POR DENTRO DA MANSÃO DE R$ 55 MILHÕES QUE GLÓRIA MENEZES ABANDONOU APÓS A MORTE DE TARCÍSIO MEIRA: O SILÊNCIO, OS LUSTRES DO SÉCULO XVIII E O SEGUNDO FINAL QUE A NOVELA NUNCA MOSTROU

A mansão de 850 metros quadrados no Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, nunca foi apenas uma casa. Para milhões de brasileiros, ela era o cenário eterno de Tide e Lalinha, o casal patriarcal de *Páginas da Vida*, a novela de Manoel Carlos que em 2006 colocou Tarcísio Meira e Glória Menezes novamente no centro da televisão. A fachada clássica, os jardins amplos e a área externa imponente apareceram nas telas. O interior, porém, era outro universo — um universo que, depois de 12 de agosto de 2021, dia em que Tarcísio Meira morreu de complicações da Covid-19, se transformou no lugar mais silencioso e pesado da vida de Glória Menezes.
Pouco mais de um ano depois da morte do ator, a propriedade foi colocada à venda e negociada por R$ 55 milhões. O IPTU sozinho chegava perto de R$ 16 mil. A descrição do anúncio da imobiliária Bossa Nova Sotheby’s ainda ecoa como um inventário de luxo e ausência: área social convidativa, living generoso, sala de jantar com pé-direito altíssimo e lustres do século XVIII, biblioteca, seis suítes, cozinha profissional, lavanderia, três dependências completas para funcionários e área de refeições para a equipe. Era o palácio de uma vida construída a dois. E, de repente, virou o cenário de um adeus.
Glória Menezes e Tarcísio Meira se casaram em 1962. Quase seis décadas juntos. Mais de 16 trabalhos em parceria na televisão. Uma das uniões mais longas e respeitadas da dramaturgia brasileira. A mansão no Jardim Botânico foi o cenário real dessa história. Lá eles receberam filhos, netos, amigos, celebraram Natal (sempre no dia 25, nunca na véspera — tradição da família Meira Menezes), riram, brigaram, envelheceram. Quando a câmera da Globo apontava para a fachada em *Páginas da Vida*, o público via ficção. Por dentro, a vida real era ainda mais intensa.
Depois da morte de Tarcísio, o espaço que antes era preenchido pela voz grave do ator, pelas conversas longas, pelos jantares, pelo simples fato de ele estar ali, se tornou um vazio físico e emocional. Fontes próximas à família contaram, na época, que Glória sentia o peso de cada cômodo. A sala de jantar com os lustres antigos, que antes iluminavam reuniões familiares, agora parecia excessivamente grande. A biblioteca, onde Tarcísio costumava ler, ficou intocada por meses. A piscina, que refletia o sol do Rio, refletia apenas a ausência.
Não foi uma decisão tomada de um dia para o outro. O luto de Glória foi público e privado ao mesmo tempo. Ela e o filho Tarcísio Filho chegaram a ficar hospitalizados com Covid-19 no mesmo período em que o ator piorava. A notícia da morte chegou enquanto a atriz ainda se recuperava. O choque foi profundo. Nos meses seguintes, a casa no Jardim Botânico se transformou em um lugar de memórias demais. Cada canto carregava uma história. Cada objeto parecia esperar alguém que não voltaria.
A decisão de vender veio como um ato de sobrevivência emocional. Manter a mansão significava manter o cenário do que se perdeu. Vender era abrir espaço para um novo capítulo — ainda que doloroso. Em setembro de 2022, a notícia da venda por R$ 55 milhões se espalhou. As fotos do interior, nunca mostradas na novela (porque as cenas internas de *Páginas da Vida* eram gravadas nos estúdios da Globo), circularam e impressionaram. O pé-direito alto, os lustres históricos, a integração entre área social e jardim, a sofisticação discreta de quem não precisava ostentar. Era luxo de verdade, construído ao longo de décadas de trabalho e amor.
Mas o valor de R$ 55 milhões não compra o silêncio que ficou. Nem apaga a imagem de Glória caminhando sozinha pelos corredores que antes dividia com o marido. Nem o momento em que a atriz, segundo relatos da época, olhou pela última vez para a fachada e sentiu que estava fechando um livro de quase 60 anos. A mansão foi embora. A saudade ficou.
Hoje, aos 91 anos, Glória Menezes vive de forma discreta. Longe das novelas desde *Totalmente Demais*, em 2015, ela se afastou gradualmente dos holofotes. Depois da morte de Tarcísio, aproximou-se ainda mais da família. Já foi fotografada em apartamento na Barra da Tijuca, celebrando Natal com filhos e netos. Já apareceu em público usando cadeira de rodas, acompanhada de Tarcísio Filho e da nora. Em entrevistas esparsas e depoimentos de familiares, o retrato é de uma mulher que sente a falta, mas que se deixa cuidar. “Meu filho mora aqui. Eu estava me sentindo muito sozinha lá”, teria dito em determinado momento, referindo-se à necessidade de estar perto dos seus.
A fazenda em Porto Feliz, São Paulo, que o casal também mantinha, continua sendo parte da herança afetiva. Mas a mansão do Jardim Botânico era diferente. Era a casa da cidade, a casa das novelas, a casa das noites longas, a casa onde a vida de casal se desenrolava entre gravações e intervalos. Abandoná-la não foi apenas uma transação imobiliária. Foi um rito de passagem.
O drama, no entanto, não termina na venda. Existe uma camada de ironia que o público nunca deixa de notar: a casa que representou, na ficção, a estabilidade de Tide e Lalinha, se tornou, na vida real, o símbolo da fragilidade de tudo. Em *Páginas da Vida*, a personagem de Glória morre cedo na trama. Tide fica viúvo e, aos poucos, tenta recomeçar. Na vida, o roteiro se inverteu. Tarcísio partiu primeiro. Glória ficou. E a mansão, que na novela era o centro da família, na realidade precisou ser deixada para trás para que a atriz pudesse respirar.
Detalhes que circulam entre quem acompanhou de perto reforçam o peso emocional da decisão. O anúncio de venda foi discreto, mas as fotos revelaram um interior preservado, como se a casa ainda esperasse os donos. Os lustres do século XVIII continuavam no lugar. A cozinha profissional seguia impecável. As seis suítes, prontas. Nada parecia abandonado no sentido físico. O abandono era outro: o de uma presença que não voltaria.
Glória Menezes nunca foi de grandes declarações públicas sobre o luto. Prefere a discrição. Mas a venda da mansão falou por ela. Foi o gesto mais concreto de que a vida precisava continuar em outro endereço, com outras paredes, com menos ecos do passado. A família apoiou. Os filhos entenderam. O mercado imobiliário do Rio absorveu a propriedade de alto padrão. E o público, como sempre, assistiu de longe, misturando curiosidade, empatia e aquela dose de drama que as histórias reais dos ídolos da TV costumam carregar.
O que resta hoje é a memória. A memória de um casal que viveu intensamente. A memória de uma casa que foi cenário de novela e de vida real. A memória de uma atriz que, depois de décadas ao lado do mesmo homem, teve que aprender a habitar o silêncio. E a memória de um valor — R$ 55 milhões — que, por mais alto que seja, nunca será suficiente para comprar de volta o que se perdeu dentro daqueles muros.
A mansão do Jardim Botânico seguiu o destino de tantas casas de famosos: mudou de mãos, ganhou novos moradores, talvez novas histórias. Mas para quem amou *Páginas da Vida*, para quem acompanhou a trajetória de Tarcísio e Glória, ela continua sendo o lugar onde Tide e Lalinha moraram, onde o casal real construiu uma vida e onde, no final, a solidão batteu mais forte que qualquer porta.
Glória Menezes, aos 91 anos, segue sua rotina longe dos holofotes, cercada pela família. A mansão ficou para trás. O amor, esse, não se vende. Nem se abandona. Ele apenas muda de endereço — e continua, em silêncio, dentro de quem ficou.