3 Amigos Foram Pescar na Chapada Diamantina e Sumiram — Barraca Achada 15 Km com Bilhete Sinistro

3 Amigos Foram Pescar na Chapada Diamantina e Sumiram — Barraca Achada 15 Km com Bilhete Sinistro

O que deveria ter sido um fim de semana pacífico de pesca na luxuriante Chapada Diamantina transformou-se em um dos mistérios mais impressionantes da Bahia. Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima, três amigos inseparáveis de Feira de Santana, partiram na sexta-feira, 14 de maio de 2010, em direção às águas cristalinas do Rio Mucugê para pescar e acampar.
Eles nunca voltaram para casa.
Rafael Alves Pereira, o líder natural do trio, tinha 28 anos, 1,78 metro de altura, cabelos castanhos cacheados e um sorriso contagiante que conquistava a todos. Trabalhava como técnico de eletrônica em uma empresa de telecomunicações em Feira de Santana. Nascido e criado na cidade, filho de João Alves Pereira, motorista de caminhão, e Rosa Maria Santos Pereira, dona de casa, Rafael havia desenvolvido uma paixão pela natureza e pela pesca desde jovem.
— Rafa era viciado em pesca — lembrava seu pai, João. — Desde menino, toda vez que passávamos perto de um rio ou riacho, ele perguntava quando podíamos voltar com nossa vara e anzol.
Ele conhecia todos os pontos de pesca em um raio de 100 km de Feira de Santana. Rafael havia se tornado um pescador experiente ao longo dos anos, aprendendo várias técnicas e os melhores locais para diferentes tipos de peixe.
Era sempre ele quem organizava as expedições do grupo, planejando rotas, comprando equipamentos e coordenando a logística das viagens. Seus amigos brincavam que ele tinha um mapa mental de todos os rios, lagos e cachoeiras da Bahia. Bruno Santos Costa, de 26 anos, era o mais calmo e sensato do trio. Com 1,82 metro de altura, cabelos pretos penteados com cuidado e sérios olhos castanhos atrás de óculos, ele trabalhava como contador em um escritório de contabilidade no centro de Feira de Santana. Era filho de Luís Carlos Santos Costa, funcionário público aposentado, e Ana Paula Silva Costa, professora de matemática. Bruno era conhecido por sua organização meticulosa.
— E preste atenção aos detalhes — dizia sua mãe, Ana Paula, contando a história. — Ele sempre verificava tudo duas vezes antes de sair em uma viagem: equipamentos, suprimentos, rotas alternativas, previsão do tempo. Ele não deixava nada ao acaso. Se algo desse errado nessa viagem, não seria por falta de planejamento.
Bruno era responsável por todos os aspectos logísticos das expedições de pesca. Ele pesquisava os melhores horários para pescar em cada região, verificava as condições meteorológicas, calculava as quantidades necessárias de comida e água e sempre fazia questão de levar equipamentos extras de segurança. Ele era considerado o cérebro do grupo devido à sua capacidade de antecipar problemas e se preparar para imprevistos.
Diego Ferreira Lima completava o trio como o mais jovem e aventureiro. Aos 24 anos, com 1,75 metro de altura, cabelo loiro descolorido e tatuagens nos braços que contavam histórias de suas aventuras, trabalhava como instrutor de natação em uma academia na cidade. Filho de Carlos Ferreira Lima, mecânico, e Patrícia Soares Lima, enfermeira, Diego era conhecido por sua energia inesgotável e disposição para explorar novos lugares.
— Diego era pura adrenalina — ria o pai, Carlos. — Ele não conseguia ficar parado. Sempre queria descobrir novas cachoeiras, trilhas diferentes, lugares que ninguém havia explorado ainda. Às vezes eu me preocupava com sua sede de aventura, mas Rafael e Bruno sempre cuidavam bem dele.
Diego havia se juntado ao grupo dois anos antes, quando conheceu Rafael na academia onde trabalhava. Rapidamente tornou-se o terceiro membro inseparável do trio, trazendo sua juventude e entusiasmo para equilibrar a experiência de Rafael e a prudência de Bruno. Era ele quem sempre descobria novos lugares através de pesquisas na internet, conversas com outros aventureiros ou dicas de clientes da academia.
Os três se conheciam há quatro anos e haviam feito dezenas de viagens juntos. Começaram com pescarias simples em represas perto de Feira de Santana, mas gradualmente se aventuraram em expedições mais elaboradas. Já haviam acampado no Rio São Francisco, pescado trutas nas montanhas de Minas Gerais e explorado rios remotos no interior da Bahia.
Sempre voltavam com histórias incríveis e peixes para compartilhar com suas famílias. Eram como irmãos.
— Lembra da Rosa Maria, mãe do Rafael? — comentavam os conhecidos. — Eles passavam todos os finais de semana juntos, seja pescando, planejando a próxima viagem ou consertando equipamentos. Minha casa vivia cheia dos três, comendo, rindo e contando histórias sobre peixes que quase conseguiram pescar.
A Chapada Diamantina era um sonho antigo do trio. Conhecida por suas paisagens deslumbrantes, cachoeiras cristalinas e rios repletos de peixes, a região era o destino definitivo para qualquer pescador baiano. Rafael vinha pesquisando a área há mais de um ano, estudando mapas, conversando com guias locais e planejando meticulosamente a expedição.
O local escolhido foi a região do Rio Mucugê, perto da Cachoeira do Buracão, no município de Ibicoara. Rafael havia conversado com um guia local chamado Antônio Silva Santos, que lhe garantiu que a área tinha os melhores pontos de pesca do planalto e que seria segura para acampar, desde que fossem seguidas as diretrizes básicas de segurança na natureza.
Na quinta-feira, 13 de maio de 2010, os três se encontraram na casa de Rafael para os preparativos finais. Bruno havia feito uma lista detalhada de tudo o que precisavam: uma barraca para três pessoas, sacos de dormir, fogareiro portátil, panelas, comida para quatro dias, diversos equipamentos de pesca, lanternas, pilhas extras, kit de primeiros socorros, cordas, facões, repelente de insetos, protetor solar e uma quantidade generosa de água potável.
Eles estavam empolgados. O pai de Rafael, João, lembrava: passaram a noite inteira verificando equipamentos, testando a barraca no quintal e organizando as varas de pesca. Parecia a viagem dos sonhos. Diego conseguiu quatro dias de folga na academia especificamente para essa expedição. Bruno havia organizado seus compromissos de trabalho para poder se ausentar do escritório. Rafael usou parte de seu tempo de férias acumuladas. Era uma viagem que os três planejavam e aguardavam havia meses.
Na manhã de sexta-feira, 14 de maio de 2010, os três partiram de Feira de Santana às 6h no Chevrolet Corsa branco de Rafael, com placas de Feira de Santana. O carro estava carregado com todos os equipamentos, suprimentos e expectativas para um fim de semana perfeito na natureza.
O plano era chegar à região da Chapada Diamantina por volta do meio-dia, encontrar o guia Antônio no centro de Lençóis, seguir para o ponto de acesso ao Rio Mucugê e montar acampamento antes de anoitecer. A última comunicação do trio com suas famílias foi uma ligação que Rafael fez para a mãe às 14h30 daquela sexta-feira. Ele disse que haviam chegado bem, que estavam comprando algumas coisas que haviam esquecido e que iriam encontrar o guia em 15 minutos.
— Lembra da Rosa Maria? — ela contava. — Ele disse que estava tudo perfeito, o tempo estava lindo e que ligaria no domingo quando chegassem em casa.
Essa foi a última vez que alguém da família ouviu as vozes dos três amigos. O guia Antônio Silva Santos confirmou que encontrou os três rapazes no horário combinado em Lençóis.
— Eles pareciam bem preparados e animados — lembrava ele. — Tinham bons equipamentos, sabiam o básico sobre segurança na região da Chapada e fizeram as perguntas certas sobre a área onde iam acampar.
Antônio os acompanhou por cerca de 8 km por trilhas na Chapada, até chegarem ao ponto de acesso ao Rio Mucugê, que ele havia recomendado. Era uma área conhecida pelos pescadores locais, com várias piscinas naturais profundas, onde abundavam pintados, dourados e pacus. O lugar tinha uma pequena clareira ideal para acampar, perto da água, mas mais abrigada do vento e da chuva.
— Eu os deixei montando acampamento por volta das 16h — dizia Antônio. — Expliquei os perigos da região, onde não deviam nadar por causa das correntes, quais trilhas evitar, como se comportar caso encontrassem animais selvagens. Eles prestaram atenção em tudo e pareciam confiantes.
O plano era que Antônio voltasse na segunda-feira, 17 de maio, para buscar os três e levá-los de volta ao lugar onde haviam deixado o carro em Lençóis. Era um arranjo comum na região, permitindo que os turistas aproveitassem o fim de semana sem se preocupar com transporte.
Quando a segunda-feira chegou e Antônio retornou ao local combinado, encontrou apenas uma clareira vazia. Não havia sinal da barraca, dos equipamentos ou dos três amigos. Inicialmente, pensou que eles pudessem ter decidido mudar para outro ponto do rio ou retornado mais cedo por conta própria. Mas quando chegou a Lençóis e verificou o estacionamento onde o Corsa branco deveria estar, o carro continuava exatamente onde havia sido deixado na sexta-feira.
Foi quando Antônio começou a se preocupar seriamente. Ele tentou entrar em contato com Rafael pelo número de telefone que havia anotado, mas as ligações não completavam. Tentou novamente várias vezes durante a tarde, sempre com o mesmo resultado. Às 18h, decidiu contatar a Polícia Militar em Lençóis para relatar a situação.
O sargento José Carlos Oliveira foi o primeiro policial a ser informado sobre o desaparecimento. Casos assim não eram incomuns na região da Chapada Diamantina, explicou ele. Às vezes as pessoas se perdiam, se machucavam ou simplesmente mudavam os planos sem avisar os guias. Mas havia algo na preocupação de Antônio que o fez levar a situação a sério desde o início.
Enquanto isso, em Feira de Santana, as famílias começaram a se preocupar quando o domingo terminou sem nenhum contato dos três. Rosa Maria tentou ligar para o celular de Rafael várias vezes, mas todas as chamadas caíam direto na caixa postal. Ana Paula fez o mesmo com Bruno, e Patrícia com Diego, sempre com o mesmo resultado.
Na segunda-feira de manhã, quando nenhum dos três apareceu para trabalhar e continuaram sem dar notícias, as famílias entraram em contato umas com as outras. Foi quando descobriram que nenhuma delas havia recebido qualquer comunicação desde a ligação de Rafael na sexta-feira.
No final da tarde, João Alves Pereira não esperou mais. Às 10h de segunda-feira, ele e Carlos Ferreira Lima partiram para Lençóis no carro de João, uma Toyota Hilux preta. Chegaram à cidade por volta das 15h e imediatamente contataram a Polícia Militar. Foi então que souberam da visita de Antônio na noite anterior e que uma busca preliminar já havia começado.
O sargento José Carlos havia organizado uma pequena equipe para vasculhar as principais trilhas da região onde os três haviam acampado, mas nada havia sido encontrado até aquele momento. A busca oficial foi significativamente ampliada com a chegada dos pais. Bombeiros de Vitória da Conquista foram chamados, trazendo equipamentos especializados para resgate em montanha e floresta. Voluntários da região, incluindo outros guias e pessoas familiarizadas com o planalto, se ofereceram para ajudar nas buscas.
Durante três dias, mais de 60 pessoas vasculharam um raio de 15 km ao redor do ponto onde os três haviam sido deixados. Trilhas foram cobertas, rios foram explorados, cavernas foram inspecionadas. Helicópteros do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a região, procurando qualquer sinal dos jovens ou de seus equipamentos.
A primeira pista concreta surgiu na quinta-feira, 20 de maio, dias após o desaparecimento. Um grupo de busca liderado pelo bombeiro Marcos Antônio Ribeiro encontrou pegadas humanas em uma trilha secundária que se afastava do rio, em direção a uma área mais densa de cerrado.
— As pegadas eram claramente de botas de trilha — lembrava Marcos Antônio. — Havia pelo menos três conjuntos diferentes de marcas, todos indo na mesma direção. Eram recentes, provavelmente de alguns dias atrás, e pareciam indicar que as pessoas estavam caminhando em ritmo normal, sem correr ou entrar em pânico.
As pegadas foram seguidas por aproximadamente 2 km antes de desaparecerem em terreno mais rochoso. Mas a direção que indicavam levou a equipe de busca a uma área do planalto que não havia sido explorada anteriormente, uma região de cerrado denso intercalado com formações rochosas, a aproximadamente 8 km a nordeste do acampamento original.
Foi nessa área que, na sexta-feira, 21 de maio, uma semana após o desaparecimento, o bombeiro Rogério Santos Almeida fez uma descoberta que mudaria completamente o rumo da investigação. Escondida entre afloramentos rochosos, em uma pequena depressão natural que a protegia do vento e da chuva, estava a barraca dos três amigos.
Mas ela não estava montada para acampar. Estava claramente abandonada, com equipamentos espalhados de maneira desorganizada. Mais perturbador ainda era o fato de que a barraca estava localizada a 15 km da cachoeira onde os três pretendiam pescar, em uma direção completamente oposta à rota planejada.
Não havia água por perto, nem pontos de pesca, nenhuma razão lógica para terem escolhido aquele local para acampar. Dentro da barraca, os investigadores encontraram sacos de dormir, algumas roupas, equipamentos de pesca intactos e provimentos não consumidos. Mas o que chamou atenção imediatamente foi um pedaço de papel amassado no chão da barraca, com uma mensagem manuscrita em letra claramente apressada e nervosa.
O bilhete dizia: “Eles estão nos seguindo desde ontem. Não podemos voltar pelo mesmo caminho que viemos. Vamos tentar sair pela trilha norte. Se alguém encontrar isto, por favor avise nossas famílias que estamos tentando resistir. Rafael, Bruno, Diego.”
A descoberta do bilhete aterrorizante mudou completamente a natureza da investigação. O que inicialmente parecia ser um caso de pessoas perdidas na natureza transformou-se em algo muito mais sinistro. Quem eram “eles” mencionados no bilhete? Por que os três amigos haviam abandonado o acampamento planejado para fugir a uma área remota do planalto?
A análise grafológica confirmou que a caligrafia era de Rafael, com base em comparações com documentos fornecidos pela família. A escrita mostrava sinais claros de estresse e pressa, indicando que havia sido redigida sob extrema tensão. A Polícia Civil assumiu oficialmente o caso, e o delegado Henrique Silva Barbosa foi designado para liderar a investigação.
A possibilidade de crime foi considerada pela primeira vez, e as buscas se intensificaram, focando não apenas em encontrar os três jovens, mas também em identificar quem poderiam ser os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete.
— Era óvio que algo muito sério havia acontecido — dizia o delegado Henrique. — Três campistas experientes não abandonam seus equipamentos e fogem para uma área remota sem um motivo muito forte. O bilhete sugeria que estavam sendo ameaçados por alguém.
A investigação concentrou-se em identificar quem mais poderia estar na região da Chapada durante aquele fim de semana. Pousadas, guias, outros turistas, moradores locais: todos foram questionados sobre pessoas suspeitas ou atividades atípicas na área. Surgiram relatos de que um grupo de homens havia sido visto na região no mesmo período, mas as descrições eram vagarosas e contraditórias. Alguns diziam que eram quatro homens, outros cinco; alguns diziam parecer ser da região, outros afirmavam claramente que eram de fora.
Uma linha de investigação considerada foi a possibilidade de os três amigos terem tropeçado acidentalmente em atividades ilegais na região da Chapada. A área era conhecida por abrigar pequenas garimpos ilegais, plantações ocultas de maconha e até laboratórios de refino de drogas. Talvez tivessem visto o que não deviam.
Durante os meses seguintes, as buscas pelos três amigos continuaram intermitentemente. Equipes de bombeiros realizavam operações mensais, explorando sempre novas áreas do vasto planalto. Voluntários da região continuavam encontrando pegadas ocasionais, fragmentos de equipamentos ou sinais de fogueiras antigas, mas nada que levasse diretamente aos jovens desaparecidos.
As famílias nunca perderam a esperança. João Alves Pereira organizava suas próprias expedições quase todo fim de semana, percorrendo trilhas e conversando com moradores locais. Rosa Maria contratou um investigador particular especializado em casos de pessoas desaparecidas. Carlos Ferreira Lima ofereceu uma recompensa de R$ 20.000 mais R$ 1.000 por informações que levassem ao paradeiro dos três.
— Eu não conseguia aceitar que meu filho simplesmente tivesse desaparecido — explicava João. — Toda noite eu sonhava que os encontrava vivos em alguma caverna, esperando para serem resgatados. Toda manhã eu acordava pronto para procurar um pouco mais.
Em 2011, um ano após o desaparecimento, várias pistas falsas surgiram. Alguém disse ter visto três jovens trabalhando em uma fazenda no interior da Bahia. Outro relato mencionava possíveis avistamentos em Goiás. Todas as pistas foram investigadas e provaram ser incorretas. O caso ganhou atenção nacional quando foi destaque em um programa de televisão sobre pessoas desaparecidas. Milhares de ligações foram recebidas com supostos avistamentos em todo o país, mas nenhuma levou a achados concretos.
Em 2013, três anos após o desaparecimento, Ana Paula Santos Costa desenvolveu problemas cardíacos que os médicos atribuíram ao estresse prolongado.
— A incerteza é a pior coisa de todas — costumava dizer ela. — Se eu soubesse que meu filho estava morto, eu poderia chorar e começar a aceitar, mas ficar sem saber se ele está vivo, se está sofrendo, se está esperando ajuda… isso é tortura.
A investigação oficial permaneceu aberta, mas com recursos cada vez mais limitados. Novos casos exigiam a atenção da polícia, e o desaparecimento dos três amigos foi sumindo gradualmente das manchetes. Apenas as famílias e alguns voluntários persistentes continuavam buscando ativamente.
Em 2015, cinco anos após o desaparecimento, a Polícia Civil organizou uma última grande operação de busca. Durante uma semana, 50 pessoas vasculharam áreas do planalto que ainda não haviam sido totalmente exploradas. Foram utilizados equipamentos modernos, incluindo drones para mapeamento aéreo e cães especializados na localização de restos mortais. Mas nem essa operação rendeu novas pistas sobre o destino de Rafael, Bruno e Diego.
Era como se os três tivessem simplesmente se dissolvido na vastidão da Chapada Diamantina, deixando apenas um bilhete angustiante como evidência de que algo terrível havia acontecido.
Nos anos seguintes, o caso tornou-se uma lenda local na região da Chapada. Guias contavam a história aos turistas como um aviso sobre os perigos de se aventurar sozinho em áreas remotas. Alguns moradores locais desenvolveram suas próprias teorias sobre o que havia acontecido, envolvendo sempre grupos criminosos ou forças sobrenaturais da floresta.
João Alves Pereira faleceu em 2018, aos 65 anos, sem nunca saber o que aconteceu com seu filho Rafael. Amigos da família diziam que ele morreu de coração partido, consumido pela busca implacável que durou oito anos. Rosa Maria, agora viúva, continua visitando a Chapada Diamantina duas vezes por ano, sempre na esperança de encontrar algum sinal do filho.
Carlos Ferreira Lima desenvolveu uma obsessão por teorias da conspiração sobre o desaparecimento do filho e dos amigos. Ele acredita que os três descobriram algo que criminosos poderosos queriam manter em segredo e que foram eliminados para garantir o silêncio. Patrícia, sua esposa, teve que buscar tratamento theerapêutico para lidar com as teorias cada vez mais elaboradas do marido.
Ana Paula Santos Costa mudou-se para Salvador em 2017, dizendo que não conseguia mais viver em Feira de Santana, onde tudo a lembrava de Bruno. Ela mantém contato esporádico com as outras famílias, mas prefere não falar sobre o caso, afirmando que revisitar constantemente a tragédia apenas aumenta seu sofrimento.
Hoje, 14 anos após aquela sexta-feira fatídica de maio, o destino de Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima continua sendo um completo mistério. A região da Chapada Diamantina guardou seus segredos, e o bilhete aterrorizante encontrado em sua barraca abandonada permanece como a única pista sobre o que realmente aconteceu na daqueles dias aterrorizantes.
Teorias abundam em relação ao caso. Alguns acreditam que os três foram vítimas de criminosos que operavam na região e que seus corpos foram escondidos em uma das milhares de cavernas do planalto. Outros sugerem que podem ter se perdido completamente e morrido de sede e fome em uma área ainda não explorada. Alguns chegam a especular que descobriram um tesouro escondido ou evidências de corrupção que lhes custaram a vida.
A mais perturbadora de todas as teorias é a que sugere que pelo menos um dos três pode ter inicialmente sobrevivido e tentado escapar, conforme indicado no bilhete. A menção à trilha norte nunca foi totalmente investigada, pois não havia nenhuma trilha claramente definida nessa direção a partir de onde a barraca foi encontrada.
O caso dos três amigos pescadores tornou-se um símbolo dos perigos ocultos que podem existir até mesmo nas áreas mais bonitas do Brasil. A Chapada Diamantina, com toda a sua beleza natural, também esconde riscos que vão além dos perigos naturais da floresta e das montanhas.
As autoridades locais intensificaram as medidas de segurança para turistas após o incidente, exigindo o registro obrigatório de grupos que pretendem acampar em áreas remotas e estabelecendo postos regulares de controle. Mas nada disso trouxe Rafael, Bruno e Diego de volta, nem explicou o que realmente aconteceu naqueles dias de maio de 2010.
A memória dos três amigos é mantida viva por suas famílias e pela comunidade de Feira de Santana. Uma placa no clube de pesca da cidade homenageia os três jovens, relembrando sua paixão pela natureza e destacando a importância da segurança em aventuras ao ar livre.
O mistério que desceu sobre a Chapada Diamantina em maio de 2010 permanece sem solução. Mas as perguntas continuam ecoando. Quem eram os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete? Por que três pescadores experientes abandonaram seu acampamento planejado para fugir a uma área isolada? E, mais importante, algum deles ainda estaria vivo em algum lugar?
O bilhete arrepiante encontrado na barraca abandonada lembra que a natureza brasileira, por mais bela que seja, pode esconder segredos sombrios e perigos que vão muito além do que podemos imaginar. E, às vezes, esses segredos são guardados para sempre.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward