EX – COVEIRO: FUI AO TÚMULO DA MINHA FILHA… E DESCOBRI QUE ELA NÃO ESTAVA SOZINHA ALI 

EX – COVEIRO: FUI AO TÚMULO DA MINHA FILHA… E DESCOBRI QUE ELA NÃO ESTAVA SOZINHA ALI

Há 28 anos, todos os dias de finados, eu visito o túmulo da minha filha. Levo as mesmas rosas amarelas, limpo a lápide de mármore, choro as mesmas lágrimas. Mas em 2005 foi diferente. Quando me ajoelhei-me em frente do túmulo, ouvi batidas vindas de dentro da terra. Toque, toque, toque, ritmadas, desesperadas.

E depois a voz dela abafada, abafada. Mãe, está escuro aqui, por favor, faz-me tira daqui. Nesse momento, com o coração partido, Descobri que durante quase três décadas, sem saber, sem querer, estava prendendo a minha filha num lugar muito pior do que a morte. O meu nome é Helena Oliveira Costa, tenho 68 anos e vivo em Porto Alegre.

 E esta é a história de como aprendi que, por vezes, o maior ato de amor é deixar ir. Antes de contar sobre aquele dia terrível no cemitério, preciso falar sobre a minha filha, sobre quem ela era. Porque a Ana Carolina não era apenas um nome numa lápide. Ela era real, era viva, era luz. E se vou contar esta história do jeito certo, preciso que vocês entendam isso.

 Ana Carolina Costa nasceu a 8 de abril de 1978, aqui em Porto Alegre mesmo. Foi no hospital de clínicas num parto que demorou quase 12 horas, mas que valeu cada segundo de dor. Quando a enfermeira colocou-a nos meus braços pela primeira vez, olhei para aquele rostinho vermelho, para aqueles olhinhos fechados e soube soube que a minha vida tinha mudado para sempre, que eu tinha encontrado o meu propósito.

Ela cresceu bonita. Não estou a dizer isto porque sou mãe, toda a gente dizia. Tinha os cabelos castanhos compridos, lisos, que brilhavam ao sol. Os olhos eram castanhos também, grandes, expressivos, sempre curiosos. E o sorriso dela, meu Deus, o sorriso dela iluminava qualquer ambiente. Era daqueles sorrisos rasgados, sinceros, que mostrava todos os dentes e fazia aparecer duas covinhas nas bochechas.

A Ana era inteligente, muito inteligente. Passou a infância a ler, sempre com um livro debaixo do braço. Adorava histórias de aventura, de mistério. Aos 12 anos já tinha lido todos os livros da biblioteca da escola. Aos 15 anos escrevia os seus próprios contos. Sonhava em ser escritora ou jornalista. Queria viajar pelo mundo, conhecer pessoas, contar histórias. Era estudiosa também.

Notas sempre altas, os professores sempre elogiando. Entrou na universidade aos 18 anos no curso de jornalismo da UFRGS. Estava no segundo semestre quando aconteceu. Estava feliz, tinha amigos, tinha planos, tinha futuro e tinha aquele modo especial de ser. Gentil com todos, ajudava os vizinhos idosos a carregar as compras, alimentava os gatos de rua, doava roupa que já não usava.

Era o tipo de pessoa que faz com que o mundo seja um lugar melhor, só por existir nele. Morávamos só nós as duas. O pai dela tinha deixou-nos quando ela tinha 7 anos. Foi embora com outra mulher e nunca mais demos notícia. Assim, éramos só nós, mãe e filha. Eu trabalhava como assistente administrativa num gabinete de contabilidade.

 O salário não era elevado, mas dava para pagar as contas, pôr comida na mesa, dar-lhe educação. A nossa rotina era simples, mas feliz. Eu acordava cedo, preparava o pequeno-almoço para nós duas. A as pessoas conversavam sobre tudo enquanto comia, planos para o dia, notícias do jornal, mexericos da vizinhança.

 Depois ela ia para a faculdade e eu para o trabalho. Ao final da tarde nos encontrávamos em casa. Ela ajudava-me a fazer o jantar enquanto me contava sobre as aulas, os professores, os colegas. À noite víamos televisão juntas ou ela ficava a estudar enquanto eu lia. Aos sábados tínhamos o nosso ritual. Íamos ao mercado público fazer compras.

Caminhávamos entre as bancas escolhendo frutas, legumes, conversando com os comerciantes. Depois, se tivesse dinheiro de sobra, tomávamos um café na confeitaria. A Ana pedia sempre bolo de chocolate. Dizia que era o melhor da cidade. Aos domingos íamos à missa na Sé Metropolitana. A Ana não era super religiosa, mas gostava.

 Dizia que se sentia em paz ali no interior, com os vitrais coloridos, o cheiro a incenso, o silêncio respeitoso. Depois da missa, caminhávamos pela Praça da Matriz, sentávamos num banco, assistíamos às pessoas a passar. Era um momento simples, mas eram nossos. E eu era feliz, completamente feliz. A Ana tinha namorado um rapaz chamado Fernando, colega de faculdade dela.

 Bom rapaz, educado, de família honesta. Eu gostava dele. Estavam juntos há uns seis meses, quando aconteceu. Falavam em casar um dia, depois de formados. Queriam construir uma vida a dois. Eu sonhava ver a minha filha de noiva, em ter netos um dia, em envelhecer vendo ela feliz, mas não aconteceu. E a data que tudo destruiu foi a 23 de maio de 1997, uma sexta-feira.

 23 de maio de 1997, sexta-feira. Esse é o dia que divide a minha vida em duas, antes e depois, felicidade e sofrimento. Vida e morte. A Ana tinha aulas até às 6 da tarde naquele dia. Ligou-me do orelhão da faculdade por volta das 5:30. Mãe, vou sair agora. Chego a casa umas 7, ok? A voz dela era alegre, animada.

 Era fim de semana, ela tinha planos com as amigas no sábado. Está bom, filha. Toma cuidado. Amo-te. Te amo também, mãe. Tchau. Foram as últimas palavras que ouvi da minha filha viva. Quando eram 7:30 e ela não tinha chegado, comecei a ficar preocupada. A Ana era pontual. Avisava sempre se ia atrasar. Tentei ligar para casa de amigas dela, mas ninguém sabia onde ela estava.

 Disseram que tinha saído da faculdade no horário normal. Às 8 da noite bateram à porta. Eram dois polícias, um homem e uma mulher. As suas expressões eram sérias, pesadas. E eu soube, antes mesmo de eles abrirem a boca, eu soube. A senora Helena Oliveira Costa, mãe de Ana Carolina Costa. O meu coração parou. Sou, sussurrei.

 O que aconteceu? O polícia respirou fundo. Sinto muito, senhora. A sua filha sofreu um acidente. Está no hospital. Eu vou. Vou vê-la. A polícia colocou a mão no meu braço. Ela não resistiu, minha senhora. Sinto muito. O mundo desabou. Literalmente senti como se o chão se tivesse aberto sob os meus pés. As minhas pernas falharam.

 Caí de joelhos ali mesmo à entrada da casa. Não conseguia respirar, não conseguia pensar, apenas sentia uma dor, uma dor tão forte, tão profunda, que parecia que o meu peito ia abrir. Os polícias me levantaram-se, levaram-me para dentro, levaram-me sentaram-se no sofá, um deles trouxe água. Não conseguia beber, não conseguia fazer mais nada além de tremer e chorar.

 Aos poucos me disseram o que tinha acontecido. A Ana estava a atravessar a Avenida Ipiranga na passadeira de peões, quando um carro em alta velocidade passou no sinal vermelho. O motorista estava embriagado, bateu-lhe em cheio. Ela foi arremessada a vários metros, partiu o crânio, a coluna vertebral, várias costelas.

Morreu de imediato. Não sofreu. Eles disseram. Foi rápido, mas estas palavras não ajudaram. Nada ajudava. A minha filha estava morta. Minha menina, minha luz, A minha razão de viver tinha sido arrancada de mim de forma brutal, injusta, súbita. Os dias seguintes foram um borrão. Lembro-me de pedaços do IML, onde tive de reconhecer o corpo, do rosto dela pálido, frio, machucado, de como gritei, de como tentei tocar-lhe, de como precisaram de me segurar, do velório no dia seguinte, do caixão branco fechado, porque os ferimentos

eram muito graves, das flores em cima, das pessoas a chorar, das amigas dela destruídas, do Fernando, que ficou de joelhos à frente do caixão. durante horas. E lembro-me do enterro. 25 de maio de 1997, domingo, no cemitério de São Miguel e Almas aqui em Porto Alegre. Estava um dia frio, nublado, com aquela chuva miudinha, típica de outono gaúcho.

 O céu parecia chorar junto comigo. Quando começaram a baixar o caixão, perdi completamente o controle. Gritei. Gritei tanto que Fiquei rouca. Não, não, minha filha, minha menina. Não. Tentei atirar-me para a cova. Várias pessoas me seguraram. Caí de joelhos na terra húmida, soluçando, vendo a terra cair sobre o caixão branco da minha filha.

 As pessoas foram embora aos poucos, mas fui ficando. Fiquei ali de joelhos à chuva miudinha, até escurecer completamente. Uma vizinha que tinha ficado a dar-me esperando finalmente conseguiu me levantar-se e levar-me para casa. Desde nesse dia, nunca mais fui a mesma. Os primeiros meses após a morte da Ana foram os piores da minha vida.

 Eu não conseguia funcionar, não conseguia trabalhar, comer, dormir, viver. Passava os dias deitada na cama, a olhar para o tecto, chorando. O quarto dela permaneceu intocado. Não conseguia lá entrar sem desabar. Perdi o emprego. Não consegui voltar depois das duas semanas de licença, simplesmente não tinha forças.

Vivi de poupanças e da ajuda de vizinhos durante meses até conseguir um emprego de part-time numa lavanderia. Era tudo o que eu aguentava. Os anos passaram, 5, 10, 20, 28. E a dor nunca passou, nunca melhorou. As pessoas diziam que o tempo cura. Mentira. O tempo não cura nada. Você apenas aprende a viver com a dor, a acordar todos os dias com aquele buraco no peito, a sorrir quando necessita, mesmo por dentro estando destruída.

 Mas havia uma coisa que me mantinha de pé, uma coisa que se tornou o centro da minha vida. Visitar o túmulo da Ana, todos os dias de finados sem falta. O primeiro dia de finados após a morte dela foi em Novembro de 1997, 6 meses depois, fui ao cemitério com um ramo de rosas amarelas. Eram as flores preferidas dela. Sempre que eu tinha dinheiro, comprava rosas amarelas para decorar a casa.

 Ela dizia que elas traziam alegria. Cheguei ao túmulo e vi a lápide pela primeira vez. Mármore branco com letras pretas gravadas. Ana Carolina Costa. 8 de abril de 1978. 23 de maio de 1997. Amada filha, luz que cedo se apagou demais. Tinha escolhido a inscrição e quando o vi ali gravado em pedra, senti como se fosse real pela primeira vez.

Ela tinha morrido, estava ali em baixo e nunca mais ia voltar. Ajoelhei na frente do túmulo e comecei a chorar. Chorei por horas. Limpei a lápide com um pano, Coloquei as flores e fiquei ali falando com ela como se ela pudesse ouvir-me. Olá, filha. Mãe veio te visitar. Sinto tanto a sua falta. A casa está tão vazia sem ti.

 Tudo está vazio sem ti. Desde então, todo o dia de finado, sem exceção, ia. Não importava o tempo, não importava se eu estava doente, não importava nada. Eu ia, a rotina era sempre a mesma. Acordava cedo, arranjava-me, roupa escura, sempre. Pegava num ramo de rosas amarelas frescas. Pegava também nos meus materiais de limpeza, pano, água, uma escovinha pequena e ia.

 Chegava ao cemitério, caminhava até ao túmulo, ajoelhava, tirava as flores velhas que tinha deixado no ano anterior, limpava a lápide com cuidado, tirando folhas secas, terra, pó. Depois colocava as flores novas e ficava ali horas. falando com ela, chorando, lembrando, 28 anos, 28 dias de finados, 28 vezes a fazer exatamente a mesma coisa, como um ritual, como uma obrigação, como se ao fazê-lo eu pudesse de alguma forma mantê-la perto de mim.

 O túmulo da Ana ficava numa zona tranquila do cemitério, debaixo de um IP roxo grande. Quando flora, em agosto, as flores roxas caíam sobre a lápide. Era bonito, triste, mas bonito. Com o passar dos anos, percebi que não era a única que visitava túmulos com aquela frequência, aquela dedicação. Havia outros, mães que perderam filhos, pais que enterraram crianças, esposas que ficaram viúvas jovens, todos com a mesma dor nos olhos, todos presos no passado.

Às vezes conversávamos brevemente comentários sobre o clima, sobre as flores, mas nunca muito. Cada um estava preso na sua própria bolha de sofrimento. A minha vida resumiu-se a isso. Trabalhar o mínimo necessário para sobreviver e esperar o dia de finados chegar para visitar a minha filha. O resto era apenas existir, não viver, apenas existir.

 2 de novembro de 2025, sábado, dia de finados, o 28º desde a morte da Ana. Acordei cedo, como sempre. O sol ainda não tinha nascido. O céu estava claro, mas sem sol. Aquela luz cinzenta, típica da manhã de novembro no Porto Alegre. Fazia um pouco de frio, não muito, mas o suficiente para precisar de uma blusa. Tomei banho, arranjei-me, vesti calças pretas, blusa preta, sapatos baixos, confortáveis ​​para caminhar.

Prendi o cabelo num carrapito. Olhei para mim mesma ao espelho. Uma mulher de 68 anos olhava-me de volta. Cabelos grisalhos, rosto marcado por rugas profundas, olhos encovados com olheiras permanentes. Parecia mais velha do que era. O sofrimento envelhece. Fui até ao quarto que tinha sido da Ana. Ainda estava do mesmo modo.

 Cama feita, livros nas prateleiras, cartazes na parede, tudo coberto de pó. Agora abri a gaveta da cómoda e tirei a foto que levava sempre comigo. Ana aos 18 anos a sorrir com o cabelo ao vento. Guardei-o na bolsa juntamente com o terço de madeira que a minha mãe me tinha dado. Saí de casa por volta das 9 horas da manhã.

 Parei numa florista perto de casa e comprei o ramo de rosas amarelas. 12 rosas como sempre. A florista me conhecia de anos de fazer a mesma compra. Lançou-me um sorriso triste de compreensão. Apanhei o autocarro até ao cemitério. A cidade estava movimentada. Era dia de finados, por isso muita gente ia visitar entes queridos.

 O autocarro estava cheio de pessoas com flores nas mãos, todos com a mesma expressão pesada. Cheguei ao cemitério São Miguel e Almas por volta das 10 da manhã. O portão estava aberto. Havia seguranças na entrada e um fluxo constante de pessoas a entrar e a sair. O cemitério estava cheio. Famílias inteiras a caminhar pelas alamedas.

Crianças a correr entre os túmulos, vendedores ambulantes que vendiam flores e velas. Mas eu mal notava nada disso. Conhecia o caminho de cor. Entrei e fui direta ao túmulo da Ana. Foi quando comecei a sentir algo diferente, não imediatamente, mas à medida que me aproximava da zona onde ela estava enterrada, senti uma sensação estranha, difícil de descrever.

 Era como se o ar estivesse ali mais pesado, mais denso, como se tivesse de fazer um maior esforço para respirar. Parei por um momento, ainda a cerca de 10 m do túmulo. Olhei em redor. A área estava movimentada do que eu esperava. Normalmente, a esta hora do dia de finados, havia várias pessoas a visitar túmulos próximos, mas naquele momento havia poucas.

 duas ou três pessoas no máximo e todas pareciam distantes, como se estivessem noutro mundo. Balancei a cabeça. Estás a imaginar coisas, Helena? Está ficando velha. Continuei andando. O IP roxo estava sem flores. Não era época. Os ramos nu estendiam-se sobre o túmulo, criando sombras compridas no chão. A lápide de mármore branco brilhava sob o sol fraco da manhã. Aproximei-me.

 A lápide estava suja, como sempre se manteve ao longo do ano. Folhas secas acumuladas em cima, terra nas laterais, pó a cobrir as letras gravadas. Ajoelhei-me na frente do túmulo, como sempre fazia. A terra estava húmida. Tinha chovido durante a noite. Senti a humidade penetrando nos joelhos das minhas calças, mas não me importei.

 Coloquei a bolsa de lado e Tirei as flores velhas que ainda estavam ali. Rosas amarelas completamente secas, mortas, que eu tinha deixado no dia de finados do ano anterior. Joguei num cantinho para recolher. Depois peguei no pano e a garrafa de água e comecei a limpar a lápide. Passei o pano húmido sobre o mármore, limpando o pó, revelando as letras pretas.

 Ana Carolina Costa, minha menina. Olá, filha, eu disse baixinho. Mãe, chegou. Mais um ano se passou. Vim visitar-te de novo. Sempre conversava com ela quando estava ali. Sabia que podia parecer loucura para quem via de fora, mas para mim era normal, era natural, era como se ela me pudesse ouvir. Foi quando senti o frio, mas não era o frio do vento, era diferente.

 Era um frio que vinha debaixo do túmulo da terra. Parei de limpar por um segundo. Olhei para o chão. A terra parecia normal, húmido, da chuva da noite, mas normal. Deve ser só humidade, pensei. Continuei a limpar, mas as minhas mãos estavam geladas. Mesmo com o sol a bater-me, mesmo usando uma blusa, as minhas mãos estavam geladas e o frio estava a subir pelos braços.

 Olhei em redor, sentindo uma inquietação crescente. As poucas pessoas que estavam por perto começaram a ir embora. Uma família que estava a uns seis túmulos de distância juntou as coisas e saiu apressada. Uma senhora idosa que estava do outro lado também se levantou e foi-se embora rapidamente. Em poucos minutos, aquela área ficou completamente vazia. Só eu.

 O cemitério inteiro ainda estava cheio. Eu conseguia ouvir vozes distantes, crianças rindo, alguém a cantar um hino, mas ali, naquela área específica, já não havia ninguém. E o silêncio instalou-se. Um silêncio pesado, opressivo, anormal. Era como se todos os sons tivessem sido abafados. Até o vento deixou de soprar.

O meu coração começou a acelerar. Tentei acalmar-me. É só o cemitério, Helena. Vem aqui há 28 anos. Não tem nada de diferente. Mas tinha. Eu sabia que tinha. Podia sentir. Foi quando vi no mármore polido da lápide um reflexo. O mármore da lápide da Ana era polido, brilhante. Quando o sol batia de certo ângulo, funcionava quase como um espelho.

 E enquanto limpava, vi no reflexo uma figura atrás de mim. Alguém estava parado mesmo atrás de mim, perto, muito perto. O meu coração parou, o meu corpo inteiro gelou. Virei a cabeça rapidamente, o pano ainda na mão, não havia ninguém. A área atrás de mim estava completamente vazia. Apenas túmulos, árvores, silêncio. Olhei de novo para o mármore.

 O reflexo tinha sumido. A minha respiração estava acelerada. As mãos tremiam. Está a imaginar coisas? Repeti para mim mesma. Cansaço, stress, idade. Mas quando voltei a limpar a lápide, o reflexo voltou e desta vez era mais nítido. Era uma figura humana, alta, parada. exatamente atrás de mim. Não dava para ver pormenores, apenas a silhueta escura.

 Não virei a cabeça desta vez, apenas fiquei a olhar para o reflexo, paralisada. E então a figura moveu-se lentamente, como se estivesse a inclinar-se para a frente, como se estivesse a aproximar-se de mim. Larguei o pano e levantei-me num salto, virando rapidamente. Nada, absolutamente nada. Só o vazio. O meu coração batia tão forte que eu conseguia ouvi-lo.

 Senti tonturas, as pernas tremiam. O que está a acontecer? Foi quando ouvi vir debaixo do túmulo um som toque, to toque toque. Batidas, batidas ritmadas, abafadas, como se alguém estivesse a bater na tampa de um caixão de dentro. O meu sangue gelou. Não, não pode ser. Toque, toque, toque. As batidas continuaram mais altas agora, mais desesperadas.

 Olhei em redor, procurando desesperadamente alguém, alguém que pudesse confirmar que estava ouvindo aquilo também, mas não havia ninguém. Estava completamente sozinha. Toque, toque, toque, toque, toque, toque. As batidas tornaram-se mais fortes, mais rápidas, como se quem quer que estivesse lá em baixo estivesse a ficar desesperado.

“Mãe, farei de respirar.” A voz era abafada, distante, como se viesse de muito longe ou de muito fundo. “Mãe, está escuro aqui.” Era a Ana, a voz da minha filha. Não havia dúvida. Eu conhecia aquela voz. tinha ouvido aquela voz todos os dias durante 19 anos. Era ela, Ana, sussurrei, as lágrimas começando a cair. Filha, mãe, por favor.

A voz estava a chorar. Está tão escuro, está tão frio. Tira-me daqui. As lágrimas escorriam-me pelo rosto. Meu corpo inteiro tremia. Filha, eu eu não sei. Por favor, mãe, por favor. Foi quando senti uma mão no meu ombro gelada, apertando. Virei a cabeça lentamente, o coração quase a sair pela boca. Não estava ali ninguém.

 Mas eu sentia os dedos gelados a apertarem o meu ombro, segurando firme, tão real quanto qualquer mão humana. Tentei levantar-me, não consegui. Era como se algo estivesse prendendo-me ali, segurando-me ajoelhada em frente do túmulo. Mãe, fica aqui comigo. A voz da Ana estava mais próxima. Agora fica aqui. Não vai embora. Deixa-me abraçar-te de novo.

Olhei para as rosas amarelas que eu tinha trazido ainda na embalagem ao meu lado e assisti horrorizada enquanto elas começavam a murchar. As pétalas ficaram castanhas depois pretas. Os caules murcharam em questão de segundos. As flores que estavam frescas e vivas estavam mortas. Completamente mortas. Não”, sussurrei. “Não, não, não.

 A mão no meu ombro apertou com mais força. Doía muito. Fica, mãe, fica aqui comigo para sempre.” E foi aí que me apercebi, a voz tinha mudado. Já não era apenas a Ana, havia outras vozes juntas. Sussurros, muitos sussurros, sobrepostos, como um couro de vozes distorcidas. Olhei em redor desesperada e vi figuras, dezenas delas paradas entre os túmulos em redor, sombras escuras, formas humanas, mas não totalmente, todas paradas, todas a olhar para mim e todas sussurrando.

Fica, fica, fica connosco, dá a tua dor para nós, alimenta-nos. O terror tomou conta de mim. O meu corpo inteiro tremia descontroladamente. Queria correr, gritar, fugir, mas não conseguia mexer-me. A mão segurava-me, as vozes rodeavam-me e do túmulo as batidas continuavam. Toque, toque, toque.

 Foi quando vi no reflexo do mármore várias figuras à minha volta, cercando-me, todas se inclinando para a frente, todas alcançando na minha direção. E num lampejo de clareza, numa fração de segundo de lucidez no meio do terror, percebi. Aquilo não era minha filha. No meio daquele terror absoluto, com as vozes a sussurrar, as sombras me a rodear, a mão gelada a segurar-me, veio um pensamento claro, nítido.

 Ana não me faria isso. A minha filha nunca assustar-me-ia assim, nunca me machucaria, nunca me prenderia aqui com medo e dor. Olhei para o túmulo, para lápide de mármore branco, para o nome gravado. Carolina Costa. A minha filha estava ali em baixo, morta há 28 anos. E os mortos não batem em caixões, não chamam por as suas mães, não tentam puxar os vivos para junto deles.

 Então, o que era aquilo? As vozes tornaram-se mais altas, mais insistentes. Fica, fica connosco, alimenta a nossa fome. E, de repente, como se uma cortina tivesse sido puxada, eu entendi. Percebi tudo. Não eram os mortos a fazer aquilo, eram outras coisas. Coisas que habitavam cemitérios, coisas que se alimentavam de dor, de sofrimento, de desespero.

 E elas tinham encontrado em mim uma fonte perfeita. 28 anos de lágrimas, 28 anos de agonia, 28 anos de dor inconsolável. E a minha Ana, a minha pobre Ana, estava presa no meio disto, não porque quisesse, mas porque eu a estava segurando com a minha dor, com o meu sofrimento, com a minha incapacidade de deixá-la ir.

 Durante todos estes anos, achei que estava a honrar a minha filha, vindo aqui chorar. Achei que estava demonstrando amor, mas estava a fazer o contrário. Estava a aprender aqui. Estava a criar uma corrente que a amarrava a este lugar. E essas coisas, essas entidades, usavam isso. Usavam a minha dor para a manter presa, para se alimentarem de nós as duas.

 Lágrimas escorriam-me pelo rosto, mas eram diferentes agora. Não eram de desespero, eram de compreensão, de clareza terrível. As figuras à minha volta se aproximaram-se mais, as vozes tornaram-se mais altas, quase gritos agora. Dá a sua dor para nós, fica aqui, sofre para sempre. Mas algo em mim mudou. A mão ainda apertava o meu ombro, mas agora sentia não apenas o frio, sentia a fome, a necessidade desesperada de se alimentar.

E entendi que estas coisas tinham poder sobre mim apenas enquanto eu deixasse, apenas enquanto eu permanecesse presa na dor. Olhei em redor e, pela primeira vez vi para além das figuras escuras ao meu redor. Vi outros túmulos e em alguns deles vi outras pessoas ajoelhadas, também chorando, sendo também rodeadas por sombras, sendo também sugadas.

Quantas pessoas estavam aqui presas? Quantas mães, pais, esposas, maridos, presos em ciclos intermináveis ​​de dor, todos a alimentar essas coisas sem saber? Não! disse eu em voz alta. Minha voz saiu mais firme do que eu esperava. As vozes pararam por um segundo, as figuras afastaram-se ligeiramente. Não! Repeti mais alto.

 Vocês não vão mais se alimentam de mim e não vão mais usar a minha filha. A mão apertou com mais força, tentando segurar-me, mas agora já entendia. O poder delas vinha da minha dor e se eu mudasse isso, fechei os olhos, respirei fundo e comecei a falar, mas desta vez não com tristeza, com amor, com gratidão, com força.

 Ana Carolina, eu disse alto, firme, a minha filha, a minha menina linda. As vozes tentaram-me interromper, mas continuei. Você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. 19 anos ao seu lado foram os anos mais felizes que tive. A mão no meu ombro afrouchou ligeiramente. Deste-me alegria todos os dias. O seu sorriso iluminava a minha vida.

 Sua inteligência enchia-me de orgulho. O seu carinho fazia-me sentir amada. As sombras em redor começaram a recuar e eu sou grata. Abri os olhos, olhei para lápide. Estou profundamente grata por cada momento que tivemos juntas, cada pequeno-almoço, cada conversa, cada abraço, cada amo-te. As lágrimas caíam, mas eram diferentes.

 Não eram lágrimas de dor, eram lágrimas de amor verdadeiro. Merecia viver mais, merecia realizar os seus sonhos. E é injusto que te tenham tirado de mim tão cedo. Respirei fundo. Mas não vou mais prender-te aqui com a minha dor. A mão soltou-me completamente. Durante 28 anos vim aqui e chorei. Chorei pela sua morte, pela injustiça, pela dor.

 E ao fazer isso, sem saber, estava a te segurando aqui, estava a prender-te. E essas coisas más usavam isso para nos magoar. Levantei-me, as minhas pernas tremiam, mas contive-me, mas já não. Olhei diretamente para as sombras ao redor. Vocês já não vão usar a minha dor, já não vão usar a minha filha, porque escolho recordá-la com amor, não com desespero.

 As figuras começaram a desfazer-se como fumo sendo dispersa pelo vento. Ana, a minha filha querida, falei olhando para a lápide, mas desta vez com um sorriso nos lábios. Eu vou continuar a amar-te todos os dias da minha vida, mas não vou chorar mais por si com dor que não passa. Vou celebrar a vida que teve. Vou recordar os seus sorrisos, as suas piadas, dos seus abraços.

 O frio foi embora, o ar tenha ficado leve e quando chega minha hora, voltamos a encontrar-nos. Mas até lá, minha filha, precisas descansar. descansar verdadeiramente em paz. Coloquei a minha mão sobre a lápide. O mármore já não estava gelado, estava morno, quase quente ao toque do sol. Então digo agora.

 Respirei fundo as palavras mais difíceis que já disse. Vai, minha filha, descansa. Eu te liberto, eu solto-te. Você está livre. No momento em que disse estas palavras, senti uma mudança no ar. como se um peso imenso tivesse sido tirado, não só de mim, do lugar inteiro. As sombras desapareceram completamente, as vozes cessaram, o silêncio que ficou não foi mais opressivo, era pacífico, tranquilo.

E por um breve momento, apenas um segundo, senti uma presença suave, calorosa, amorosa, como um abraço invisível. E soube, era ela, a minha Ana de verdade, e estava a agradecer-me, estava a dizer-me adeus. E depois foi embora de verdade, desta vez livre, em paz. Fiquei ali parada durante alguns minutos, as lágrimas ainda a escorrer, mas agora chorava de alívio, de libertação, de amor puro. Olhei em redor.

 Os outros túmulos onde tinha visto pessoas sendo cercadas estavam vazios. Agora as pessoas tinham ido embora ou talvez elas também se tinham libertado. Peguei nas rosas amarelas murchas e deitei-as fora. Não ia deixar mais flores. Não porque não amava a minha filha, mas porque ela já não precisava delas, não precisava mais de nada. Estava livre.

 Limpei as lágrimas do rosto. Olhei para a lápide uma última vez. Até um dia, minha filha. quando for a minha hora, mas vá descansar agora, vá em paz. E saí, andei devagar pelo cemitério, mas era diferente agora. Já não sentia peso, já não sentia medo, apenas paz. Pela primeira vez, em 28 anos, saí daquele cemitério em paz de verdade.

 Os dias e semanas que se seguiram foram de transformação. Ainda pensava na Ana todos os dias, ainda sentia saudades, mas era diferente. Já não era aquela dor de lacerante, aquele buraco no peito que nunca fechava. Era uma saudade suave, uma memória amorosa. Comecei a fazer coisas que não fazia há anos. Saí de casa para passear.

 Voltei a frequentar a igreja regularmente, não por obrigação, mas porque queria. Comecei a conversar mais com os vizinhos. Sorria de verdade. Uma tarde encontrei uma antiga amiga que não via há anos. Ela comentou surpreendida que parecia diferente, mais leve, mais jovem até. E era verdade, sentia-me diferente. Voltei ao cemitério mais algumas vezes, não dia de finados, apenas em dias comuns, quando estava passando por perto, mas agora era rápido.

 Chegava, olhava para a lápide, sorria lembrando-me de alguma história boa e ia embora, sem choro, sem horas ajoelhada, apenas uma visita tranquila e comecei a ajudar outras pessoas. Juntei-me a um grupo de apoio para pais que perderam filhos. No início, apenas participava das reuniões, ouvia as histórias dos outros, todos parecidos com a minha, dor, desespero, incapacidade de seguir em frente.

 Um dia criei coragem e Partilhei a minha história, não toda, não a parte sobrenatural. As pessoas não compreenderiam, mas contei sobre como passei 28 anos presa no luto e sobre como aprendi a transformar a dor em gratidão. Como aprendi a honrar a minha filha vivendo, e não apenas sobrevivendo. Muitas pessoas choraram, algumas disseram que precisavam de ouvir aquilo que fazia sentido.

 E aos poucos comecei a ajudar, a aconselhar, a partilhar a lição que aprendi da forma mais difícil. Hoje, um ano depois desse dia de finados terrível e transformador, Tenho 69 anos, mas sinto-me melhor do que me senti nas últimas décadas. Ainda Vivo sozinha, ainda sinto falta da minha filha todos os dias, mas vivo de verdade. E quando penso na Ana, sorrio.

Lembro-me do sorriso dela, da gargalhada contagiante, das conversas ao pequeno-almoço, dos abraços apertados e agradeço por ter tido 19 anos com ela. 19 anos de amor puro. Sei que um dia, quando for a minha hora, vou reencontrá-la e sei que ela vai estar à minha espera, não presa num cemitério, mas livre, em paz, onde quer que esse lugar seja.

 Eu sei que tem gente que não vai acreditar nesta história. Vão dizer que foi tudo na a minha cabeça, que imaginei as batidas, as vozes, as sombras. E tudo bem, eu compreendo, mas sei o que vivi, sei o que ouvi, sei o que senti e sei a verdade que aprendi. Existem coisas neste mundo que não compreendemos. Coisas que habitam lugares de dor e sofrimento.

E os cemitérios, especialmente estão cheios dessas coisas. Elas alimentam-se de nossa dor, do nosso desespero, da nossa incapacidade de deixar ir. E quando não deixamos os nossos mortos descansar, quando os prendemos aqui com a nossa dor inconsolável, criamos correntes. Correntes que os amarram.

 E essas coisas usam isso. Usam a nossa dor para manter os que amamos presos, para se alimentarem de todos nós. Aprendi que o verdadeiro amor não é segurar, é soltar, não é chorar eternamente, é celebrar, não é sofrer, é agradecer. Durante 28 anos, achei que estava a honrar a minha filha com a minha dor, mas estava a fazer o contrário.

Estava a aprender, estava a alimentar coisas más, estava a impedir que ela descansasse. Quando finalmente compreendi isso e a libertei, libertei-me a mim também. Portanto, essa é a minha mensagem para qualquer pessoa que perdeu alguém e não consegue seguir em frente. Para quem visita túmulos e chora sem consolo.

 Para quem pensa que o amor é dor eterna. Amor não é isso. O amor é gratidão, é celebração. É recordar com alegria, não apenas com tristeza. É honrar a vida que tiveram. Não apenas lamentar a morte. E por vezes o maior ato de amor é dizer a Deus, é soltar, é deixar ir. Porque quando fazemos isso, libertamos não apenas os que se foram, libertamo-nos a nós mesmos também.

 E esta no fim é a verdadeira paz. Amen.

 

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward