era discreto. Antes de cavar qualquer cova, passava pelo 32, parava e pedia mentalmente baixa, que se permitisse trabalhar em paz, que não houvesse mais sinais na cruz, que Benedito aceitasse o silêncio ou me dissesse o que queria. No entanto, os sinais só aumentavam.
Em dias de calor, aquela cova ficava eternamente húmido, exalando o cheiro de máquina enferrujada. Nas noites frias, enquanto varria as folhas do setor mais antigo, ouvia o apito de um comboio três vezes, sempre ao entardecer. O velho supervisor Geraldo dizia que nenhum comboio cortava o bairro há décadas, mas ouvia.
Passei a anotar tudo como forma de organizar o terror. Cada batida, cada sonho, cada vez que o horário parava, cada cruz que tombava, até as minhas próprias ferramentas que eu jurava guardar em diferentes locais, amanheciam sempre dispostas em X, como se organizadas pela mão de outro homem. Durante semanas não consegui encontrar um padre disposto a ouvir o que eu tinha para contar.
Quando finalmente consegui audiência na pequena igreja do bairro, o O padre João Pedro ouviu silencioso, os olhos marejados e sussurrou sem qualquer afetação. Há coisa neste mundo que só pede escuta e perdão. Há mortos que só repousam depois de alguém entender que ele batia com esperança de ser salvo. A partir daí, decide mudar de postura.
Na semana seguinte, comprei flores amarelas e as levei para o túmulo 32. Deixei-as junto da cruz, apontei para o relógio e falei: “Benedito, se o ainda lá está, se procura descanso ou palavra. Hoje estou disposto a ouvir.” O tempo parou, tudo parou. O relógio não avançava, o vento não sobrava. as folhas das árvores suspensas no ar como na véspera de temporal.
Naquele instante a terra da cova começou a levantar-se lentamente, formando um pequeno monte, como se alguém cavasse de dentro para fora. Fiquei imóvel, não sentia as pernas. Uma névoa espessa, gelada, desceu em redor do túmulo. E naquele nevoeiro, a forma do velho ferroviário materializou-se pela primeira vez de forma definida perante mim.
Estava pálido, magro, os olhos fundos e brilhantes sob o chapéu de palha, a expressão mais triste do que assustadora. As suas mãos mostravam unhas partidas, terra escura encrustada, os pulsos arranhados, a roupa molhada, as calças manchada, o cheiro a ferrugem e a raízes apodrecidas que tomava tudo ao redor. Não falava, só olhava fixo e doía.
Segurava algo pequeno no punho esquerdo, um relógio de bolso parado em 18:15. Dei um passo em direção à figura. O ar tornou-se pesado, difícil de respirar. Benedito levantou lentamente o relógio e o depositou sobre a terra junto da cruz. Depois apontou para o peito e para mim. Senti um choque. O tempo parou. Minha visão escureceu por segundos e a sensação que veio foi insuportável.
A angústia de estar vivo lá em baixo, batendo, batendo, batendo, sem ninguém ouvir, sem ninguém ajudar. Senti o mundo fechando-se, a madeira do caixão comprimindo a pele, o som abafado dos próprios gritos. Gritei por dentro, mas o som não saía. Desmoronei de joelhos, chorando, sem perceber porquê. Assumi minha culpa.
Eu ouvi-te batendo, Bento. Escutei e continuei. Não parei, não guardei. Não fui homem suficiente para duvidar do relatório, para ouvir o que não era suposto ouvir. Perguntei com a voz embargada: “O que fazer? O que te dava paz? Agora termo, sentido, descanso.” A figura sentiu-a levemente, como quem diz, só reza, só lembra-se.
Diz-me só que o meu fim não vai ser apagado, que alguém finalmente ouviu e entendeu. Deitei a minha fronte na terra, Rezei o Pai Nosso por inteiro, cada palavra demorada. Quando terminei, a sombra já já não estava lá. O relógio parado marcava o fatídico horário, mas o ponteiro dos minutos avançou 18 para 19. O meu peito aliviou como se uma amarra fosse desfeita a partir de dentro.
Desde então, passo todos os dias 27 de março diante do túmulo 32. Levo uma flor nova, arrumo a cruz. Rezo, não por medo, mas por gratidão. O rádio nunca mais tocou sozinho. O cheiro a terra molhada agora é só recordação de funeral e início de chuva. O relógio na parede arranjado marca as horas normais, mas cada vez que chega 18:15, paro, escuto o tempo e agradeço.
Porque há silêncios que gritam mais alto do que qualquer voz, e há perdões que só se alcança quando se inclina o ouvido para quem já não consegue falar. Aos 64 anos, entendi que nem todo o morto quer vingança. Alguns só querem ser recordados por alguém, mesmo que seja pelo coveiro que ignorou as três batidas. M.