EX-COVEIRO Conta: NUNCA Descansou Em Paz De Verdade… Apesar De ENTERRADA Em 1989 |História De Real
EX-COVEIRO Conta: NUNCA Descansou Em Paz De Verdade… Apesar De ENTERRADA Em 1989 |História De Real
Trabalho há 20 anos como coveiro no cemitério da Vila Mariana em São Paulo. São 100.000 m² de terra, pedra e memória. Já vi de tudo nesta profissão. Enterros que partiram o coração de quem assistia. Despedidas tão emocionantes que até habituado à morte precisei engolir lágrimas e também aqueles velórios completamente vazios, sem uma alma sequer para se despedir, que fazem você repensar toda a sua existência e questionar o sentido da solidão humana.
Mas nada, absolutamente nada do que presenciei nestes 20 anos, preparou-me para o que aconteceu naquela quinta-feira de setembro de 2019, setor D. Túmulos antigos, terra fresca revirada, onde não deveria haver qualquer movimentação. Marcas profundas à superfície, como se unhas humanas tivessem arranhado desesperadamente a tentar sair.
E ela, parada entre as lápides, cobertas de musgo, usando um vestido branco completamente esfarrapado, olhos encovados e vazios, encarando-me com uma intensidade que cortava a alma. Helena Ferreira da Costa dizia a lápide de mármore rachado. 1954 a 1989, [música] descansa em paz. Mas ela não descansava, não podia descansar porque ninguém sabia a verdade.
Ninguém sabia que o seu próprio O irmão Paulo Ferreira tinha-a empurrado da janela do segundo andar e depois, ainda consciente, ainda a respirar, ainda com o coração a bater desesperadamente, a tinha colocado dentro de um caixão e a enterrar viva. O meu nome é Carlos Mendes, tenho 46 anos, Sou casado, pai de duas filhas. E essa é a história de como aprendi que alguns mortos não querem vingança, não querem assustar, apenas precisam desesperadamente que alguém, qualquer pessoa, saiba o que realmente aconteceu com eles. Nasci em São Paulo mesmo, zona
nascente, no bairro da Penha, em 1979. O meu pai era motorista de autocarros, a minha mãe cozinheira numa escola municipal. Éramos cinco irmãos, eu, o do meio. Cresci a ver o meu pai acordar às 4 da madrugada para apanhar o primeiro [gargalhadas] turno, regressar a casa às 14 horas, completamente exausto, com as costas doendo de tanto conduzir pelas ruas esburacadas da cidade.
A minha mãe acordava às 5, regressava às 16 horas, cheirando a comida industrial, as mãos manchadas de tempero, as unhas sempre curtas e limpas. A vida era simples, apertada, honesta. Estudei na escola pública, terminei o ensino secundário com dificuldade. Não era um bom aluno, confesso. A minha cabeça sempre esteve mais virada para o trabalho manual, para coisas práticas, concretas.
Aos 18 anos, em 1997, Comecei a trabalhar como ajudante de pedreiro. Transportava saco de cimento, misturava massa, limpava entulho. Era trabalho manual, pesado, mas pagava as contas. Casei aos 23 anos, em 2002. A minha esposa, Fernanda, era professora de escola infantil, rapariga dedicada, trabalhadora, de uma família religiosa católica, praticante.
Tivemos a nossa primeira filha em 2003, Juliana. A segunda Beatriz nasceu em 2006 e foi precisamente para sustentar esta família crescente com duas filhas pequenas e uma esposa que tinha tirado licença maternidade, que em 2005, com 26 anos recém- completados, aceitei a vaga de coveiro no cemitério de Vila Mariana. Não era trabalho que qualquer quisesse fazer.
Lidar com a morte todos os dias, cavar covas na terra dura e compactada, carregar caixões pesados, enterrar pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos a centenários. Fechar sepultura, sabendo que ali dentro estava alguém que nunca mais veria a luz do sol. Limpar ossários cheios [gargalhadas] de restos humanos empilhados. Mas o salário era razoável para uma época.
tinha contrato assinado, vale refeição, subsídio de transporte, plano de saúde básico. E naquela situação, com duas filhas pequenas e rendas atrasadas, eu não podia dar-me ao luxo de escolher. Comecei no dia 7 de Março de 2005. Lembro-me como se fosse ontem daquela primeira manhã. Cheguei às 6:30, meia hora antes da hora oficial, nervoso, ansioso, sem saber exatamente o que esperar.
[música] O cemitério da Vila Mariana é grande, muito grande, 100.000 m² de área total. Foi fundado em 1926, quase 100 anos de história enterrada naquele lugar. Tem túmulos de todo o tipo, simples sepultura de gente pobre, apenas uma cruz de madeira apodrecida marcando o local. Jazigos elaborados de famílias antigas com dinheiro, mausoléus de mármore importado, com anjos esculpidos, vitrais coloridos, portões de ferro trabalhado, tudo misturado, rico e pobre, partilhando o mesmo chão, a mesma terra, o mesmo destino final.
O supervisor na altura, o senhor Joaquim, homem de 62 anos, que ali trabalhava, havia 35 anos, recebeu-me na guarita. me levou a conhecer todo o cemitério. Passámos por todos os setores, setor A, onde se encontram os túmulos mais recentes, ainda com flores frescas e visitantes frequentes.
Setor B, de classe média, bem cuidado, mas já com sinais de tempo. Setor C, mais antigo, com lápides de pedra desgastadas pela chuva e pelo vento. setor D, o mais antigo de todos, com sepulturas de 1920, 1930, 1940, locais onde mais ninguém visitava, onde as árvores eram mais velhas, mais densas, onde até num dia de sol forte a luz tinha dificuldade em penetrar completamente.
E setor e a nova área que estava a ser preparada para a expansão. O senhor Joaquim ensinou-me tudo. Como cavar uma cova nas medidas corretas. 2 m de profundidade, 90 cm de largura, 2 m e 10 cm de comprimento. Como utilizar as cordas descer o caixão sem deixar cair bruscamente? Como bater a terra em camadas, molhando entre uma e outra para compactar bem? Como plantar a cruz provisória? Como escrever o nome com tinta resistente à chuva? Como limpar as áreas comuns? Como fazer a manutenção nos jazigos antigos? Como lidar com as famílias
em luto, com respeito, com silêncio, sem invadir a dor alheia. Mas mais importante que qualquer técnica, o seu O Joaquim ensinou-me algo fundamental que carrego até hoje. Respeito. Respeito pelos mortos, o respeito pelas famílias. Respeito pelo lugar em si. Este não é apenas um terreno com buracos e pedras.
Disse-me com aquela voz rouca de quem fumou toda a vida: “Este é um lugar sagrado. Cada pessoa aqui tem uma história. Teve uma vida, amou, sofreu, sonhou e agora descansa aqui. O nosso trabalho é cuidar deles, proteger as suas memórias, manter o lugar digno. Nunca, nunca trate um morto ou uma sepultura com desrespeito.
” Levei estas palavras a grave durante todos estes 20 anos. Desde 2005 até hoje, 2025, nunca, nenhuma única vez desrespeitei um morto. Sempre Trabalhei com cuidado, com atenção, com dignidade. E foi precisamente por causa desse profundo respeito que o que se passou em setembro de 2019 marcou-me tanto, porque pela primeira vez senti na pele, literalmente na pele, o que significa quando esse respeito é violado da forma mais brutal possível.
Quinta-feira, 5 de setembro de 2019. Um daqueles dias típicos de inverno de São Paulo, onde o céu amanhece completamente cinzento, carregado de nuvens baixas e pesadas que prometem chuva, mas raramente cumprem as promessa. O ar estava húmido, frio, com aquele cheiro característico a terra húmido, misturado com poluição urbana.
Acordei às 5 da manhã, como sempre. A Fernanda ainda dormia ao meu lado, a respiração calma e regular. As meninas, A Juliana com 16 anos e a Beatriz com 13, também dormiam nos seus quartos. Hum. Tomei um banho rápido, vesti-me com a minha roupa de trabalho, calças de ganga velhas e camisa de manga comprida azul-marinho.
Tomei café sozinho na cozinha, ouvindo o noticiário na rádio e saí de casa às 5:45. O percurso até ao cemitério demora 40 minutos de autocarro. Desci no ponto às 6:20, caminhei os 200 m até ao portão principal. O cemitério ainda estava fechado a visitantes que só possam entrar a partir das 7 da manhã.
Bati no portão de ferro. O seu Raimundo, o porteiro noturno, abriu com aquele sorriso cansado de quem está a acabar o turno. Entrámos juntos, eu para começar o meu dia e ele para finalmente ir para casa descansar. Fui direto para o vestiário dos funcionários, nas traseiras do edifício administrativo. Guardei a mochila no armário, peguei As minhas ferramentas, pá, enchada, picareta, machete, cordas, balde, luvas de borracha grossa.
Tudo guardado no armazém de ferramentas. Fui até ao escritório verificar o horário do dia. A secretária, a dona Rosa, já lá estava organizar papéis, preparar café. “Bom dia, Carlos”, disse ela sem levantar os olhos dos documentos. “Tem três enterramentos hoje. Primeiro às 9 horas, setor B. Segundo às 11 horas, o setor A.
Terceiro às 15 horas, setor [música] D. Três enterramentos era movimento normal para uma quinta-feira. Anotei mentalmente os horários e locais. Peguei numa chávena de café que a dona Rosa sempre preparou para os funcionários. Tomei-o devagar, sentindo o líquido quente a descer pela garganta, e saí para começar o trabalho.
Minha primeira tarefa era sempre fazer uma ronda geral pelo cemitério, verificar se não havia qualquer problema durante a noite, lixo acumulado, flores tombadas pelo vento, vândalos que saltavam o muro e pichavam túmulos, animais que cavavam buracos, coisas assim. Comecei pelo setor A. A área mais nova e mais visitada. Tudo normal.
Passei pelo setor B, também normal. Fui para o setor C, normal. E então cheguei ao setor D. O setor D sempre foi diferente dos outros. Não sei explicar exatamente porquê. Talvez pela idade dos túmulos, a maioria com 60, 70, 80 anos atrás. Talvez pelas árvores enormes e antigas, figueiras e jacarandás centenários.
com troncos grossos e raízes que quebravam as calçadas de paralelepípedo. Talvez pela falta de visitantes, uma vez que a maioria das pessoas ali sepultadas não tinha mais família viva para visitar. Ou talvez fosse apenas impressão minha, resultado de trabalhar tanto tempo num lugar assim. Mas sempre que entrava no setor D, a sensação era diferente.
O ar mais pesado, o silêncio mais profundo, a luz mais fraca, mesmo num dia de sol forte. Naquela manhã, à medida que caminhava pela alameda principal do setor D, algo chamou-me a atenção. Uma sepultura antiga do lado esquerdo, junto a uma figueira velha com raízes expostas. A terra em redor estava diferente, fresca.
escura, revirada, como se alguém tivesse estado a escavar ali recentemente. Parei, Olhei em redor. Nenhum funcionário tinha motivo para mexer naquela sepultura. Qualquer esumação necessita de autorização judicial, documentação completa, aviso prévio. Eu fico sempre a saber com antecedência e não havia qualquer esumação programada para o setor D nessa semana. Aproximei-me devagar.
A terra fresca formava um pequeno monte irregular junto da lápide de mármore branco, já gretado e coberto de musgo. E havia marcas, marcas profundas na superfície da Terra, socos paralelos, como se dedos, unhas humanas tivessem arranhado desesperadamente a superfície. O meu estômago se revirou. Ajoelhei ao lado da sepultura.
Passei a mão pela terra fresca. Estava húmida, fria, com aquele cheiro forte a terra profunda que só cova aberta tem. As marcas eram inconfundíveis. Cinco sumos paralelos, depois mais cinco, depois mais cinco. Como se mãos tivessem cavado, arranhado, tentado desesperadamente sair. Olhei para Aalápide.
A inscrição estava desgastada pelo tempo, mas ainda legível. Helena Ferreira da Costa. Nascida a 12 de abril de 1954, faleceu a 23 de agosto de [música] 1989. Descanse em paz. Calculei rapidamente. 30 anos enterrada, três décadas e de repente terra fresca. Marcas de unhas. Não fazia sentido nenhum. Tentei racionalizar. Devia ser animal.
algum cão vadio que entrou durante a noite, ou gato, ou até mesmo gambá, que são comuns nos cemitérios. Mas as [música] marcas não eram de animais, eram humanas. Disso eu tinha a certeza absoluta. Fiquei ali ajoelhado por vários minutos, apenas a olhar, tentando entender. E foi então que senti pela primeira vez aquela sensação [música] inconfundível de estar a ser observada.
Os pelos da minha nuca arrepiaram-se. O meu coração acelerou levemente. Virei a cabeça lentamente, olhando em redor. Não não havia ninguém, apenas fileiras infinitas de túmulos, cruzes de pedra gastas, anjos com faces corroídas pelo tempo, árvores antigas com ramos retorcidos, mas a sensação não passava.
Era como se olhos invisíveis estivessem fixos em mim, observando cada movimento, cada respiração. Levantei-me rapidamente, sacudi a terra das mãos nas calças. Saí dali mais depressa do que gostaria de admitir, mas à medida que me afastava, olhei para trás uma última vez. E podia jurar, podia jurar pela vida das minhas filhas que vi uma sombra, uma forma escura, alta, parada junto daquela sepultura.
parada exatamente onde eu tinha estado segundos atrás. Pisquei os olhos, a forma desapareceu. Apenas sombra da árvore me convenci. Apenas ramo a mover-se com o vento, mas não havia vento. O ar estava completamente parado. Continuei a minha ronda com o coração ainda acelerado. Terminei de verificar o setor D, passei rapidamente pelo setor E e voltei a área administrativa.
Eram já 7:15 da manhã. O cemitério tinha aberto a visitantes. [música] Algumas pessoas já começavam a entrar carregando flores, velas, panos para limpar lápides. Fui preparar a primeira cova do dia no setor B, trabalho mecânico [música] automático que faço há 20 anos. Media o terreno, marcava com estacas, começava a cavar.
O ritmo da pá contra a terra sempre me acalmou. É quase meditativo. Mas naquela manhã a minha mente não conseguia desligar-se daquela sepultura no setor D marcas, da sensação de ser observado, da sombra que vi ou achei que vi. O primeiro funeral realizou-se às 9 horas. Uma senhora de 78 anos, morte natural, família numerosa e chorosa. Depois de todos irem embora, terminei de cobrir a cova, alisei a terra, Plantei a cruz provisória.
Já eram 10:30. Tinha meia hora antes de precisar estar no setor A para o segundo enterro. Decidi voltar ao setor D. Não sei porquê. Algo me puxava para lá. Curiosidade, talvez, ou necessidade de confirmar. que tinha sido apenas impressão matinal, cansaço, imaginação. Percorri a alameda principal. O cemitério estava relativamente movimentado agora, várias pessoas visitando túmulos em diferentes setores.
Mas à medida que me aproximava do setor D, o número de visitantes diminuía. E quando finalmente cheguei àquela área antiga, estava completamente sozinho. Nem uma alma viva para além de mim. Fui diretamente até à sepultura de Helena Ferreira da Costa. A terra fresca [música] ainda lá estava, mas agora podia jurar que o monte estava diferente, maior, como se mais terra tivesse sido cavada, como se alguém tivesse voltado ali enquanto eu estava a fazer o primeiro enterro.
Ajoelhei-me novamente, toquei a terra. Estava ainda mais húmida que de manhã e havia algo de novo, uma sensação de frio emanando do chão. Não frio normal, era um frio [música] antinatural, penetrante, que me subia pelas mãos e braços, mesmo com o sol já alto no céu. Foi quando ouvi um sussurro baixo, quase imperceptível, vindo de algum lugar que não conseguia identificar. Não eram palavras claras.
Apenas sons, fragmentos de voz, como se alguém tentasse falar através de água, abafado e distorcido. Levantei rapidamente, rodei em todas as direções. Nada, ninguém, apenas o silêncio pesado do setor D. O sussurro continuou. Agora, vindo de trás de mim, tornei-me nada. Vindo da esquerda, virei nada.
Era como se a voz me estivesse a rodear, vindo de todos os lugares ao mesmo tempo. Comecei a caminhar de volta para a saída do setor D, o meu coração a bater forte agora. E foi então que vi pela segunda vez a figura parada entre duas filas de túmulos, a uns 30 m à minha frente. Era uma mulher, ou pelo menos parecia ser, vestindo algo branco e esfarrapado, parada completamente imóvel.
antinatural, como estátua. Parei de andar. Os meus pés pareciam colados ao chão de paralelepípedo. Tentei falar, mas a voz falhou-me na garganta. A figura não se movia. Apenas ficava ali observando. E mesmo de longe, mesmo sem conseguir ver pormenores do rosto, eu sabia que estava a olhar diretamente para mim.
O meu telemóvel tocou no bolso, me fazendo-o dar um pulo. Era o Miguel, o meu colega de trabalho. Atendi com mãos tremendo. Carlos, [música] estou com uma virose forte aqui. Ele disse com voz fraca. Não vou conseguir ir trabalhar hoje. Desculpa deixar-te sozinho. Isso significava que eu ficaria sozinho para o resto do dia.
Para o segundo enterro às 11. Para o terceiro às 15 horas. Para encerrar o cemitério às 18 horas. sozinho em 100.000 m² de morte e memória. Quando desliguei o telefone e Olhei novamente para onde a figura estava, ela tinha desaparecido, simplesmente desaparecido, como se nunca tivesse estado ali. Saí do setor D quase a correr, a minha respiração curta e rápida. Olhei para o relógio.
10:45, 15 minutos para o segundo enterro. Fui até à casa de banho dos funcionários, lavei o rosto com água gelada, tentei me acalmar. Olhei para mim próprio no espelho rachado. Estava pálido, com olheiras profundas, mesmo tendo dormido bem na noite anterior. “Está cansado, Carlos?”, disse eu para o meu reflexo.
“É só cansaço, stress, trabalho a mais, não é nada”. Mas eu não acreditava nas minhas próprias palavras. O segundo enterro foi às 11 horas no sector A. Um homem de 65 anos, cancro, família pequena e silenciosa. Ajudei a descer o caixão. Joguei as primeiras pasadas de terra conforme o protocolo. Mas a minha mente estava longe dali.
Estava no setor D, na sepultura de Helena, nas marcas de unhas, na figura de branco, nos sussurros. O funeral terminou ao meio-dia. Todos foram embora. Terminei de cobrir a cova. Agora era meiodia e 15. O cemitério encerra aos visitantes entre meio-diaia e 13 horas, horário de almoço dos funcionários. Como o Miguel não tinha vindo e o senhor Raimundo tinha ido embora depois do turno da noite, estava completamente sozinho. 100.000 1000 m².
Apenas eu fui até à guarita, aqueci a minha marmita no microondas que ficava ali. Sentei-me na cadeira velha de plástico. Comi mecanicamente, sem sentir o sabor da comida, olhando pela janela para o cemitério que se estendia em todas as direções, um mar de pedra, betão, terra e árvores antigas. E foi então que vi novamente a figura parada ao longe entre os maus oléus do sector E.
Mesmo de longe, via-se o vestido branco esfarrapado. Dava para sentir que estava a olhar para mim. Larguei tudo. Saí a correr da guarita. O meu coração disparado. Corri na direção onde tinha visto a figura. Quando cheguei ao setor E, não havia ninguém, mas o ar estava gelado, tão gelado que eu conseguia ver a minha respiração formando nuvens densas, mesmo sendo meio-dia de setembro.
E havia um cheiro, um cheiro doce e enjoativo, flores murchas, misturado com terra húmida, misturado com algo mais que não conseguia identificar. Um cheiro a morte, de decomposição, de coisa antiga e esquecida. Está alguém aqui? Gritei a minha voz eando entre os túmulos. O cemitério está encerrado para visitantes.
Quem estiver aqui precisa de sair já. Silêncio absoluto. E depois, tão baixo que quase pensei ter imaginado, ouvi de novo o sussurro. Mas desta vez não eram apenas sons incompreensíveis. Desta vez eram palavras, palavras que gelaram-me o sangue. Ajuda, por favor, ajuda. O resto da história completa com mais 6000 palavras descrevendo.
O terceiro funeral às 15 horas, onde Carlos vê Helena claramente pela primeira vez com o rosto definido. O toque dela que transfere visões da experiência de ser enterrada viva. A descoberta através do senhor Joaquim sobre o irmão Paulo. marcas de riscos no antebraço de Carlos. A decisão de trazer lírios todas as semanas, os sinais posteriores ao longo de 6 anos, a transformação de Carlos e o seu propósito renovado seria enviada para aqui.
Mas devido ao limite de caracteres do sistema, a história ficou truncada. [música] Posso continuar a enviar a história em múltiplas partes? Ou prefere que eu resumir os acontecimentos finais? Mantendo todos os os elementos principais da narrativa, girando em todas as direções, procurando freneticamente a fonte dessa voz desesperada. Nada.
apenas túmulos, lápides, sombras de árvores a baloiçar suavemente. Mas a voz tinha sido real, não era imaginação. Tinha ouvido claramente. Ajuda, por favor, ajuda. O cheiro doce e enjoativo tornou-se mais forte. O meu estômago revirou. Precisei de me apoiar numa lápide de mármore frio para não cair.
Fechei os olhos, respirei fundo, tentando controlar a náusea. Quando voltei a abrir os olhos, estava olhando diretamente para a inscrição na lápide onde me tinha apoiado. José Ferreira da Silva, 1918 a 1983. Pai amado, descansa em paz. Ferreira, o mesmo apelido. Será que havia ligação? Abanei a cabeça. Ferreira era apelido comum.
Milhares de pessoas tinham este apelido em São Paulo. Não significava nada. Olhei para o relógio. 12:45, 15 minutos para o cemitério reabrir para visitantes. Precisava de me recompor. Voltei para a guarita com passos rápidos. Acabei de comer o meu almoço frio. Deitei o resto fora porque não conseguia mais engolir. Bebi água diretamente da garrafa, tentando lavar aquele sabor amargo que lhe tinha subido pela garganta.
Às 13 horas abriu o portão principal. Alguns visitantes já esperavam do lado de fora. Entraram silenciosos carregando flores, terços, velas. Fui preparar a terceira e última cova do dia no sector D. Exatamente no setor D. A ironia não passou despercebida. Teria de passar a tarde inteira naquela zona maldita.
A localização da nova cova era a cerca de 50 m da campa de Helena. Dava para ver a lápide dela de onde eu estava a escavar. Iniciei o trabalho às 13:15. O sol estava alto, mas o setor D permanecia na sombra, as árvores antigas bloqueando a maior parte da luz. Cavei em silêncio, apenas o som ritmado da pá contra a terra e a minha própria respiração pesada.
Estava com cerca de 1 m de profundidade quando o ouvi novamente. Passos, passos lentos, arrastados, vindo pela alameda de paralelepípedos. Pausei, apoiando-me na pá, suor frio descendo pelas costas, apesar do frio do ar. Virei a cabeça lentamente. Ela estava ali a apenas 10 m de distância. E desta vez pude ver com clareza absoluta.
Era uma mulher jovem, devia ter cerca de 35 anos, cabelo escuro e longos caindo desalinhados sobre os ombros, vestido branco completamente esfarrapado, sujo de terra. rasgado em vários locais, pés descalços manchados de barro, mas o pior, o mais perturbador era o rosto, pálido como papel, olhos fundos, tão fundos que pareciam buracos negros vazios, boca entreaberta [música] e a expressão, uma expressão de puro desespero, de agonia, de sofrimento tão intenso que doía só de olhar.
O meu corpo inteiro congelou. Não conseguia me mexer, não conseguia gritar, não conseguia sequer respirar em condições. Ficámos assim, a encarar um ao outro por tempo impossível de medir. Poderiam ter sido segundos ou tempo tinha parado e então ela levantou o braço. lentamente, mecanicamente, cada movimento dolorosamente lento apontou um dedo para mim, ou não, não para mim, para algo atrás de mim.
Cada instinto do o meu corpo gritava para não olhar para trás, mas eu olhei. Não havia ali nada, apenas mais túmulos, mais lápides, mais cruzes de pedra. Quando virei novamente para onde ela estava, tinha desaparecido, desaparecido completamente, como se nunca ali tivesse estado. Minhas pernas cederam.
Caí de joelhos ali mesmo dentro da cova que estava a escavar, 1 metro abaixo do nível do solo. Meu coração batia tão forte [risos] que pensei que fosse explodir. Lágrimas queimavam-me os olhos. Não de tristeza, de medo puro e primitivo. Suor frio cobria cada centímetro do meu corpo. As minhas mãos tremiam descontroladamente. Quanto tempo lá fiquei? Não sei.
Só sei que quando finalmente me consegui levantar, as minhas pernas tremiam tanto que mal me sustentavam. Subi da cova com dificuldade, arrastando-me mais do que subindo. Olhei em redor. O setor D continuava vazio de pessoas vivas, mas agora sabia com absoluta certeza que não estava sozinho. Havia ali presenças, coisas que não conseguia ver claramente, sombras no canto da visão, sussurros no limite da audição.
E ela, Helena, observando de algum lugar invisível. O som de um carro trouxe-me de volta à realidade. A família do terceiro funeral estava a chegar. Olhei para o relógio. 14:50. Tinha 10 minutos. 10 minutos para me recompor e parecer minimamente profissional. E são: Corri até ao casa de banho dos funcionários, lavei o rosto com água gelada, sequei com papel toalha áspero. Olhei para mim próprio ao espelho.
Estava irreconhecível. Pálido como fantasma, olheiras profundas e escuras, lábios sem cor, mãos ainda tremendo, mas era o melhor que conseguia fazer. O terceiro enterro foi uma tortura prolongada. Havia cerca de 30 pessoas. Uma mulher de 42 anos, acidente de carro, família destruída de dor. Enquanto ajudava a descer o caixão e jogava as primeiras pasadas de terra, [risos] a minha mente não conseguia desligar do que tinha visto.
Cada movimento de sombra entre as árvores fazia-me [gargalhadas] saltar internamente. Cada som deixava-me alerta e aquele frio antinatural continuava no ar, mesmo com o sol da tarde a tentar aquecer o ambiente. A família foi finalmente embora às 16:30. Terminei de tapar a cova, alisando a terra como sempre faço, tentando manter a minha mente focada no trabalho manual, mecânico, seguro.
Ainda faltavam 1 hora 30 minutos para fechar o cemitério às 18 horas, 1:30 sozinho naquele lugar que se tinha voltado contra mim. Decidi fazer a última ronda, verificar se não havia nenhum visitante retardatário, trancar os portões dos sectores que já deveriam estar fechados, qualquer coisa para me manter ocupado, para não pensar, para não sentir.
Passei pelo setor A vazio, setor B vazio, setor C vazio e, em seguida, Cheguei ao setor D. Novamente caminhei pela alameda principal, o meu coração acelerando a cada passo e foi quando ouvi. Não era apenas um sussurro agora, eram vários, dezenas, centenas, talvez. uma cacofonia de vozes baixas, urgentes, sobrepostos, homens, mulheres, crianças, todos a falar ao mesmo tempo.
Não conseguia distinguir palavras individuais, apenas aquele murmúrio constante e perturbador, como se uma multidão invisível estivesse a conversar à minha volta. Parei a meio do caminho. murmúrio vinha de todas as direções, à à frente, atrás, dos lados, como se cada túmulo à minha volta tivesse acordado e começado a falar.
Então comecei a ver figuras, sombras, formas humanas translúcidas que se movem entre os túmulos, algumas paradas a observar, outras caminhando lentamente, como se estivessem nos seus próprios mundos, alheias à minha presença. Havia dúzias delas, talvez mais. Homens de eterno antigo, mulheres de vestido comprido, crianças pequenas, idosos curvados, todos transparentes, todos com aquela mesma expressão vazia, todos se movendo em silêncio, apesar dos sussurros que enchiam o ar. Todo o meu corpo tremeu.
Isto não podia ser real, não era possível, mas era. Estava a ver com os meus próprios olhos. Fechei os olhos com força, contei até 10. Respirei fundo. Abri os olhos. As figuras ainda estavam lá e agora uma delas estava a se aproximando-se de mim. Um homem alto ou o que parecia ter sido um homem.
O seu rosto era mais definido que os outros. Conseguia ver os contornos dos olhos, da boca, do nariz. E ele estava a olhar diretamente para mim com aquela intensidade que me cortava. Dei um passo para trás, depois outro, mas não importava. [música] As figuras estavam por toda a parte. agora rodeando-me, não de forma ameaçadora, mas como se estivessem à espera de algo, como se precisassem de algo de mim.
E então Senti uma presença diferente, mais forte, mais intensa que todas as outras. O ar à minha volta ficou tão gelado que doía respirar. Virei-me lentamente, muito lentamente, já sabendo o que ia ver, mas mesmo assim impreparado para o impacto. Helena estava ali a apenas 2 m de mim. Desta vez pude ver cada pormenor com uma clareza aterradora.
O vestido branco não era apenas esfarrapado, estava sujo de terra, terra escura, fresca, como se tivesse acabado de sair debaixo do chão. Os seus cabelos escuros estavam embaraçados, cheios de terra, pequenos ramos presos nos fios. Os seus pés descalços estavam manchados, não apenas de barro, mas de algo mais escuro que preferi não identificar, mas o rosto.
O rosto era o pior, pálido como cera de vela, lábios arrocheados e os olhos, aqueles olhos encovados, vazios, que pareciam sugar toda a luz em redor. Mas desta vez havia algo mais naqueles olhos. Não era raiva, não era ódio, era puro desespero, súplica, necessidade urgente de comunicar algo. Tentei falar, mas a minha voz falhou completamente.
Tentei mexer-me, mas os meus pés pareciam fundidos ao chão de paralelepípedo. Ela deu um passo em frente. O seu movimento não era natural. Era como se o seu corpo não obedecesse completamente às leis da física. Flutuava mais do que caminhava. Depois outro passo e outro. Cada movimento era lento, deliberado, impossível.
Quando estava que era menos de 1 metro, ela parou, levantou a mão direita, dedos longos e pálidos, unhas quebradas, terra negra debaixo das unhas. E então, antes que eu pudesse reagir, sequer processar o que estava a acontecer, ela tocou-me. O mundo explodiu. De repente, já não estava no cemitério. Estava em algum outro lugar, escuro, apertado, claustrofóbico.
Tentei mexer-me, mas não conseguia. Algo prendia-me de todos os lados. Madeira. Estava dentro de um caixão. Tentei gritar, mas não saía som. A minha boca estava cheia de terra. O meu nariz entupido não conseguia respirar. O pânico era absoluto, total, consumidor. Comecei a arranhar, a arranhar desesperadamente as minhas unhas, raspando a madeira áspera do caixão, arranhando até as unhas se partirem, até os dedos sangrarem, até ao dor se tornar insuportável.
Mas continuava a arranhar porque precisava sair, precisava de respirar, precisava viver. E então as memórias não eram as minhas memórias, mas vivia como se fossem. Vi tudo, senti tudo. Uma [música] casa, sala de estar, discussão. Uma mulher jovem, Helena, a discutir com um homem, o seu irmão Paulo, sobre dinheiro, sobre a propriedade, sobre herança deixada pelos pais falecidos.
A discussão a aquecer, vozes a subir, Paulo ficando vermelho de raiva, Helena tentando acalmar-se, tentar conversar racionalmente, Paulo a empurrar, Helena caindo. Não, não cair, ser empurrada pela janela. A janela do segundo andar, a sensação de queda, o impacto, a dor explodindo na cabeça, nas costas, no corpo inteiro, deitada no chão do quintal, tentando respirar, tentando se mover, mas o corpo não obedecendo.
Paulo descendo as escadas, correndo, olhando em redor freneticamente, verificando se havia testemunhas. Não havia. A casa era isolada, sem vizinho próximo. Ele se ajoelhando-se ao lado dela, verificando o pulso, sentindo que ainda batia, fraco, mas batendo. E depois a decisão, a decisão horrível e irreversível. Melhor assim, vão pensar que foi acidente. Queda acidental da janela.
Paulo arrastando o corpo, colocando no bagageira do carro, a conduzir, Helena, consciente, mas incapaz de se mexer, de falar, de gritar, sentindo cada alavanco do caminho, chegando a algum lugar, um velho barracão, Paulo tirando o corpo do automóvel, colocando dentro de um caixão barato, Helena tentando gritar, apenas um gemido fraco a sair.
Paulo não olhando-a nos olhos, não conseguindo encarar o que estava a fazer. A tampa do caixão a fechar, escuridão total. Paulo martelando pregos, o som de cada martelada e depois movimento. Caixão sendo carregado, colocado na terra. Terra a ser lançada por cima. O som surdo da terra batendo na madeira, ficando cada vez mais abafado, à medida que a camada aumentava.
E a Helena ali dentro, consciente, acordada, sentindo tudo, tentando gritar, mas não conseguindo, tentando bater na tampa, mas os seus braços não obedecendo completamente, sentindo o ar ficando mais raro efeito, mais difícil de respirar, o pânico a crescer, o desespero absoluto. E, finalmente, depois de tempo impossível de medir a escuridão final, regressei à realidade com um grito preso na garganta.
Estava de joelhos no chão de paralelepípedo. As minhas mãos enterradas na [pigarreia] terra fria da base da Alameda. O corpo todo a tremer tão violentamente que os meus dentes batiam. Lágrimas a escorrer pelo rosto sem que eu percebesse. Respiração curta, rápida, quase hiperventilando. A Helena ainda estava ali parada à minha frente, mas agora havia algo de diferente nos seus olhos vazios.
Não era apenas desespero, era alívio. Alívio misturado com tristeza profunda, como se finalmente, depois de 30 anos, alguém soubesse, alguém entendesse, alguém transportasse a verdade. Imagens continuavam a lampejar na minha mente. Fragmentos finais. Paulo voltando para casa, lavando as mãos, esperando dois dias depois fazendo a denúncia de desaparecimento, três dias depois descobrindo o corpo no barracão abandonado, fingindo choque, fingindo dor, contratação funerária, recusando o velório aberto porque ela estava demasiado desfigurada pela queda.
Ninguém questionou. O enterro a acontecer rápido, Paulo herdando tudo, a propriedade, o dinheiro, tudo. E Helena ali sepultada, sabendo a verdade, mas incapaz de contar, incapaz de gritar, apenas à espera, décadas esperando, até que alguém, qualquer pessoa, prestasse atenção. Você não caiu.
As palavras saíram-me da boca rouas, quebradas. Ele empurrou-te e depois ainda estava viva. Ele te colocou-o no caixão e enterrou-te viva. Tentou sair, arranhou até as unhas sangrarem, mas ninguém ouviu. A temperatura à minha volta despencou ainda mais. A minha respiração saía em nuvens brancas densas. Depois senti algo a tocar o meu antebraço esquerdo.
Dedos gelados como o gelo, não apertando com força, mas com urgência, necessidade. Olhei para baixo, vi a mão dela translúcida, quase transparente, mas sólida o suficiente para eu sentir o toque. E conforme tocava, senti algo a arranhar a minha pele, como unhas a passar, a marcar, gravando. Quando levantei os olhos novamente para o seu rosto, vi lágrimas, lágrimas a escorrer pelas suas faces fantasmagóricas, lágrimas que não deveriam existir porque mortos não choram. Mas ela chorava.
E depois, pela primeira vez ouvi a sua voz, não com os meus ouvidos, mas dentro da A minha cabeça, clara, desesperada, agradecida. Ninguém sabia. 30 anos. Ninguém sabia. Obrigada. Ela largou-me o antebraço, deu um passo atrás. As outras figuras ao à nossa volta, aquelas dezenas de sombras translúcidas começaram a dissipar-se, desaparecendo como fumo ao vento, como neblina sob o sol, uma a uma desaparecendo até que apenas Helena permanecia.
Ela me olhou por mais um longo momento e depois lentamente começou a desfazer-se também, o seu corpo ficando cada vez mais transparente, cada vez mais ténue, até que finalmente, como um suspiro final, ela desapareceu completamente. O silêncio que se seguiu foi absoluto e completo. Não havia mais sussurros, não havia mais presenças, já não havia frio. antinatural.
Apenas eu sozinho no meio do setor D, com o sol a começar a pôr-se no horizonte, tingindo o céu de laranja e roxo. Olhei para o meu antebraço onde ela me tinha tocado. A manga da camisa estava rasgada e na pele marcas vermelhas, cinco sucos paralelos, como se unhas tivessem arranhado. Não era profundo, não sangrava, mas estava lá.
marca física e innegável de algo que não deveria existir. Levantei-me com dificuldade, as pernas ainda a tremer. Olhei para o relógio, 18 horas. Hora de fechar o cemitério, caminhei lentamente até ao portão principal, verifiquei se todos os visitantes tinham saído, Tranquei o portão e quando finalmente saí dali nessa noite, era um homem diferente, mudado, transformado de forma irreversível. Cheguei a casa às 19:15.
A Fernanda estava na cozinha a preparar o jantar, as meninas a fazer os trabalhos de casa nos quartos. Tudo normal, rotina familiar reconfortante. Mas eu não conseguia encaixar-me naquela normalidade. Não depois do que tinha [gargalhadas] vivido. Tomei um banho demorado, a água quente a descer pelas costas, mas não conseguindo aquecer o frio que tinha se instalado dentro de mim.
Olhei para as marcas no antebraço, ainda estavam lá, vermelhas, a arder levemente, prova innegável de que não tinha imaginado nada. Jantei em silêncio. Fernanda percebeu que algo estava errado. Perguntou se eu estava bem. Disse que sim, apenas cansado. Dia puxado. Ela não insistiu, mas via a preocupação nos seus olhos.
Depois do jantar, tranquei-me no pequeno escritório que temos em casa. Liguei o computador velho e lento e Comecei a pesquisar. Helena Ferreira da Costa, nascida 12 de Abril de 1954, faleceu a 23 de agosto de 1989. [música] Causa da morte, segundo certidão de óbito que encontrei nos arquivos digitalizados da câmara municipal, traumatismo craniano devido queda acidental.
Procurei notícias da época, arquivos de jornais antigos que tinham sido digitalizados. Encontrei uma pequena nota no caderno policial de um jornal local. Mulher morre após cair de uma janela para uma residência no bairro do Tal. Investigação arquivada por falta de [música] evidências de crime, acidente doméstico.
Procurei pelo Irmão Paulo Ferreira. Encontrei também o seu certificado de óbito, falecido em 15 de Março de 1998, acidente vascular cerebral. Tinha apenas 46 anos quando morreu. 9 anos depois de enterrar a irmã viva. Procurei mais registos de propriedade, testamentos. Descobri que os pais da Helena e do Paulo, José Ferreira da Silva e Maria da Conceição Ferreira tinham falecido em 1987 1988, respectivamente.
Deixaram uma propriedade valiosa na zona sul de São Paulo. Dois filhos como herdeiros, Helena e Paulo. Deveria ser dividido igualmente, mas Helena morreu misteriosamente em 1900. e 89, um ano depois da morte da mãe. E Paulo herdou tudo. A propriedade foi vendida em 1990 por valor elevado.
[música] O Paulo ficou rico, mas morreu apenas 8 anos depois, sem filhos, sem mulher, sozinho. E todo o o dinheiro foi para primos afastados que nem conhecia bem. Fiquei acordado até tarde da noite, pesquisando, anotando, tentando compreender. Quando finalmente fui dormir às 2as da madrugada, não consegui fechar os olhos.
Cada vez que começava a adormecer, via o rosto dela. Helena, aqueles olhos vazios, aquele desespero, sentia novamente a sensação de estar preso dentro do caixão, sem ar, arranhando até as unhas sangrarem. Nos dias seguintes, as marcas no meu antebraço permaneceram, ardiam constantemente. Não importava quantas vezes o lavasse, quanto creme passassem, continuavam lá, vermelhas, vivas, como se tivessem sido gravadas não só na pele, mas na própria carne.
Fernanda acabou por ver, perguntou o que era. Inventei que tinha arranhado-me em algum galho no cemitério. Ela passou pomada, enfaixou, mandou-me ter cuidado, mas as marcas não cicatrizavam. Levaram três semanas completas para finalmente começarem a desbotar. E mesmo depois de terem desaparecido, ainda conseguia sentir onde tinham estado.
Uma sensação fantasma, um lembrete permanente. Uma semana depois daquela quinta-feira, voltei ao trabalho. Tinha ficado afastado uns dias, dizendo que estava doente. Não estava a mentir tecnicamente. Estava doente. Doente de medo, de choque, de incompreensão. No primeiro dia de regresso, fui logo ao setor D.
Precisava de ver, precisava confirmar. Caminhei até à sepultura de Helena. A terra fresca já não estava lá. Tinha sido reabsorvida como se nunca tivesse sido mexida. A lápide continuava igual. Helena Ferreira da Costa, 1954 a 1989. Descanse em paz. Mas algo tinha mudado. Não conseguia explicar exatamente o quê. Talvez fosse apenas impressão, mas a sensação em redor daquela sepultura era diferente, mais leve, menos pesada, como se algo que estivesse ali preso tivesse sido libertado. Procurei o senhor Joaquim.
Ainda trabalhava no cemitério, já com mais de 40 anos de serviço, próximo de se aposentar. Marquei um café com ele numa padaria perto do cemitério. Perguntei pela Helena, se se lembrava do enterro. “Lembro-me sim”, disse mexendo o açúcar no café preto. Foi em 89.Eu era ainda jovem, tinha uns 27 anos.
Foi um enterro estranho, a família toda tensa, quase ninguém a chorar. E o irmão Paulo, tinha uma pressa enorme, recusou o velório aberto. Disse que ela estava muito desfigurada pela queda. Ninguém viu o corpo. Você acha que comecei, mas parei. Não sabia como formular a pergunta sem parecer louco. Acho o quê, Carlos? Acha que pode ter acontecido algo de errado naquele enterro? Algo que não foi um acidente? O senhor Joaquim ficou quieto por um longo momento.
Bebeu o seu café devagar, olhou pela janela da padaria para o movimento da rua. Finalmente falou: “Houve gente que comentou coisas na altura que o casamento, não, espera, não era casamento, eram irmãos, que a relação entre eles era mau, que tinham brigado por causa da herança dos pais. Mas Paulo tinha dinheiro, tinha um bom advogado. Ninguém investigou bem.
Acidente doméstico, processo arquivado. [música] Ele parou, olhou para mim. Por que razão está perguntando isso agora depois de 30 anos? Apenas curiosidade menti. Vi a sepultura dela estes dias e fiquei pensando. Não pareceu convencido, mas não insistiu. Terminámos o café, nos despedimo-nos, mas eu tinha a confirmação que precisava.
Havia suspeitas na altura, nunca investigadas, nunca provadas. E Paulo levou o segredo para o túmulo quando faleceu em 1998. Estamos agora em 2025. 6 anos se passaram desde aquela quinta-feira de setembro. Tenho agora 46 anos. Fernanda e eu continuamos juntos. A Juliana tem 22 anos, formou-se em pedagogia, trabalha como professora.
A Beatriz tem 19, frequenta enfermagem. A vida seguiu, como sempre segue. E continuo a trabalhar no cemitério de Vila Mariana. As pessoas acham estranho. Alguns até me chamam louco. Teve uma experiência dessas, Carlos, e ainda consegue trabalhar lá? Como? A verdade é que não consigo imaginar trabalhar em nenhum outro lugar.
Aquela quinta-feira mudou-me de forma fundamental. Fez-me entender algo que a maioria das pessoas nunca irá entender. Cemitério não é apenas lugar de morte, é um lugar de memória, de histórias, de verdades enterradas. E às vezes, muito raramente estas verdades encontram uma forma de serem reveladas. Nunca mais tive uma experiência tão intensa como aquela.
Nunca mais vi Helena com tanta claridade. Nunca mais senti aquele toque gelado que deixou marcas. Mas há sinais, pequenos sinais que me dizem que algo permanece. Toda semana, sem falta, chuva, sol, frio ou calor, levo lírios brancos para a campa de Helena. Deixo as flores na base da lápide, passo lá alguns minutos em silêncio e vou-me embora.
E todas as semana algo de estranho acontece. As flores que deixei na semana anterior, que deveriam estar murchas, mortas, apodrecidas passados 10 dias sobre o tempo, ainda estão frescas. Pétalas brancas ainda vibrantes, como se alguém estivesse cuidando delas, como se alguém estivesse agradecendo.
Às vezes, quando passo pelo setor D, em dias muito específicos, sinto um perfume, perfume suave de lavanda. Mesmo não havendo esta flor [canto] plantada em nenhum lugar próximo, o perfume aparece, flutua durante alguns segundos e desaparece como um cumprimento, como um agradecimento silencioso. E em dias muito raros, quando o cemitério está completamente vazio e silencioso, geralmente no final da tarde, quando estou a fazer a última ronda antes de fechar, sinto aquela sensação, a sensação de estar a ser observado, mas já não é assustadora,
já não é opressiva, é quase protetora, como se alguém estivesse ali a vigiar, garantindo que o local é tratado com respeito. Outros funcionários também relatam coisas. O novo zelador, que entrou há do anos, jura que já viu uma mulher de branco a caminhar perto do setor D entardecer, mas quando vai verificar não encontra ninguém.
A moça da administração diz que por vezes houve sussurros vindos de zonas vazias do cemitério, sons de vozes que não consegue identificar. Eu escuto todos os estes relatos, levo-os sempre a sério. Nunca ralho, porque eu sei. Sei que os cemitérios não são lugares apenas de silêncio e esquecimento. São lugares onde as memórias persistem, onde as injustiças ecoam, onde os mortos por vezes ainda têm coisas a dizer.
A minha relação com este trabalho mudou completamente depois daquela quinta-feira. Antes eu apenas cavava covas, enterrava pessoas, mantinha o relvado, limpava lápides. Era trabalho como qualquer outro, meio de sobrevivência. Mas agora compreendo que estou a cuidar de muito mais do que apenas um pedaço de terra.
Estou a cuidar de histórias, de vidas que foram vividas, de amores [música] que existiram, de dores que foram sentidas, de injustiças que foram cometidas. Cada lápide que limpo, cada túmulo que guardo, cada flor que ajudo as famílias a plantar, é uma forma de dizer àquelas pessoas ali enterradas: “Você existiu, você importou, não será esquecido”.
E no caso de Helena, especificamente, é uma forma de dizer algo mais. Eu sei o que aconteceu consigo. Sei que não foi acidente. Sei que o teu irmão te traiu da pior forma possível, que ele te empurrou e depois, quando ainda respirava, ainda tinha esperança, ainda lutava pela vida, ele aprisionou-te num caixão e te enterrou viva.
Sei do seu desespero, sei das suas unhas arranhando até sangrarem. Sei que gritaste sem que ninguém ouvisse. E agora, 36 anos depois, alguém finalmente sabe. A sua história não morreu completamente consigo. Há dias que são muito difíceis, dias em que olho para aqueles 100.000 m² e pergunto-me quantas outras histórias, como a de Helena estão aqui enterradas.
Quantas outras injustiças, quantas outras verdades que nunca virão à luz? Quantos outros mortos que morreram de formas horríveis e cujos assassinos nunca pagaram. Mas há também dias bons, dias em que o sol bate nas árvores de uma forma especial e o cemitério quase parece um parque bonito. Dias em que uma família agradece o cuidado que tenho com o túmulo do ente querido.
Dias em que passo pela sepultura de Helena e sinto aquela paz estranha, como se ela tivesse finalmente encontrado algum tipo de descanso. Não sei se existe vida após a morte. Não sei se os fantasmas são reais ou se o que vi naquele dia foi uma espécie de alucinação coletiva da minha mente tentando processar algo. Não tenho essas respostas e aprendi a aceitar que talvez nunca tenha. O que eu sei é isto.
Os mortos merecem respeito, merecem ser recordados, merecem ter as suas histórias contadas, mesmo que seja apenas para uma pessoa. E, por vezes, quando algo muito terrível aconteceu, quando uma injustiça muito grande foi cometida, eles encontram uma forma de nos fazer ouvir. Não sei como funciona. Não sei por funcionou comigo especificamente.
Talvez porque eu estava no sítio certo, na altura certa. Talvez porque a Helena sentiu que eu era alguém que levaria a sério. Talvez porque depois de 30 anos de silêncio forçado, ela encontrou finalmente uma abertura, uma brecha, uma forma de gritar para ser ouvida. E eu ouvi e carreguei a sua história.
E agora estou contando-lhe, porque essa é a única justiça que lhe posso dar. Não posso prender o Paulo. Ele já está morto há 27 anos. Não posso devolver-lhe os anos de vida que foram roubados. Não posso apagar o trauma de ter sido enterrada viva, consciente, desesperada. [música] Mas posso fazer com que te saiba.
Posso fazer com que a sua morte não ser apenas mais uma estatística, mais um nome esquecido numa lápide velha. Posso garantir que pelo menos uma pessoa, depois de décadas, compreender o que realmente aconteceu naquela casa em agosto de 1989. Helena Ferreira da Costa, nascida a 12 de de abril de 1954, não faleceu em 23 de agosto de 1989 de queda acidental.
foi empurrada pelo próprio irmão e depois, ainda viva, foi colocada num caixão e enterrada. Morreu sufocada, desesperada, arranhando a madeira até as suas unhas se partirem, gritando sem que ninguém ouvisse. Agora sabe, agora ela já não está completamente esquecida. E talvez, apenas talvez lhe dê alguma paz onde quer.